Compras pelo WhatsApp se tornam tendência para 2021

CEO da Octadesk listou dicas de como melhorar o desempenho de sua loja através do Whatsapp
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CEO da Octadesk listou dicas de como melhorar o desempenho de sua loja através do Whatsapp

As transformações no mercado de vendas digitais durante a pandemia fizeram com que muitos negócios se reinventassem para prestar serviço de atendimento aos clientes à distância.

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O uso do WhatsApp foi uma destas alternativas escolhidas e, como canal de vendas, cresceu 84,7% no Brasil, de acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (Abevd). Somente na última Black Friday, o atendimento via aplicativo chegou a 46%, quase o dobro em comparação com 2019, que ficou na casa de 24%, segundo dados registrados pela Octadesk em 2020.

Com o expressivo número de usuários cadastrados no aplicativo, algumas empresas começaram a aprender a vender pelo canal digital que deve ganhar ainda mais força no decorrer de 2021. Por isso, Rodrigo Ricco, CEO e fundador da Octadesk, separou quatro dicas para ajudar os empreendedores a evoluírem no desempenho de atendimento em sua loja através do Whatsapp. Confira:

Gere mais oportunidades para o seu time comercial

O WhatsApp é hoje um canal estratégico para as empresas que desejam gerar mais leads qualificados. Um lead qualificado é um contato capturado que demonstrou interesse ou intenção de compra e se encaixa no perfil de público-alvo da sua empresa, sendo naturalmente mais propenso a se tornar um cliente do seu negócio.

Através do uso de bots, o empreendedor pode capturar, qualificar e distribuir seus leads a qualquer hora do dia ou da noite, economizando tempo do seu time e levando para eles as melhores conversas.

Ofereça a mesma qualidade do atendimento presencial

Manter uma comunicação objetiva e clara pelos canais digitais é fundamental para criar um relacionamento com o cliente e acelerar o processo de venda. Dependendo do seu público, receber um atendimento muito formal, como se estivesse conversando com uma máquina, ou com erros de digitação, se torna uma experiência péssima, impactando em como o cliente enxerga a sua marca.

Uma forma eficaz de garantir a qualidade no atendimento é o uso de respostas pré-prontas, que se usadas nos momentos certos, podem deixar a conversa mais clara e garantir todos os elementos necessários para que o cliente se encante com o seu produto.

Fique atento a dica: ao criar o conteúdo que será usado na conversa, peça ao seu vendedor para explicar como ele conversa com os clientes. Dessa forma, você garante a mesma qualidade e sensação de um atendimento presencial.

Analise suas métricas

Investir em ferramentas que demonstram o desempenho de uma ação promovida pela empresa se torna uma ação importante no estágio de uma ação ou estratégia de marketing. As métricas dão mais segurança ao negócio, pois auxiliam nas tomadas de decisões de modo mais rápido e dinâmico; podem indicar possíveis falhas estratégicas e como arrumá-las rapidamente, além de indicarem novas oportunidades de investimento dentro do mercado. Dessa maneira, o consumidor pode sempre analisar sua geração de leads, conversões e como anda o seu atendimento para garantir a completa satisfação de seus clientes.

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Além disso, ao analisar as métricas você conseguirá mensurar os seus resultados na plataforma, conforme cada segmento. O aplicativo deve servir como um canal de suporte aos seus clientes. O seu objetivo é ajudar a sua empresa a se aproximar do cliente e, possivelmente, fazer com que sua marca seja lembrada nas próximas compras.

Invista em chatbot para escalar o seu atendimento

Com o tempo, você vai ver que o número de clientes entrando em contato com a empresa pelo WhatsApp crescerá exponencialmente. Neste momento, é importante identificar se o time está conseguindo responder todos os clientes. Se a resposta for não, talvez esteja na hora de encontrar uma ferramenta que ajude a agilizar esse processo, como um chatbot, nome dado a um robô que vai responder os seus clientes sempre que eles entrarem em contato com o seu número.

O chatbot otimiza o seu atendimento para assegurar que o seu cliente tenha uma resposta garantida, independente do horário ou do dia que entrar em contato. Com uma ótima experiência, você fará com que ele se torne um divulgador anônimo de sua empresa, trazendo novos clientes para o futuro de sua marca.

Mercado Livre

Por fim, a presença de um chatbot nos canais de atendimento da empresa garante que o time possa focar em outras tarefas mais estratégicas, por exemplo, lidar com objeções e até mesmo incentivar a compra de produtos com ticket médio maior.

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Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

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