*Por Regiane Rocha, Gerente Comercial da Printi
O Brasil vem tendo uma crescente no número de microempreendedores. Esse aumento se dá pela crise em que vivemos, agravada pela pandemia da Covid-19. Uma das formas de mensurar esse crescimento é observar o número de MEI (Microempreendedor Individual). Entre março e julho deste ano, 600 mil novos trabalhadores se tornaram MEI, um crescimento de 20% se comparado com o mesmo período de 2019.
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Muitas pessoas têm empreendido e começado seu pequeno negócio, como uma forma de escapar do desemprego, complementar a renda ou até mesmo por já ter uma vontade de ter seu próprio negócio. Aqui na Printi, observamos um crescimento da presença de micro e pequenos empreendedores buscando por nossos produtos para profissionalizar seus negócios.
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Agora em novembro, essas pequenas lojas passam por uma prova de fogo – a Black Friday. De acordo com um estudo do Google, realizado pela Provokers, 40% dos consumidores pretendem fazer compras apenas pelos canais digitais, um aumento de 7% em relação a 2019. Além disso, 82% dos consumidores afirmaram pesquisar os preços na internet antes de comprar e 62% apontaram que pretendem fazer esta busca com um mês (ou mais) de antecedência.
A data exige uma grande preparação das lojas, independente do porte, todas precisam considerar uma série de questões para não fazer feio durante toda a experiência dos clientes. Compartilho aqui algumas dicas que podem ser valiosas para quem está prestes a passar por sua primeira Black Friday.
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1. Aprenda com os erros
Mesmo que essa seja sua primeira Black Friday, você pode aprender com a experiência de outros que tenham passado por uma situação parecida com a sua. Por isso, busque informações, dicas e histórias.
2. Atenção aos detalhes
Cada detalhe importa e muito! Faça uma análise de todo o processo da sua loja, reveja com atenção todas as etapas, por menor que sejam. Como durante a data o volume de procura e venda aumenta, qualquer gargalo pode criar um efeito bola de neve e prejudicar a experiência de seus clientes, gerando uma imagem negativa da sua marca.
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3. Seu estoque está preparado?
Invista no seu estoque, aumente um pouco pensando em uma alta demanda por seus produtos. Nesse caso, é importante saber os itens que mais saem e aqueles que você pretende deixar em promoção. Com isso em mente, terá uma direção melhor sobre em quais produtos investir mais em estoque.
4. A entrega e a expectativa do consumidor
Essa é uma parte crucial da experiência de compra e é aqui que a expectativa do cliente fica alta. Por isso, cheque como seus parceiros logísticos estão se preparando, a entrega é primordial para a experiência e satisfação dos consumidores. Veja como foi a atuação deles nos anos anteriores, se houveram atrasos e o número de reclamações. Ter um parceiro com bom desempenho e que suporte a alta demanda da data, ajudará sua marca a se destacar e entregar uma experiência de qualidade para seus clientes. Além disso, mantenha o consumidor sempre atualizado durante todo o processo, é muito importante que ele saiba em qual etapa a entrega está.
5. Surpreenda seu cliente
Invista em embalagens de qualidade, tags, adesivos criativos, cartões fidelidade e até mesmo em escrever um agradecimento personalizado. Esses itens ajudam a valorizar mais seu produto e sua marca, além de surpreender o cliente e deixar a experiência dele mais positiva.
6. Aquele toque final
Venda entregue e pedido finalizado, acabou a jornada do cliente, certo? Errado! Venda e entrega são apenas partes do processo, a jornada vai desde a pesquisa até o pós-venda – que tem ganhado cada vez mais importância na relação entre marcas e consumidores. Seu cliente recebeu o produto? Cheque se está tudo em ordem, se o item e serviço estavam de acordo com suas expectativas e em caso negativo, seja rápido para contornar a situação.
A Black Friday é uma oportunidade de alavancar seu negócio e aumentar os lucros. Por isso, tenha atenção e se dedique para preparar sua empresa. Foque no sucesso do cliente pois, se eles tiverem uma boa jornada e experiência, sua marca terá êxito.
*Por Regiane Rocha, Gerente Comercial da Printi
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Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.