Durante a pandemia, serviço de Banda Larga liderou reclamações entre usuários e chegou a 31,6%; sobrecarga nos servidores está diretamente ligada ao home office e às aulas remotas
Com maior número de uso da banda larga, as queixas dos clientes subiram 31,6% em comparação com 2019, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O IR (Índice de Reclamações) ligado ao serviço ficou em 1,87, fazendo o setor ser o líder de reclamações pela primeira vez. Esse índice serve para registrar a quantidade de reclamações mensais para mil acessos ao serviço.
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De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações, o item “Qualidade e Funcionamento” foi o responsável pela alta no número das reclamações do serviço no período da pandemia. O maior impacto no acesso aconteceu nas Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs). A agência também possui um indicador para a quantidade de reclamações registradas por mês a cada mil acessos.
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Banda larga cresce no Brasil
Os dados também indicam que o uso da internet no Brasil cresceu entre 40% e 50%, fazendo com que a instabilidade no serviço também aumentasse. As restrições impostas pelo distanciamento social foram apontadas como fator principal para esse aumento expressivo no uso da rede: o número de pessoas trabalhando em home office e estudando remotamente, seja na educação básica ou nos preparatórios para os inúmeros concursos abertos neste ano também cresceu.
Além do conjunto de informações da Anatel, o site Reclame Aqui também viu o número de publicações com a palavra “internet” crescer vertiginosamente: de 12 mil em março pulou para mais de 14 mil em abril.
Problemas mais comuns segundo especialistas
A influência do número de pessoas em casa foi imediatamente sentida pelos usuários, principalmente nos grandes centros urbanos, com a queda na velocidade de downloadsde arquivos. A velocidade está voltando ao normal com o tempo, mas levou algumas pessoas a atualizar e aumentar o seu pacote de dados.
Não existe risco de colapso na rede no Brasil, pois a estrutura das redes de telecomunicações é sólida. As grandes prestadoras de serviço aumentaram a sua capacidade para absorver a alta de acessos, e os pequenos provedores se empenharam em também atualizar seus serviços para essa nova situação.
Para os especialistas, existem outras explicações também para a lentidão no serviço, como equipamentos ruins. É importante não ter com a rede doméstica a mesma expectativa que com a rede do trabalho. Redes corporativas permitem muitas vezes que o conteúdo seja compartilhado sem a necessidade de trafegar pela internet. Em home office, esta opção não existe. Todos os dados passam pela rede pública e competem com os usuários da mesma casa – e, às vezes, do mesmo prédio –, que também podem estar trabalhando ou estudando naquele momento.
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Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.
1 comentário em “Banda larga se torna líder em reclamações em 2020”
Valeu pela informação, gratidão!
Até mais.