Setor de saúde é um dos mais sensíveis à LGPD

Startup cria ferramenta para adequação à Lei Geral de Proteção de Dados

Desde o último dia 18 (de setembro) toda e qualquer empresa que trabalhe com dados pessoais de clientes e usuários passou a ter que se adaptar à Lei Geral de Proteção de Dados- LGPD que visa garantir a privacidade do cidadão. O setor de saúde, que trabalha com grandes volumes dessas informações, já começa a se adequar às novas regras. 

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O mau uso dos dados, não adequação aos parâmetros da lei ou possíveis incidentes e vazamentos podem ser penalizados. As multas previstas para o descumprimento variam de 2% do faturamento bruto até R$ 50 milhões (por infração). Por conta disso, o mercado já começa a se movimentar. Uma startup de Porto Alegre, a Privacy Tools, desenvolveu uma plataforma que vem sendo utilizada para realizar o mapeamento e fluxos de dados pessoais, gerenciamento do consentimento de pacientes, atendimento aos titulares, gestão de cookies e políticas de privacidade.

Curso de LGPDLei Geral de Proteção de Dados na prática

Um dos principais clientes é a Rede D’Or, rede de hospitais que conta com mais de 50 hospitais e 40 clinicas oncológicas em todo o Brasil. Com mais de 87 mil médicos, 51 mil colaboradores e com mais de 4 milhões de atendimentos de emergência anualmente o grupo hospitalar é referência no diagnóstico e tratamento do câncer na América Latina. Assim como todas as empresas que tratam grandes volumes de dados pessoais, a Rede D’Or tratou logo de buscar adequação em seus processos para garantir a privacidade dos pacientes, familiares e colaboradores.

“É possível uma empresa iniciar e já ter resultados em poucos dias, mas é muito importante que a LGPD seja vista como um ativo para a organização pois todos os processos que envolvam tratamento de dados pessoais precisam ser revisitados. A nossa ferramenta é essencial para as empresas, mas ela sozinha não vai tornar a empresa adequada, é necessário envolvimento e dedicação de todos os times nessa jornada pela privacidade”

diz a CEO da Privacy Tools, Aline Deparis.

Para Ariel Dascal, CDO – Chief Digital Officer da Rede D’OR, “O projeto foi implantado de forma rápida eficaz pelo time de tecnologia e jurídico do grupo com apoio do suporte técnico especializado da Privacy Tools e, em pouco tempo, os principais módulos estavam disponíveis e em execução na empresa.” conta .

Confira: os 10 Mandamentos da LGPD

A PrivacyTools faz parte do Grupo MVN, que hoje abriga também a Maven Inventing Solutions, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A startup visa transformar a forma como as empresas protegem e gerenciam a privacidade dos dados pessoais e conta com clientes incluindo o Grupo E-sales, CRM Piperun, Grupo RBS, Banco RCI, Senff, entre outros de diversas áreas. A empresa é gerida pela CEO Aline Deparis, o CTO Marison Souza e acelerada pela OBr.global, em nome de Robert Janssen.

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Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

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