A advogada Karla Capela Morais, da startup Koy, desenvolveu o sistema “Norma” para análises de processos jurídicos – FOTO: Priscilla Buhr/Divulgação |
O ranking “Women Leaders in AI (lideranças femininas em Inteligência Artificial) divulgado pela IBM, elegeu 35 mulheres de 12 países que se destacaram por seus projetos no campo da Tecnologia da Informação
A IBM anunciou nesta quarta-feira (6) em sua conferência Think Digital (pense digital), em Nova York, a lista Women Leaders in AI (lideranças femininas em Inteligência Artificial), reconhecendo mais de 35 mulheres de 12 países que estão usando a IA para impulsionar a inovação nas empresas. Entre as profissionais agraciadas está uma brasileira, a advogada pernambucana Karla Capela, CEO da Koy, startup de inteligência jurídica sediada no Recife.
Karla Capela e sua equipe desenvolveram um sistema, batizado de “Norma”, que unifica 200 procedimentos de Inteligência Artificial que lidam com a linguagem natural, dentro da plataforma Watson, da IBM, para ler, entender e interpretar processos jurídicos ajudando em suas conclusões e tomadas de providências.
“A Norma hoje é capaz de fazer em seis segundos o que um advogado leva uma hora e meia para fazer. Ela ainda é capaz de aprender a partir das relações de interpretação de vários processos. Aumentamos a performance financeira de alguns clientes em mais de 36%”, diz Karla Capela.
A executiva comentou que não se trata de um robô substituindo o trabalho humano, pelo contrário. “O uso desta tecnologia acabou criando uma nova função, dessa vez humana, a de curadoria jurídica, que é o profissional que “treina” a máquina para acumular conhecimentos a partir da análise de processos jurídicos variados”, afirmou Capela.
Este é o segundo ano do ranking IBM de liderança feminina em Inteligência Artificial. O objetivo deste reconhecimento, segundo Marcela Vairo, diretora de Data e AI da IBM para a América é não apenas celebrar as realizações das homenageadas, como também criar uma rede de networking para que elas aprendam umas com as outras e descubram abordagens para aplicar a IA para resolver desafios urgentes dos negócios.
“Promover as mulheres numa área tão importante, com tanto potencial, agora e no futuro, é plantar um futuro mais igualitário. Este é um movimento mundial, o de valorizar a diversidade na área de Tecnologia da Informação”, afirmou Marcela Vairo.
PESQUISA
A IBM também divulgou um estudo global com mais de 3.200 profissionais de IA, apontando que 85% dos profissionais de IA acreditam que o setor se tornou mais diversificado nos últimos anos; desses, 91% acham que essa mudança está tendo um impacto positivo. 74% dos profissionais de IA que acreditam que a diversidade não melhorou dizem que o setor deve se tornar mais diversificado para atingir seu potencial.
Apesar disso, o estudo revelou que as mulheres em IA em todo o mundo foram quase cinco vezes mais suscetíveis do que os homens ao dizer que seu avanço na carreira foi impactado negativamente por seu gênero.
As homenageadas na 2020 IBM Women Leaders em IA são:
1. Tiphanie Combre, Diretora Sênior, Serviço e Automação Assistida por IA, ADP (EUA)
2. Amy Shreve-McDonald, gerente principal de marketing de produtos para experiência digital de negócios da AT&T (EUA)
3. Mara Reiff, Vice-Presidente de Estratégia e Inteligência de Negócios, Bell Canada (Canadá)
4. Tammy Lucas, vice-presidente de marketing da Best Western Hotels & Resorts (EUA)
5. Sheila Ambruster, Gerente Sênior de Arquitetura Estratégica, The Boeing Company (EUA)
6. Claire Lucas, Chefe de Inteligência Artificial, Bouygues Telecom (França)
7. Rosa Martinez, Gerente de Projetos Cognitivos, CaixaBank (Espanha)
8. Michèle Brengou, Líder Empresarial de Fábrica Cognitiva, Crédit Mutuel (França)
9. Ashley Lawrence, Gerente de Projetos de Pesquisa e Inovação, Agência de Contra-Inteligência e Segurança da Defesa (EUA)
10. Maiga Bishop, diretora de inteligência de negócios e análises da Dillard’s (EUA)
11. Jo Ann Tan, Chefe de Infraestrutura, The Hartford (EUA)
12. Susanna Shen, Gerente Geral – TI Corporativa, Hong Kong e China Gas Company Ltd. (Hong Kong, China)
13. Yui Ozawa, Chefe, Equipe de Promoção da AI, its communications Inc (Japão)
14. Ryoko Miyashita, Gerente, Departamento de Atendimento ao Cliente, Seção de Atendimento ao Cliente, JACCS Co., Ltd. (Japão)
15. Momo Tokumon, Gerente Assistente, Vendas pela Web, Japan Airlines (Japão)
16. Karla Capela Morais, CEO e Fundadora, KOY – Law Intelligence (Brasil)
17. Marisa Ferrara Boston, arquiteta líder de automação e IA, Audit Technology, KPMG LLP (EUA)
18. Junko Kato, gerente do escritório de administração de atendimento ao cliente da Meiji Yasuda Life Insurance Co. (Japão)
19. Donna Dodson, Conselheira Chefe de Segurança Cibernética, NIST: Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (EUA)
20. Kristen Bennie, chefe de experiência aberta, NatWest Group (Reino Unido)
21. Lisa Bouari, Diretora Executiva, OutThought AI Assistants (Austrália)
22. Melissa Molstad, diretora de plataformas comuns, estratégia de dados e relações com fornecedores, PayPal (EUA)
23. Linda Maruta, chefe de produto, Pulsar (Reino Unido)
24. Izumi Hatta, Gerente, Grupo de habilidades e diálogo de IA, Rakuten, Inc. (Japão)
25. Amala Duggirala, Diretora de Operações e Tecnologia da Empresa, Regions Bank (EUA)
26. Carol Chen, Vice-Presidente de Marketing Global, Comércio Global, Royal Dutch Shell (Holanda)
27. Monica Pedraza Garcia, Diretora de Operações, Santander (Espanha)
28. Sabine Rinser-Willuhn, gerente de RH Systems, Siemens AG (Alemanha)
29. Aarthi Fernandez, Chefe Global de Produto de Operações de Comércio, Standard Chartered Bank (Singapore)
30. Jenni Barnett, diretora executiva da Digital Telstra (Austrália)
31. Nicole Hein, proprietária técnica do produto, Telstra (Austrália)
32. Lee-Lim Sok Keow, vice-diretora, Temasek Polytechnic (Singapore)33. Paola Molino, chefe de programas de transformação, Vodafone (Itália)
34. Atsuko Shinozuka, Gerente, 3D Smart & Try e Estratégia Omni-Channel, Wacoal Corp. (Japão)
35. Piera Valeria Cordaro, Gerente de Inovação em Operações Comerciais, Wind Tre S.p.A. (Itália)
https://tecflow.com.br/feed
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.