Todo mundo já se deparou com algum questionamento que surgiu e foi na internet procurar e tirar uma dúvida. Mas, nem sempre foi tão fácil assim, por isso, a grande importância dos mecanismos de busca.
Atualmente, além de serem indispensáveis para qualquer pessoa, em sua vida cotidiana, essa dinâmica de buscar na internet é de fato, algo transformador porque os negócios digitais dependem de um bom tráfego das pessoas.
Sendo assim, interessados em algum tema, as pessoas vão pesquisar soluções e muitas vezes encontram indiretamente empresas que resolverão seus problemas.
Como exemplo temos os indivíduos que procuram por assuntos relacionados à gestão patrimonial, poderão chegar em um site que presta consultoria nessa área.
Portanto, a seguir, entenda o básico sobre as plataformas de busca, sua importância e como elas estão tão presentes tanto na vida das pessoas como nos negócios.
O que é um mecanismo de busca e qual sua importância?
Quem não conhece o Google? Se estamos falando de mecanismos de pesquisa impossível não mencionar o maior site para este fim, conhecido no mundo inteiro como ferramenta básica de navegação na internet.
Os mecanismos de pesquisa, como o Google sendo o maior representante da classe, são uma ferramenta online criada para pesquisar outros sites na Internet, com base na busca do usuário por um termo ou uma frase.
O site de busca, procura os resultados em seu banco de dados, classifica as páginas de acordo com alguns critérios e faz uma lista ordenada desses resultados usando algoritmos de pesquisa exclusivos, que veremos mais para frente.
Essa página dos resultados encontrados pelo buscador é chamada de SERP. É nela que, por exemplo, você verá o resultado de uma pesquisa sobre um notebook novo ou qualquer outro produto que você queira buscar preços ou referências.
Embora existam vários outros sites mecanismos de pesquisa no mundo além do Google, como Bing, Yahoo! e Baidu, o funcionamento é praticamente o mesmo, com mudanças apenas de layout e na construção do algoritmo de busca.
Acredita-se que o primeiro mecanismo de busca na Internet foi o Archie Query Form, criado e lançado em 1990, nos primórdios da internet usada para o varejo. Era uma ferramenta bastante simples e limitada, comparada ao que temos hoje em dia.
No entanto, o grande legado para a criação do Google viria seis anos depois com o BackRub, introduzido à população com acesso à internet em 1996.
Esse mecanismo de busca trouxe os princípios básicos que formariam o escopo inicial do Google, principalmente, por causa do embrião do algoritmo PageRank.
Ele é usado até no mecanismo de busca do Google para fazer o ranking das páginas quando uma pessoa busca alguma coisa.
Em meio a isso, oficialmente, o Google foi lançado em 1998, sendo sucessor do BackRub e em pouco tempo se tornou o mecanismo de busca mais lembrado pelas pessoas.
Atualmente, virou até verbo para países de língua inglesa, sendo um pouco comum ouvir a seguinte frase: “dá um Google aí”.
Importância desses mecanismos
Sua importância pode ser resumida justamente a isso. Se virou até verbo é porque o seu uso é primordial para os usuários na internet.
Seja para os que procuram por comprar casa até os que buscam por uma locação de som.
Geralmente, ao ligar o computador, a primeira coisa que uma pessoa faz é ir a um mecanismo de pesquisa para começar sua navegação.
Porque é a partir de uma dúvida que se busca as respostas, por isso, eles foram lançados para a população, em geral, e são essenciais para se situar na web e ajudar em qualquer tipo de pesquisa.
As pesquisas acadêmicas, inclusive, são basicamente construídas com o convívio diário com um mecanismo de pesquisa na internet, como o Google.
Assim como antes eram consultadas enciclopédias, livros e se perdia dias procurando um livro adequado para agregar ao trabalho, os mecanismos de pesquisa tomaram boa parte desse lugar por causa de sua facilidade.
Em questão de segundos, é possível obter informações confiáveis sobre os mais diversos assuntos, aparecendo logo de cara na página ao mandar o motor de pesquisa buscar resultados para uma pergunta que você fez.
Por exemplo, se você pesquisa sistema de distribuição de energia elétrica, certamente, aparecerá nos primeiros links um vídeo ou uma explicação detalhada de como funciona.
Portanto, a importância dos mecanismos de pesquisa mora, sobretudo, na qualidade da pesquisa e na praticidade ao dar os conteúdos e sites mais relevantes aos internautas que buscam algo na internet.
Isso permite ao usuário ter a tranquilidade de não precisar procurar muito, a não ser que seja algo muito específico que demande mais tempo e profundidade na pesquisa.
Porém, quase todos os mecanismos de pesquisa têm filtros e buscas avançadas que ajudam em varreduras mais longas e procuras mais minuciosas sobre um termo ou um assunto que acaba fugindo dos padrões.
Como funcionam os mecanismos de pesquisa?
Os mecanismos de pesquisa, seja Google, Baidu ou Bing, têm suas formas diferentes de apresentar os resultados e suas próprias regras, porém, todos os mecanismos de pesquisa são formados por três etapas essenciais.
Vamos conhecer cada uma delas para entender como um mecanismo de pesquisa apresenta suas funcionalidades aos usuários.
Rastreamento
Quando um usuário faz uma busca em um mecanismo de pesquisa, a descoberta do que você procura na Internet tem a etapa inicial conhecida originalmente como crawling, que pode ser traduzida como um rastreamento de páginas e sites relacionados à sua busca.
Como o próprio Google explica, essa etapa inicial parte, primeiramente, de um referencial já conhecido de rastreamentos anteriores.
Esse processo, que é feito por meio de bots, algoritmos e programas, geralmente se dá com a criação de um sistema para encontrar novos links na web. Ao ser verificado, passa para a próxima etapa.
Indexação
Depois do rastreamento dos dados e do primeiro contato com variadas páginas da web, a próxima etapa é a de indexação.
Nada mais é do que um processo de validação e armazenamento de páginas no índice dos mecanismos de pesquisa.
Pense em uma grande biblioteca digital, é basicamente essa imagem.
Quando um site é indexado, ou seja, validado pelo mecanismo de pesquisa, ele já pode aparecer na página de resultados, a SERP.
Esses processos não param um minuto porque novos sites são adicionados a cada segundo com a popularização massiva da internet. E essa lista precisa ser atualizada constantemente para dar os melhores resultados para as buscas das pessoas.
Classificação das páginas
A última etapa é a mais importante e a mais próxima do que vivenciamos no dia a dia, tanto para as pessoas de forma geral quanto para as empresas, que querem divulgar, por exemplo, um martelinho de ouro pequenos amassados.
Afinal, é aqui que se define quais páginas, sites e conteúdos estarão nas primeiras posições de classificação da SERP.
Os mecanismos de pesquisa têm algoritmos específicos para estabelecer um bom ranqueamento das páginas.
Eles são atualizados constantemente e frequentemente aparecem novos para abarcar novas funcionalidades e ajudar na classificação.
Para isso, os algoritmos do Google se baseiam em várias regras e boas práticas, sempre pensando na experiência do usuário.
Portanto, o que acaba definindo quais páginas estarão em primeiro e quais, apenas, na página 10 de busca, por exemplo.
Sendo assim, a adoção dessas práticas, conhecidas como Search Engine Optimization (SEO), que analisa alguns fatores principais, entre os quais estão:
- Relevância da página para o termo buscado;
- Qualidade do conteúdo;
- Uso de títulos e intertítulos;
- Uso de tags e palavras-chave;
- Imagens e vídeos que ajudam os usuários;
- Referências de outros sites;
- Usabilidade de forma geral da página e do domínio.
E porque o SEO é tão importante? Essa estratégia, que serve muito para qualquer empresa adotar em seu marketing digital um banner informativo, por exemplo, refere-se também à construção de maior tráfego em suas páginas.
Sendo assim, será definidor para o seu site e para os seus conteúdos se você adotar as boas práticas do SEO.
Pois, é por meio dessa estratégia que os mecanismos de pesquisa consideram o seu site e premiam você por obedecer aos pré-requisitos dos motores de busca.
Se você quer que o seu site apareça de forma destacada na SERP, seja via flyer digital ou outro produto, o SEO é o caminho mais correto.
Quanto mais as páginas de um site e seus conteúdos estiverem nas primeiras posições, quando alguém faz uma pesquisa relacionada, maior será o tráfego.
Isso significa que com o maior fluxo de pessoas encontrando e acessando sua página, mais chances você terá de vender seus produtos e serviços, como um disco de corte para furadeira, e aumentar sua receita.
O raciocínio do SEO, na verdade, é bastante simples de entender, pois é baseado em implementar demanda bastante conhecimento do que o Google e outros mecanismos de busca precisam para ranquear.
Porém, entenda que os usuários da internet querem, em grande parte, comodidade, rapidez e facilidade. Por isso, costumam clicar nos primeiros links por falta de tempo de procurar muito nas páginas seguintes
Considerações finais
Geralmente, as pessoas não querem, de forma geral, ficar pulando de site em site. Querem encontrar logo o que precisam.
Por esse motivo, os mecanismos de busca trabalham com seus algoritmos de forma incessante para já ranquear nas primeiras posições os sites que mais são relevantes para a busca dos usuários.
Portanto, é basicamente por meio do SEO que sua empresa de energia elétrica, por exemplo, se destacará nos mecanismos de pesquisa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Matheus
Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.