Quem nunca vivenciou a sensação horrível de um aparelho, como um computador ou celular, pifar de vez e perder tudo o que tinha nele? Imagine isso, então, em maior escala para uma empresa. Por esse motivo, os backups são extremamente necessários.
Sejam fotos, documentos, arquivos de vídeo ou informações confidenciais, os dados pessoais e corporativos são de extrema importância e devem ser protegidos da melhor forma.
A perda de qualquer quantidade de dados por uma falha em um sistema, roubo ou qualquer outro motivo pode ser muito prejudicial para a segurança e o histórico, levando a perdas irreparáveis em alguns casos.
Os backups são justamente a solução para isso: eles salvarão você ou sua empresa de qualquer dano, roubo ou perda de dados.
O que é backup?
Como definição básica do mundo da tecnologia, um backup é um sistema de armazenamento ou cópia digital de dados de algum dispositivo, como um notebook escritório, computador desktop, celular ou tablet.
Os dados são salvos em outro sistema e atualizados constantemente para não serem alvos de falha técnica dos aparelhos, perda ou furto por hackers que querem usar essas informações para aplicar golpes.
Atualmente, com tantos crimes cibernéticos e vazamento de dados acontecendo de várias empresas grandes, garantir a segurança das informações é parte primordial de qualquer negócio, até mesmo de uma gráfica que faz calendário personalizado com fotos.
Nesse sentido, fazer o backup dos dados da sua empresa é uma das maneiras mais seguras de proteger esse patrimônio informacional, que geralmente contém documentos de suma importância, arquivos de mídia, dados pessoais, etc.
A intenção é basicamente a prevenção. Você sabe que ter um backup deixará sua mente tranquila caso ocorra qualquer desastre ou falha no sistema onde os seus dados estão originalmente armazenados.
No que é importante ficar atento?
Hoje em dia, os ataques cibernéticos, principalmente para grandes empresas, que costumam ser foco de grandes hackers pela grande quantidade de dados, são o maior perigo para as informações pessoais ou sigilosas de membros de uma companhia.
Esses crimes na internet estão cada vez mais frequentes. Um estudo da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, conduzido pelo professor assistente de engenharia mecânica da Clark School, Michel Cukier, mostra o tamanho do perigo.
Segundo a pesquisa, a cada 39 segundos, há um ataque hacker no mundo sendo implementado em algum dispositivo. Com esse dado, por que alguém ou uma companhia não iria querer adotar algum sistema que proteja e mantenha os dados intactos?
É quase impossível não perceber a real necessidade disso com tantos riscos que surgem na internet, no contexto do armazenamento e proteção das informações cruciais de uma empresa. Veja os tipos mais comuns de vírus que costumam atacar dados:
- Vírus que atacam por meio de arquivos;
- Vírus ao baixar programas;
- Vírus que surgem ao clicar em links no e-mail;
- Cavalos de Tróia;
- Adware (vírus em propagandas);
- Vírus mutante ou polimórfico.
Além da questão dos vírus e hackers, que tentam invadir, roubar e danificar os dados para diversos fins, os desgastes físicos podem ser também uma forma de ter suas informações perdidas.
Ou seja, os riscos não são apenas digitais. Em muitos casos, se uma companhia tem servidores em sua própria sede ou tem dados que ainda não foram digitalizados, qualquer desastre pode levar tudo isso por água abaixo.
Incêndios, inundações, terremotos, furacões (desastres que são comuns e frequentes em alguns países) ou roubos a mão armada e furtos internos podem acontecer.
Lembre-se também que aparelhos tecnológicos seguem bastante a lógica da obsolescência programada. Ou seja, essas tecnologias não durarão para sempre e podem se desgastar com o tempo até não funcionarem mais.
Recuperar os dados depois pode ser uma dor de cabeça tremenda, ou o que acontece na maioria dos casos, é a perda total do conteúdo que havia no aparelho danificado ou com mau funcionamento.
Ou seja, um conserto monitor lcd pode ser uma opção, mas é preciso entender se isso realmente ajudará a recuperar os dados.
Se você não estiver preparado para proteger esses dados e fazer a transição para um modelo de backup seguro, sua empresa estará sempre vulnerável. É melhor se prevenir do que lamentar depois.
A importância de fazer backups
Veja a possibilidade de contratar uma empresa terceirizada que faz esse serviço, assim como ter uma licença ambiental cetesb é importante. Ou compre um bom software de backup, que automatiza todo o processo de cópia e armazenamento dos dados.
Ao fazer isso, a prevenção é garantida contra os riscos que acabamos de citar, tanto em relação aos desastres físicos dos aparelhos quanto aos ataques cibernéticos por hackers e vírus.
No mercado de backups, há uma variada gama de serviços, softwares e soluções para ajudar você a se proteger ao máximo, seja você um pequeno comerciante ou dono de uma multinacional.
Em grande parte dessas soluções, o benefício de proteger os dados é central e praticamente o mesmo.
Porém, é preciso avaliar diversas opções para escolher a que mais se adequa ao seu negócio porque há maneiras mais simples e mais sofisticadas de se fazer isso.
Além disso, tem o custo. Normalmente, para grandes empresas de avaliação de ativos e passivos, fazer o backup do seu Big Data pode ser realmente oneroso aos cofres da companhia por sua complexidade de armazenamento.
Então, é essencial estabelecer parcerias, cenários, estender contratos ao máximo para obter descontos e preços um pouco mais acessíveis.
Embora o backup de suas informações em uma área de armazenamento em nuvem seja a maneira mais comum de fazer isso, os servidores locais e discos rígidos têm a mesma capacidade, porém, esse sistema é um pouco mais arcaico.
É importante verificar a possibilidade de ter ainda mais segurança ao criar várias cópias em lugares diferentes de seus arquivos. Isso pode ser bom, caso algum ataque hacker também identifique esses outros diretórios de armazenamento.
Como fazer um backup? Conheça algumas formas
Como já deu para perceber, a importância de se fazer backups é crucial, além de que há diversas formas de você fazer backup dos seus dados.
Um passo muito importante é saber como implementar através dos tipos, que vamos conhecer agora:
1 – HD externo
Os HDs externos são muito utilizados atualmente por serem, às vezes, uma solução mais simples de implementar, principalmente para uma pessoa física.
Para empresas, talvez não seja a melhor solução pela segurança e simplicidade não atenderem às demandas corporativas.
Basicamente, o HD externo é conectado por meio de uma porta USB em um computador ou por meio de wireless.
Para transporte interno de dados, talvez seja uma boa opção porque costumam ser portáteis e fáceis de levar para outro computador, por exemplo.
Mas, por serem físicos, há chances bastante óbvias de roubo, furto ou perda e danificação, o que pode ser fatal para o armazenamento dos seus dados. Então, pense muito bem quais serão as circunstâncias e qual será o fim para o uso do HD externo.
2 – Software de backup
Nos dias atuais, o que muitas pessoas e empresas fazem ao precisar guardar muitos dados, é contratar uma empresa que oferece um software de backup, ou você mesmo implementar em sua companhia um programa de backup.
Essa opção basicamente faz um backup programado dos dados. É preciso ter algum conhecimento de informática e experiência com softwares para entender como mexer e programar que sistemas, pastas e informações que serão armazenadas.
3 – Backup na nuvem
A forma mais avançada de se fazer backups hoje em dia é na nuvem, de forma digital. Você pode acessar os dados armazenados como um banner informativo de qualquer lugar, por quaisquer meios, e geralmente em qualquer dispositivo conectado com o serviço.
Além de ser muito seguro e fazer tudo automaticamente, salvando os dados armazenados em um local digital que paira na internet como uma cápsula flutuante, não é necessário qualquer meio físico para a obtenção desse sistema de backup.
Serviços conhecidos como Google Drive e Dropbox são de armazenamento em nuvem. Eles têm soluções tanto para usuários pessoa física quanto jurídica, oferecendo um leque maior de proteção.
Para acessar os arquivos de backup na nuvem, é preciso apenas acessar o site com login, senha e, em alguns casos, autenticação de dois fatores com seu celular ou e-mail. Caso não tenha o endereço fácil do site, tente procurar um flyer digital do serviço para acessar.
4 – Mídia removível
Uma solução que não é recomendada, justamente por ter opções muito mais seguras, mas que pode vir a ser útil em algum momento de emergência, são as mídias removíveis.
Lembra dos disquetes? Os USBs, CDs, e até mesmo os HDs externos são versões mais bonitas desse objeto tão usado nos anos 1990.
Esta solução de backup só é interessante se o que você precisar armazenar não for muito relevante em termos de quantidade e de importância.
Caso tenha grande quantidade de dados, o espaço que esses dispositivos removíveis oferecem é pequeno, sendo necessário guardar os dados em vários deles. Isso torna o processo complicado e perigoso em termos de segurança, mas não deixa de ser válido.
Considerações finais
Os backups de dados são extremamente importantes para as pessoas, e principalmente para as empresas, como as que realizam assistência técnica desktop, por oferecerem a segurança necessária para os dados importantes e muitas vezes sigilosos.
Há variadas formas de fazer isso, como mostramos ao longo deste artigo. Por isso, estude a melhor que serve para você e aprenda a lição de que sempre é melhor se prevenir do que tentar economizar custos e dar de cara com a parede da insegurança de suas informações.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Matheus
Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.