Ao ver o faturamento chegar a zero no início da pandemia causada pelo COVID-19, a empresa de escape room BH Escape se reinventou durante a crise e lançou o Live Escape.
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Com as três salas fechadas, a empresa foi a primeira a aderir às salas virtuais no Brasil. Além de abranger público de todo o país, as salas que possuem comunicação em outros idiomas, ganhou novos adeptos e hoje 85% dos clientes são de outros países.
O que são os escape rooms?
Os escape rooms são salas imersivas em que os participantes precisam desvendar enigmas e descobrir pistas para sair da sala, no menor tempo possível, dentro de 60 minutos.
Para explicar o interesse internacional, Pedro Alvim, Co-founder da BH Escape, explica que os brasileiros ainda preferem ter a experiência presencial à virtual.
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“Vendemos os jogos para países da Ásia, América do Norte e Europa, e a ideia foi muito bem aceita por lá. Por eles terem começado a quarentena antes de nós, o interesse foi mais rápido, eles já estavam exaustos de passar tanto tempo dentro de casa e se adequaram bem a dinâmica online”.
No mundo corporativo também cresceu muito a procura dos jogos online. Empresas de Recursos Humanos encontraram no escape online uma forma de envolver seus colaboradores durante a pandemia, visto que muitos deles continuam ativos em suas funções, porém home office.
As atividades lúdicas e criativas, além de reforçarem os aspectos positivos e fomentarem a colaboração e cooperação de forma intensa, se tornou um momento de lazer para os funcionários, substituindo o famoso happy hour.
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“Essa tendência deve crescer ainda mais, já que as pessoas estão procurando novas formas de entretenimento, dentro de casa”
afirma Pedro.
A primeira sala a funcionar de forma online foi o “Mistério de Santos Dumont”. Nesta sala, os participantes são transportados para o ano de 1932, para a casa do inventor Alberto Santos Dumont, onde a tarefa é recuperar uma invenção que poderia mudar o mundo, mas ficou guardada em segredo, pois Santos Dumont tinha medo de cair em mãos erradas.
Após o “Mistério de Santos Dumont”, as salas “A taça do mundo é nosso” e “Operação FBHI”, também ganharam vida no online.
Além da adaptação nas salas, a empresa também precisou alterar o horário dos jogos. As salas começam ao meio dia e terminam meia noite.
Através da chamada de vídeo, os jogadores “controlam” as câmeras pelo mestre do jogo. Além disso, existe um programa disponível para que recebam as dicas, assim que forem descobrindo os enigmas. A emoção do jogo e a correria para sair da sala, são as mesmas.
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Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.