O Google tem tentado, cada vez mais, proporcionar outras experiências aos usuários de seus serviços. Desta vez, a empresa anunciou que a Google Assistente poderá ser configurada para ajudar as pessoas a lembrar de executar não apenas as tarefas já planejadas e agendadas, mas também as pouco lembradas, como caminhar, beber água, fazer pausas e exercícios ao longo do dia.
Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
Disponível apenas em inglês por enquanto, o recurso foi intitulado como Routines (rotinas, em tradução direta) e será incorporado juntamente com a funcionalidade do Bem-Estar, inserido no aplicativo Google Home, que já disponibiliza recursos de comandos, mesmo que à distância, sobre luminosidade de telas, volume de músicas e vídeos em andamento, total de streams em andamento e status das luzes em casa. O aplicativo pode ser usado por dispositivos com diferentes sistemas operacionais, como Android e iOS.
Google Office – Básico ao Avançado
As opções podem, ainda, ser personalizadas pelo software de acordo com a rotina mantida pelo dono do smartphone. No anúncio, o Google citou como exemplo um caso hipotético de um usuário que acorda pela manhã e, por volta das 10h, recebe um lembrete para levantar e “ficar em pé e se alongar”. Em seguida, ele alerta a pessoa de dar uma pausa às 14h e beber água às 15h. Antes do término do expediente, a Assistente avisa que já é o momento de começar a encerrar as demandas para voltar para casa.
Incentivo aos exercícios
Essa atualização não diz respeito apenas às atividades físicas e aborda todas as áreas da vida de quem o utiliza. Contudo, a empresa já possui uma alternativa específica neste meio: o Google Fit. O aplicativo inclui um personal trainer virtual, formulado em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e com a Associação Americana do Coração (AHA), que delimitaram as metas de atividade baseadas em minutos de movimentos e pontos cardíacos.
Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo em áudio
Tecnologia no dia a dia
Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes na vida dos cidadãos. A Inteligência Artificial, por exemplo, já faz parte da rotina de milhões de pessoas, mesmo que ainda de modo pouco conhecido. Seja promovendo limpeza, comunicação, saúde, esporte e outras funcionalidades, a tecnologia foi inserida em processos comuns do dia a dia, e o mercado tende a crescer. Por conta disso, as áreas de TI – como análise de desenvolvimento de sistemas – recebem maiores índices de procura a cada ano, tanto de estudantes que pretendem entrar na carreira, como de empresas que gostariam de incorporar esses setores de forma corporativa.
Deixe seu comentário e faça como os mais de 1.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.