O que o PIX vai mudar em na vidas das pessoas?

O PIX, solução do Banco Central do Brasil (Bacen) que permitirá que as pessoas realizem transferências financeiras e pagamentos no geral em até dez segundos, 24 horas por dia, 7 dias da semana e 365 dias por ano, começará a funcionar efetivamente em outubro. A tecnologia, além de sinalizar o fim do TED e do DOC no país, deve reduzir significativamente os custos das operações, tornando os processos menos burocráticos e abrindo um leque de possibilidades para o varejo e os consumidores.

Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!

Segundo Ralf Germer, CEO e cofundador da PagBrasil, a iniciativa vem para trazer praticidade para os cidadãos que buscam maior agilidade.

“Hoje, transferências entre contas de um mesmo banco já são instantâneas e podem ser feitas a qualquer momento, o que não acontece se as instituições são diferentes. Com o PIX, pagadores e recebedores poderão movimentar seu dinheiro online imediatamente para toda e qualquer entidade, empresa e pessoa física, acelerando o fluxo de dinheiro na economia”

explica.

Siga o tecflow no Google News e veja matérias como esta!

Em outras palavras, usuários de contas digitais e de contas bancárias poderão fazer transações monetárias entre si sem interrupção, algo inimaginável já que atualmente tudo é processado pela Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP). A chegada do PIX também vai permitir a inclusão das fintechs e das empresas que de alguma forma atuam no setor financeiro, democratizando o acesso e trazendo inovação.

“As atualizações do Banco Central são necessárias para levar o ecossistema bancário brasileiro a um novo patamar de inovação e equipará-lo aos mercados mundiais mais avançados. O PIX estará disponível para todos os players do setor e irá aumentar a inclusão financeira no país, permitindo que os mais de 45 milhões de desbancarizados também se beneficiem com o sistema”

conta Germer.

Siga o tecflow no Google PodcastSpotify Podcast Apple Podcasts para ouvir nosso conteúdo em áudio

Outra grande vantagem do PIX é o custo no longo prazo. De acordo com uma tabela de pagamentos divulgada pelo próprio Banco Central, dez transações custarão um centavo. O método também será mais flexível, já que pedirá somente dados como o telefone, e-mail, CPF ou CNPJ do destinatário ou a leitura de QR Codes pelos smartphones. A solução dos pagamentos instantâneos vai trazer mais disruptividade e dinamismo para mercado financeiro, tornando um ambiente de mais concorrência e inovação.

Deixe seu comentário e faça como os mais de 1.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!

Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!