Uma das maiores preocupações da atualidade é saber como as empresas poderão se adaptar ao “novo normal” pós-coronavírus. Muitas delas conseguiram aderir ao trabalho remoto e continuam suas atividades, mas em alguns casos, sozinho, o regime de home office pode não funcionar. Serviços de entrega, transporte e logística são exemplos claros de atividades que não podem ser realizadas a distância.
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E para lidar com a situação, algumas empresas têm desenvolvido soluções que tentam evitar ao máximo, o contato entre as pessoas. É o caso da Trackage – startup de soluções logísticas – que utiliza tecnologia e, inclusive, IoT – Internet das coisas – para otimizar alguns processos que antes só eram feitos com contato físico.
Por meio de uma plataforma completamente online e aplicativos móveis, os responsáveis pela logística de uma companhia conseguem gerir todo o processo sem se encontrar com o motorista que fez o carregamento ou descarregamento. Todo o fluxo da logística é controlado pela plataforma Maestro, da Trackage, que monitora a rota do motorista, sua posição no centro de distribuição e, ainda, programa a entrega nas docas quando estiverem disponíveis.
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Com o Maestro, o motorista faz um check-in pelo sistema avisando sua chegada na portaria. Suas informações de identificação aparecem na tela de controle, além das documentações do pedido, que podem ser conferidas previamente. Depois da conferência e liberação do motorista, ele recebe um aviso de direcionamento especificamente para a doca disponível, assim como todas as instruções para entrega da carga ou mercadoria.
Se o contato com o motorista for perdido durante o processo, a plataforma consegue também mostrar em tempo real a sua localização dentro do centro de distribuição. Além disso, pela torre de controle do Maestro é possível acompanhar em tempo real, a localização de todos os motoristas ativos e seus respectivos status.
Para o CEO da startup, este tipo de tecnologia aplicada em serviços é uma necessidade evidente para o setor.
“As empresas têm uma necessidade latente de reduzir custos e prejuízos, otimizando seus processos logísticos com a utilização da tecnologia e dispositivos IoT, possibilitando uma visão e gestão estratégica de toda operação, com inteligência de dados e indicadores que possibilitem melhores tomadas de decisão”
explica Victor Hugo Moreira, CEO da Trackage.
Hoje, a Trackage também possui outros produtos em seu portfólio que utilizam IoT. A startup já atendeu grandes clientes, como Latam Airlines, Avianca, Azul, Embraer, Coca-Cola e Mercedes-Benz e atualmente trabalha com outras grandes companhias,como DHL, 3M, Whirlpool, Unilever, FCA, Renault, L’Oréal, Eurofarma, Sanofi, Techint e Tora.
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Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.