Por conta das diversas opções existentes no mercado hoje, muita gente confunde as tecnologias LCD e LED, no entanto, elas não são a mesma coisa. Então, não sabem qual a melhor opção ou acabam escolhendo uma que não condiz com o que estavam esperando.
Contudo, a tela LED ainda é a mais popular entre as pessoas, mas aqueles mais ligados à modernidade, podem encontrar versões mais avançadas dessa tecnologia.
Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
A verdade é que as fabricantes de TV não param de inovar, e é por isso que o televisor é um equipamento que dificilmente sairá da nossa rotina.
Se teve um componente eletrônico que evoluiu muito e a olhos vistos foram os televisores. Mas, mesmo que toda essa tecnologia já esteja presente em nossas vidas há décadas, é comum surgirem dúvidas sobre ela.
É complicado chegar em uma loja e não saber qual a melhor escolha para o seu cômodo, pois as possibilidades são muitas. A única saída, nesse caso, é saber reconhecê-las e diferenciá-las. Assim, você compra aquela que vai te atender em todos os aspectos.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar quais são e como identificar as diferenças entre LED e LCD, bem como onde são usadas. Confira!
Diferenças entre LCD e LED
Vamos começar pela TV de LED, uma tecnologia mais recente e que oferece qualidade incomparável para as imagens.
Esse tipo de televisor tem, na verdade, uma tela LCD, que é iluminada por lâmpadas de LED. Elas são mais brilhantes, por isso garante mais nitidez na imagem e economizam mais energia.
Contudo, quando você visita uma loja especializada em artigos com essa tecnologia, como piso led festa, só vai conseguir identificar a diferença entre as duas opções em televisores com mais de 32 polegadas.
Portanto, se você quer adquirir uma televisão menor do que isso, não vai fazer diferença ser apenas LCD ou também contar com as lâmpadas LED. Contudo, essas TVs são mais vantajosas porque:
- Economizam energia;
- São mais finas;
- Mais leves;
- Possuem ótimo contraste;
- Têm cores mais vivas.
Com relação às TVs LCD, elas são ótimas para serem usadas em cômodos mais iluminados. Sua tecnologia se baseia no uso de cristais líquidos e lâmpadas traseiras fluorescentes que produzem uma boa imagem.
Esse tipo de televisor é mais apropriado para salas e quartos comuns, que contam com uma boa iluminação, visto que sua tela não recebe reflexos.
Entretanto, está mais difícil encontrar esse modelo atualmente, pois vem sendo substituído pelo de LED. Ainda assim, é bastante vantajoso, uma vez que também consome pouca energia e pode ser usado em locais com muita iluminação.
Quem gosta de tecnologia, está por dentro das novidades, como o lançamento de um grande painel de publicidade. Então, a título de curiosidade, vamos falar sobre outros tipos de TV, como a OLED.
Esta é uma opção ainda mais moderna, e a grande diferença é que não faz uso de lâmpadas traseiras porque possui iluminação própria.
As imagens são ainda mais nítidas e possui um espectro de cores e contraste que se destacam. Pelo fato de não precisar de lâmpadas de LED traseiras, esses televisores são ainda mais finos e podem ter um formato curvo.
Siga nosso stories no Instagram é receba em primeira mão notícias como essa!
Voltando um pouco no tempo, a primeira grande inovação das TVs foi a de Plasma, que faz uso de células individuais para criar as imagens e ser fiel às cores originais do que está sendo assistido.
Essa tecnologia não funcionava muito bem em ambientes claros, por isso, o espaço precisava estar sempre escuro. Mas assim como a impressão em plástico transparente, a TV de Plasma possui suas vantagens.
Exemplo disso é o contraste e a fidelidade excelente às cores das imagens, sendo perfeita para quem deseja um “cinema em casa” e possui bom ângulo de visão em qualquer posição.
Onde cada tecnologia é usada?
Não é só nos televisores que essas duas tecnologias, LCD e LED são usadas, visto que podem ser aplicadas em outros equipamentos também.
Por exemplo, o LCD é bastante usado em computadores e monitores, além de dispositivos móveis, como notebooks, smartphones e outros.
Seu funcionamento se baseia na luz de fundo da tela de cristal líquido que fornece uma fonte de luz uniforme na parte de trás. Esta é polarizada, ou seja, apenas metade brilha até a camada de cristal líquido.
Esses cristais possuem partes sólidas e líquidas, que podem ser torcidas pela voltagem elétrica. Quando apagados, bloqueiam a luz polarizada, e quando ativados, refletem luz vermelha, verde ou azul.
A tecnologia LED, por sua vez, pode ser usada em vários tipos de iluminação, como a de um elevador para projetor de teto.
Seu principal elemento é o diodo semicondutor, que é composto por cristais de silício e germânico. Por isso, é capaz de gerar luz com baixo consumo de energia elétrica.
O uso desse material nas fontes luminosas utiliza uma fita ou régua de LED para transmitir energia elétrica a diversos pontos.
Esses pontos são conhecidos como hot spots, que são pequenos pontos de luz que percorrem a fita ou régua de LED, dispostos em grandes agrupamentos ou luminárias separadas.
Devido a essa estrutura, a tecnologia vai além de sua aplicação em televisores, podendo também ser usada em semáforos, postes de iluminação pública, lâmpadas em geral e diferentes tipos de iluminação.
Como identificar cada uma
Agora que você já sabe quais são as diferenças entre LED e LCD, e de que maneira essas tecnologias funcionam e podem ser aplicadas, vai ficar mais fácil identificá-las na hora de comprar um novo equipamento, como TV, computador, monitor, entre outros.
Por exemplo, caso você precise comprar um telão de led para eventos, já sabe qual tecnologia quer usar, mas nem sempre isso acontece. Para te ajudar, vamos dar algumas dicas importantes.
Já se o caso é adquirir um notebook, é preciso analisar alguns fatores na hora de se decidir. A mesma situação vale para os televisores.
Se o equipamento é destinado para ser usado em um ambiente bem iluminado, então é melhor optar pelo LCD. Monitores e televisores com essa tecnologia tem imagem mais opaca, por isso mesmo ela é usada em aparelhos celulares.
Caso contrário, seria difícil acessar os aplicativos e visualizar o que está na tela. Se você pretende usar o computador para jogos, também é melhor optar pela tela LCD, uma vez que ela é ideal para imagens estáticas, como as dos filmes.
Além disso, para pessoas que precisam produzir textos a respeito de automação de casa ou qualquer outro assunto, os notebooks e monitores LCD também são mais indicados.
Além de garantir a melhor definição de imagem para esses tipos de uso, a tecnologia em questão possui outra vantagem: é mais barata. Por isso, é um ótimo custo-benefício para você.
Agora, se você está em busca da melhor definição de imagem, o LED é a melhor opção. Ele possui cores vivas e puras, sem que haja perda de brilho. Isso acontece porque as lâmpadas não oscilam a emissão de luz, o que mantém o brilho por igual.
Ademais, essa tecnologia regula a emissão de luz de maneira mais precisa. Devido à não oscilação de brilho e à boa definição de cores, não há alteração das cores durante a transmissão.
Também não há mudanças de cor em uma imagem durante a transição de cenas. Além disso, ao optar por essa tecnologia, você vai adquirir uma solução sustentável, porque ela não faz uso de mercúrio.
No momento do descarte, os equipamentos de LED não poluem o solo ou a água, e é exatamente por isso que as lâmpadas desse tipo são mais recomendadas hoje em dia.
Além disso, o design dos equipamentos é mais bonito. Por exemplo, uma TV é quase tão fina quanto placas informativas personalizadas.
Dessa forma, além de colaborar com a sua decoração, os componentes eletrônicos podem ser colocados em espaços menores, do jeito que seu cômodo pode acomodá-los.
Por fim, se quiser algo mais econômico, sem dúvidas a melhor opção é a tecnologia LED. Você terá mais liberdade para usar os equipamentos, sem se preocupar com a conta de luz.
Conclusão
A tecnologia evoluiu muito e continua avançando para trazer produtos de melhor qualidade e mais práticos para o nosso dia a dia, como no caso de uma trena digital portátil.
Acompanhar as tendências é uma forma de modernizar o seu cotidiano e ter em mãos as melhores soluções do mercado, como o LCD e o LED.
Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre as diferenças entre cada uma delas, de que forma podem ser usadas e como identificá-las na hora de fazer uma compra.
Temos certeza de que agora você vai fazer uma boa escolha, optando pela solução que vai melhor atender às suas necessidades e expectativas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Deixe seu comentário e faça como os mais de 2.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Você também pode seguir o tecflow no Google News e conferir artigos como este!
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.