Por que investir em armazenamento em nuvem?

O armazenamento em nuvem (ou cloud computing, em inglês) é uma tecnologia avançada que chegou no mercado para revolucionar a maneira de guardar dados.

O armazenamento em nuvem (ou cloud computing, em inglês) é uma tecnologia avançada que chegou no mercado para revolucionar a maneira de guardar dados. Isso por que com esse novo método, tal tarefa pode ser feita de um jeito mais fácil e prático.

Participe do nosso grupo no Telegram ou  Whatsapp!

Criada há muitos anos, foi somente a partir de 2006 que esse tipo de armazenamento começou a se popularizar nas empresas. Antes disso, os dados eram guardados em hardwares, como os HDs. 

Hoje em dia, a tecnologia é tão acessível que não somente empresas utilizam, até mesmo as pessoas usam esse sistema em seus aparelhos celulares para armazenar as suas fotos e informações pessoais.

Como era antes?

Pode parecer algo novo, mas o conceito de armazenagem de dados é antigo. A primeira memória de armazenamento usada pela tecnologia foi criada em 1725, e consistia em um cartão perfurado, do qual os dados eram lidos por meio da presença de furos ou não furos.

Mais tarde, em 1947, foi criado o tubo de Williams, que era conectado no computador. Este é um dos precursores dos dispositivos de armazenamentos usados atualmente. 

Em seguida, no ano de 1963 surge o disquete, com uma capacidade de 5.76MB.

Nos anos 2000, surgem os famosos cartões de memória e pen drives, que possibilitam o armazenamento de fotos, vídeos e documentos. 

Siga nosso stories no Instagram é receba em primeira mão matérias sobre Transformação Digital

Sendo assim, durante muito tempo, a sociedade utilizou para guardar os seus dados pen drives, cartões de memória e HDs. Empresas de análise química usavam esse dispositivos para guardar os dados das experiências. 

Até que, então, surgiu um sistema mais moderno e eficiente para que os dados sejam salvos: o armazenamento em nuvem. 

Como funciona o cloud computing?

O armazenamento em nuvem surge como uma nova tecnologia que permite que as pessoas não precisem mais de um dispositivo físico para guardar os seus dados. 

Se antes empresas precisavam investir em HDs externos e as pessoas em pen drives, agora não é mais necessário.

Isso porque o novo jeito de guardar dados permite que as pessoas o armazenem na nuvem, isso quer dizer que os dados ficam guardados em algum servidor online e podem ser acessados a partir de qualquer dispositivo, como o notebook ou até mesmo um smartphone.

É como se cada usuário tivesse comprado um espaço do servidor da internet para si e usasse para manter as informações seguras. 

Siga o tecflow no Google News e veja artigos como este! 

O grande diferencial desse sistema é que não é mais preciso de um hardware para isso, afinal, antes as pessoas corriam o risco de perder seu cartão de memória ou pen drive ou até mesmo de que o aparelho se corrompesse e apagasse todos os arquivos.

Assim, com o armazenamento em nuvem isso não é um problema, além de que não é preciso que o responsável pelos dados de uma academia de pilates solo fique carregando o dispositivo consigo para ter as informações, basta ter acesso à internet para isso.  

Quais as vantagens de usar armazenamento em nuvem?

Esse novo sistema promete melhorar a maneira como os dados são armazenados, uma vez que ele possui características como:

  • São mais rápidos; 
  • São bastante seguros;
  • São práticos; 
  • Não há necessidade de carregar dispositivos.

Como já dito, para passar os dados para a nuvem é muito fácil, já que só de estar conectado na internet você já consegue realizar a tarefa. Além disso, o sistema é seguro porque o acesso é permitido somente a quem possui as informações de login e senha. 

Além disso também é prático, não requer dispositivos físicos e o procedimento para armazenar é feito de uma forma muito simples. 

Sendo assim, uma empresa de bolo de aniversário feminino pode guardar todas as suas inspirações na nuvem, que não vai ter problema. 

Nesse sentido, além dos benefícios citados acima, o sistema também oferece outras vantagens como:

1. Menos custos 

No sistema antigo de armazenamento, era preciso comprar os dispositivos em que os dados iam ser guardados, e quanto mais memória fosse precisar, mais caro era o dispositivo. 

Com o armazenamento em nuvem, há serviços gratuitos disponíveis no mercado.

Sendo assim, usando esse sistema, pequenas empresas podem economizar nos seus gastos, porém, dependendo de quanto espaço de memória é preciso, alguns servidores cobram um valor pela compra, mas mesmo assim não é tão caro. 

Logo, uma fabricante de impressora de carteirinhas pvc pode diminuir os valores que são gastos com dispositivos físicos de memória para adquirir um sistema mais moderno e que cobra menos.

Siga o tecflow no Google PodcastSpotify Podcast e Apple Podcasts para ouvir nosso conteúdo em áudio

2. Colaboração

Muitas empresas desenvolvem projetos de formas colaborativas, onde várias pessoas precisam ter acesso aos dados. Há um tempo atrás, a mídia onde estavam essas informações eram passadas de mão em mão para cada pessoas que precisava.

Com os dados na nuvem, todos podem acessar de forma instantânea de onde estiverem, além de que os arquivos podem ser atualizados a todo momento, as pessoas terão acesso às informações atualizadas. 

Desse modo, uma nutricionista que desenvolve dieta semanal para emagrecer pode utilizar esse sistema para atualizar com frequência a dieta de um paciente, que sempre vai ter acesso à um plano atualizado. 

3. Fácil instalação e mobilidade

Se antes era difícil configurar os HDs, agora com a computação em nuvem é possível fazer a instalação de um jeito fácil. Em suma, as pessoas conseguem se conectar na nuvem por uma página da internet, mas já existem outras maneiras fáceis de ter acesso. 

Estamos falando dos aplicativos, principalmente para serem usados nos celulares. A instalação deles é feita de um jeito muito fácil e para aqueles que têm aparelhos mais modernos, os apps já vem instalados. 

Sendo assim, quem trabalha com produção musical gospel pode ter acesso aos arquivos que precisa de forma fácil pelo próprio smartphone, sem precisar de um computador, o que deixa o serviço muito mais prático. 

Logo, com o armazenamento em nuvem, os seus dados vão estar sempre com você.

Para empresas, vai ser possível acessar os dados de qualquer lugar a qualquer hora do dia, sendo necessário apenas uma conexão com a internet. Sendo assim, a mobilidade é muito maior e facilita o dia a dia de uma empresa.

Dessa forma, quem trabalha com manutenção de autoclave hospitalar pode garantir mais mobilidade para o seu trabalho se aderir a esse novo sistema, os funcionários podem ter acesso aos dados a qualquer hora. 

Essa, inclusive, é uma boa vantagem para quem desenvolve suas atividades em formato home office, afinal, imagina que complicado seria para uma empresa ter que fornecer as informações para o funcionário em mídias físicas. 

A dinâmica seria um tanto difícil de funcionar, e por isso, com o armazenamento online, esse tipo de atividade fica mais acessível tanto para o empregador, como para o trabalhador.

Afinal, esse tipo de armazenamento é seguro?

Guardar dados na nuvem pode deixar algumas pessoas apreensivas sobre a proteção que esse sistema oferece, isso porque com o sistema sendo online, acredita-se que qualquer pessoa pode invadir, como no caso dos hackers

Porém, se engana quem pensa que esse formato não tem segurança. Para entender, você deve ter conhecimento de que nem todos os dados guardados em servidores online do negócio podem ser visualizadas por todos os colaboradores.

Isso porque existe uma forma do administrador da nuvem limitar os arquivos que os funcionários veem. Assim, as informações confidenciais podem ser liberadas somente para aqueles que são autorizados. 

Além disso, o servidor que é usado para a memória se compromete com a segurança dos dados, o que quer dizer que ele não vai revelar a localização dos dados. 

Para manter a segurança, os dados passam por criptografia, que é um sistema que garante que a informação seja disponibilizada de forma legível somente para aqueles que estão autorizados.

Além disso, as probabilidades de se perder um dado na nuvem são mínimas, mas caso isso aconteça, o método fornece a opção de realizar um backup e recuperar as informações perdidas. 

Por fim, o armazenamento em nuvem é um serviço sem tempo para acabar, uma vez que os seus dados não tem data de validade para ficarem lá. Se o servidor encerrar as suas atividades você pode exportar os seus dados para outro servidor. 

Sendo assim, uma empresa de som para festa completo pode confiar na segurança dos seus dados sendo armazenados na nuvem e desfrutar de todos os benefícios que isso traz, sem preocupações.

Para concluir, esse novo jeito de armazenamento é criado como um avanço da tecnologia para facilitar a vida da sociedade. 

O cloud computing é um sistema eficiente tanto para as pessoas guardarem coisas simples como fotos, até para empresas que precisam guardar documentos importantes. 

Portanto, ele surge como forma segura de fazer o armazenamento, sendo prático, tendo baixo custo e acessível para as pessoas. O velho jeito de memória não vai sumir, mas tende a ser menos utilizada com a realidade do armazenamento em nuvem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 Deixe seu comentário e faça como os mais de 2.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!

Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!