No mês em que se comemora o Dia Internacional das Meninas em TI, a Keyrus, consultoria internacional especialista em Inteligência de Dados e Transformação Digital, promove palestras para alunas dos colégios 14 de Julho e Dante Alighieri, em São Paulo (SP), com o objetivo de estimular as estudantes a seguirem carreiras STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Siga o tecflow no Google News e veja artigos como este! Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
Para isso, a Keyrus escalou quatro de suas mais experientes profissionais de Tecnologia de Informação para falar sobre sua trajetória. São elas Fayelle Vivancos, Senior EPM Solutions Consultant; Juliana Silva, Team Coordinator e Technical Leader; Silvana Prates, Gerente de Projetos; e Larissa Bianchi, Business Intelligence Manager. As palestras ocorrerão em 30 de abril.
Tecnologia & mulheres
De acordo com um estudo da UNESCO realizado em 2018, somente 35% das pessoas inscritas em cursos de ensino superior destas áreas são mulheres e apenas 3% das estudantes do sexo feminino escolhem profissões em Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). Segundo a UNESCO, essa disparidade de gênero é alarmante, especialmente porque as carreiras STEM são frequentemente chamadas de empregos do futuro, impulsionando a inovação, o bem-estar social, o crescimento inclusivo e o desenvolvimento sustentável.
“Estamos comprometidos com a meta de aumentar a representação de meninas e mulheres na tecnologia. Para isso, é preciso incentivá-las a ultrapassar estereótipos de gênero que ainda criam a falsa percepção de que esta carreira é mais adequada para homens. A TIC é um dos campos mais promissores para o crescimento profissional e é importante que capacitemos meninas para seguirem por este caminho no futuro”, diz Leonardo Farah, Diretor de Recursos Humanos da Keyrus.
Siga nosso stories no Instagram é receba em primeira mão notícias como essa!
Segundo a União Internacional de Telecomunicações (UIT), o Dia Internacional das Meninas em TI foi criado para mostrar às meninas e jovens mulheres que existem inúmeras oportunidades de carreira no campo da TI e incentivá-las a escolher uma profissão com base em suas inclinações e talentos, ao invés de estereótipos de gênero e expectativas de outras pessoas. Hoje, há uma falta de equilíbrio entre homens e mulheres na área e essa é considerada uma das principais causas da escassez de mão-de-obra no setor. As empresas que lutam pela diversidade na TIC estão trabalhando, portanto, para eliminar a exclusão digital de gênero.
Deixe seu comentário e faça como os mais de 2.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.