Depois de quase 12 meses corridos de isolamento social, o período de vacinação finalmente chegou ao Brasil. Ainda que o calendário de vacinação ocorra de forma mais lenta do que o ideal, a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantã – em parceria com o laboratório chinês Sinovac – apresentou excelentes resultados nos testes e segue como primeira opção de vacinação a nível nacional.
Siga nosso stories no Instagram é receba em primeira mão notícias como essa!
Visto que o coronavírus se tornou uma das pandemias mais notáveis da história, a vacinação contra o vírus fez-se fundamental, bem como sua inoculação em cada indivíduo. Sendo assim, para acompanhar o calendário e garantir a imunização coletiva, diversas empresas de tecnologia se aliaram às organizações de saúde para criar certificados digitais de vacinação, que podem ser acessados via smartphone.
Você também pode seguir o tecflow no Google News e conferir artigos como este!
Entre as responsáveis pela criação do aplicativo estão Microsoft, Mayo Clinic, Oracle e Salesforce. O anúncio da nova tecnologia foi feito no dia 14 de janeiro de 2021, com a intenção de facilitar a volta presencial a escolas, escritórios, viagens, entre outros.
Como funciona o certificado digital de vacinação?
De acordo com as empresas envolvidas, a ideia é criar uma espécie de carteira digital – que fique incluída no smartphone pessoal – com todas as certificações de vacinas, incluindo a imunização do coronavírus. Dessa forma, a perda de outros certificados em outros períodos de surtos de doenças já consolidadas seria menor, visto que boa parte da população não complementa a carteirinha de vacinação original com as novas doses ao longo da vida.
O projeto, que adotou o nome de Iniciativa de Credenciais de Vacinação (VCI), pretende criar um aplicativo que seja monitorado também por instituições governamentais para reunir os comprovantes de vacinação a longo prazo. Inicialmente, a carteira digital deve atender apenas aos vacinados contra a Covid-19.
Participe dos nossos grupos no Telegram ou Whatsapp!
Para garantir a segurança dos dados fornecidos e criados, o projeto destaca que fará um cadastro criptografado. “Assim como a Covid-19 não discrimina com base na condição socioeconômica, devemos garantir que o acesso aos registros ultrapasse a divisão digital”, aponta Brian Anderson, médico-chefe de saúde digital da Mitre, uma das parceiras do VCI.
Cuidados após a vacinação
O grupo lembra que ter o certificado de vacinação não imuniza imediatamente os indivíduos para a Covid-19. Portanto, alguns cuidados devem ser tomados. No caso do Brasil, a CoronaVac garante eficácia de 50,78% para contração do vírus, 78% para prevenção de casos leves e 100% de eficácia contra a morte em decorrência da doença.
Sendo assim, mesmo após a vacinação, recomenda-se manter o uso das máscaras e a higienização das mãos, assim como a distância de outros indivíduos. No dia seguinte à aplicação da vacina, é recomendado evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Para os esportistas, uma recomendação feita por alguns laboratórios é incentivar a prática de esportes para aumentar a quantidade de L-Carnitina no corpo, visto que há estudos que comprovam que a presença do composto auxilia no tratamento dos sintomas da doença.
Deixe seu comentário e faça como os mais de 2.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
‘
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.