Os robôs de telepresença estão cada vez mais fazendo parte da rotina das pessoas, indústrias, empresas e, principalmente, na área da saúde. Essa tecnologia permite que, mesmo à distância, seja possível participar de reuniões, ministrar palestras ou cursos, monitorar pacientes em hospitais e até fazer parte do convívio familiar remotamente.
Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
O robô Temi, que acaba de ser trazido ao Brasil pela empresa catarinense Wishbox Technologies, apresenta tecnologias de inteligência artificial, ampliando ainda mais as funcionalidades e recursos a serem explorados para facilitar tarefas do dia a dia.
Sucesso no exterior, o Temi é um robô que funciona como assistente pessoal. Ele é capaz de reconhecer rostos, agir de forma independente, seguir uma pessoa e executar funções apenas por comando de voz. Além disso, é o primeiro robô da categoria de telepresença que interage com humanos.
“O robô Temi teve grande aceitação no mercado internacional e já tem casos de uso em países como Estados Unidos, China e Israel. Um dos motivos que nos levou a trazer este robô ao Brasil é que ele apresenta muitas funcionalidades, é um assistente pessoal e tem interação com acessórios externos. Dentro da categoria de telepresença é o que conta com mais inteligência artificial”, explica o diretor da Wishbox, Tiago Marin.
Siga nosso stories no Instagram é receba em primeira mão matérias sobre Transformação Digital
O robô Temi é de Israel e foi lançado em 2018. No Brasil, a Wishbox, que é revendedora exclusiva da marca no país, já trabalha com a pré-venda do robô, que custa em torno de R$ 50 mil.
Conheça mais sobre o robô Temi
O robô Temi funciona com o sistema operacional TEMI OS, com conexão Wi-Fi e Bluetooth. Com isso, o usuário consegue conversar com o robô e solicitar que ele execute tarefas como pesquisas na internet, procurar vídeos no YouTube, tocar músicas e fazer videoconferências. A tela é de LCD HD de 10.1 polegadas e inclinada, ou seja, o robô consegue mover a tela para cima e para baixo.
Também há três câmeras de alta resolução autofoco e wide de 13MP e câmera de profundidade com alcance de até cinco metros. São quatro microfones com localização em tempo real com redução de ruído no ambiente.
O robô possui um metro de altura e pesa 12 kg. Ele conta ainda com uma bandeja acoplada que pode carregar objetos de até 3 kg. A bandeja contém um carregador sem fio para celular. Já a bateria do Temi dura até oito horas.
Siga o tecflow no Google News e veja artigos como este!
Ele também é capaz de interagir com acessórios externos, como medidor de temperatura, batimentos cardíacos e pressão, muito usado em hospitais, balança, entre outros, e possui o SDK aberto para aplicativos terceiros.
O Temi também conta com um sistema de navegação com mapeamento em 3D e sensores de detecção de rastreamento de usuário, prevenção de obstáculos e planejamento de trajetória. Com isso, ele consegue seguir uma pessoa e andar até um metro por segundo. Possui pneus personalizados para melhor aderência, estabilidade e gerenciamento de vibrações.
Deixe seu comentário e faça como os mais de 2.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.
1 comentário em “Chega ao Brasil o primeiro robô de telepresença que interage com humanos”
inovação sensacional para aproximar pessoal e facilitar a comunicação, em outro nível!!!