Através da inteligência artificial (IA), pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e do Massachusetts General Hospital (EUA) conseguiram desenvolver uma técnica que detecta o câncer de mama com até cinco anos de antecedência.
Para realizar esse estudo, os pesquisadores analisaram cerca de 90 mil mamografias de 60 mil pacientes que realizaram consultas no Massachusetts General Hospital, no período de 2009 a 2012.
Leia mais: 4 cursos para aprender Machine Learning de graça e sem sair de casa
Esse novo sistema conseguiu detectar padrões sutis e complexos demais para serem detectados pelo olho humano. O sistema de inteligência artificial conseguiu prever 31% dos casos de pacientes de alto risco. As técnicas tradicionais preveem apenas 18% dos casos.
Os pesquisadores estadunidenses ainda afirmaram que o novo método pode ajudar a identificar outros problemas de saúde, como, por exemplo, doenças cardiovasculares e outros tipos de câncer.
Fonte: Instituto de Tecnologia de Massachusetts
Participe das comunidades tecflow no Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter.
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.