
Hoje, a IBM Security lançou um novo serviço que permite às empresas experimentar a criptografia totalmente homomórfica (FHE – fully homomorphic encryption), uma tecnologia emergente que possibilita que os dados permaneçam criptografados mesmo enquanto estão sendo processados ou analisados na nuvem ou em ambientes de terceiros.
Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
Os novos serviços de criptografia homomórfica de IBM Security (IBM Security Homomorphic Encryption Services) fornecem às organizações educação, suporte especializado e um ambiente de teste para os clientes desenvolverem protótipos de aplicativos que podem aproveitar a FHE.
Com o crescimento da nuvem híbrida, os dados confidenciais serão ainda mais amplamente armazenados, compartilhados e analisados entre plataformas e diferentes partes, expondo-os a diversos controles e riscos de segurança.
Siga nosso stories no Instagram é receba em primeira mão matérias sobre Transformação Digital
Embora as técnicas atuais de criptografia tornem possível proteger os dados durante o armazenamento e durante o trânsito, é necessário descriptografar os dados quando estiverem sendo processados ou analisados, o que cria uma janela de oportunidade em que as informações estão mais vulneráveis ao roubo ou exposição.
A FHE é uma tecnologia emergente de criptografia avançada que permite que os dados sejam mantidos criptografados mesmo enquanto estão sendo processados, fechando esta lacuna crítica nas soluções de criptografia usadas atualmente.
“A criptografia totalmente homomórfica tem um potencial enorme para o futuro da privacidade e da computação em nuvem, mas as empresas devem começar a aprender e experimentar a FHE para poderem aproveitar ao máximo o que essa tecnologia tem a oferecer”, disse Sridhar Muppidi, Chief Technology Officer de IBM Security.
Com as bases e as ferramentas desenvolvidas pela IBM Research e IBM Z, os novos serviços de criptografia homomórfica de IBM Security fornecem um ambiente de hospedagem escalável em IBM Cloud, junto com serviços gerenciados e de consultoria, para ajudar os clientes a começar a aprender e criar protótipos de soluções que podem se beneficiar da FHE.

Conforme a tecnologia FHE avança, essas soluções podem permitir que as empresas apliquem funções como pesquisa, analytics e inteligência artificial aos seus dados confidenciais em um ambiente, sem revelar esses dados ao serviço subjacente, ajudando a manter os controles de privacidade e conformidade existentes, como parte de uma estratégia de segurança de “zero trust”. Além disso, a FHE é baseada na criptografia de rede (lattice cryptography), que é considerada “segura para computação quântica” ou resistente à quebra por velocidades futuras da computação quântica.
Solução da IBM preenche a lacuna entre a pesquisa e a adoção antecipada
Os algoritmos por trás da FHE foram desenvolvidos pela IBM e pela comunidade de pesquisa em geral por mais de uma década, mas seus cálculos eram originalmente muito lentos para o uso diário – levava dias ou semanas para realizar cálculos que sem criptografia são feitos em segundos.
Siga o tecflow no Google News e veja artigos como este!
Com o crescimento exponencial do poder de computação da indústria e o avanço dos algoritmos que sustentam a tecnologia FHE, os testes mostraram que a FHE agora pode ser executada em segundos por bit, tornando-a rápida o suficiente para muitos casos de uso no mundo real e para os testes iniciais com empresas.

O Gartner estima que até 2025, pelo menos 20% das empresas terão um orçamento para projetos que incluem criptografia totalmente homomórfica (FHE), em comparação a menos de 1% hoje.
No início deste ano, a IBM lançou ferramentas e materiais educacionais para desenvolvedores e tem trabalhado com clientes selecionados nos primeiros programas piloto para FHE. IBM Security agora está dando o próximo passo crítico para levar a FHE a um público mais amplo, lançando uma oferta inédita de serviço para ajudar as empresas a começarem a usar criptografia totalmente homomórfica.
Já disponíveis, os novos IBM Security Homomorphic Encryption Services foram desenvolvidos para ajudar a educar e preparar os clientes para criar e implementar aplicativos habilitados para FHE quando a tecnologia já estiver madura em um futuro próximo.
Deixe seu comentário e faça como os mais de 2.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.