O que fazer quando se depara com fake news no ambiente web?

Um dos termos mais comentados da atualidade são as fake news, que têm sido um grande problema da comunicação moderna.

Em sua essência, estas matérias são notícias falsas criadas com o intuito de prejudicar uma pessoa ou organização, sendo divulgadas como se fosse real.

Por conta disso, a informação física acaba sendo muitas vezes mais confiável, como o conteúdo de um banner com ilhos, por exemplo.

Normalmente, direcionada a figuras públicas, as fake news têm um enorme potencial de se espalhar, gerando um conteúdo viral que acaba tomando proporções gigantescas.

Isso acontece porque normalmente estas notícias são planejadas para isso.

Uma notícia falsa é criada com elementos sensacionalistas que apelam para o emocional do leitor, fazendo aflorar um sentimento de revolta que muitas vezes faz com que a pessoa perca o controle da situação, e em um acesso de raiva comece a reproduzir o conteúdo.

Sua popularização em grande parte acontece por conta da polarização política.

Neste caso, um grupo de pessoas que deseja minar uma vertente com a qual eles não concordam, começa a criar uma série de notícias falsas, que apelam para pessoas que pensam igual ao veículo.

Dessa forma, as pessoas começam a compartilhar, muito mais ligadas ao sentimento de concordarem com um determinado ponto de vista do que se preocupar em verificar se os dados de fato são verdadeiros.

Esse tipo de veiculação também costuma acontecer de forma prática e dinâmica. Muitas vezes, uma pessoa pode contratar um aluguel de telão para apresentar uma notícia real e combater as fake news.

É comum que se usem redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas para enviar informações, normalmente com escritos que indicam uma fonte que nunca é apresentada.

Apesar de o termo ter se popularizado muito na campanha eleitoral americana em 2016, a produção de notícias falsas para tentar vender um ponto de vista não é nada nova. 

Desde séculos passados este tipo de estratégia é utilizado para desacreditar pessoas.

Antes do jornalismo impresso, escritores costumavam produzir essas notícias falsas em comunicados e até mesmo em suas obras, gerando a desconfiança da população.

Entretanto, com o advento da internet, as fake news tomaram proporções gigantescas. 

Até mesmo assuntos comuns do dia a dia, como um controle de portões, precisam ter informações verificadas para você não cair em armadilhas.

O avanço da tecnologia, sobretudo em questões de comunicação, acabou criando um ambiente muito forte para a divulgação de notícias de de informações. 

Entretanto, toda essa quantidade fez com que o público consumidor se acostumar.

Muitas pessoas preferem procurar até encontrar uma fonte de informação que esteja de acordo com suas crenças pessoais, independente de o site ser confiável ou não.

O fato de você poder compartilhar uma notícia acaba dando força para sua fala.

Em um mundo onde a maioria das pessoas não passa das manchetes, é muito fácil inserir um conceito de fake news

Isso acabou gerando todo um mercado no mundo todo, sobretudo no Brasil.

Como funciona uma fake news?

As fake news podem derrubar uma carreira em instantes. Por conta disso, muitas pessoas de alto escalão têm interesses em manter esse tipo de prática funcionando, uma vez que conseguem manipular a massa para seus oponentes políticos.

Uma empresa de qualificação de instalação operação e desempenho depende da veracidade de suas informações para conseguir um conteúdo de qualidade.

Para que esse processo seja feito, normalmente equipes especializadas nesse tipo de serviço são contratadas, prontas para tomar todas as ações necessárias para conseguir criar um conteúdo com potencial de viralização.

Dentre os profissionais envolvidos nesse tipo de abordagem, podemos citar:

  • Ex-jornalistas;
  • Publicitários e profissionais de marketing;
  • Especialistas em TI;
  • Ex-policiais e técnicos em segurança.

Esse tipo de operação é muito complexo, e depende de muita confiança destas pessoas para que não vazem a informação de onde a notícia falsa surgiu, uma vez que esta prática possui punitivos severos.

Muitos destes produtores de fake news até mesmo compram listas de dados de empresas para conseguir e-mails e telefones e disparar informações, tentando alcançar um grande número de usuários.

Muitas vezes, apenas com um notebook novo você consegue se livrar de problemas gerados por informações como estas.

Para tentar barrar esse tipo de ação, o governo estabeleceu a LGPD, Lei Geral de Processamento de Dados, com multas multimilionárias para empresas que vazarem esse tipo de informação e permitam a propagação de fake news.

Nas redes sociais, existe todo um trabalho de “robotização”, usando inteligências artificiais para repetirem discursos e compartilharem o conteúdo, com grandes chances de eventualmente estas ferramentas alcançarem o público orgânico.

A avaliação de ativos e passivos depende de informações fidedignas, e deve-se ter muito cuidado para evitar fake news no processo de análise.

Uma vez que as fake news atinjam o público real, é muito difícil parar seu efeito viral, sendo necessário uma série de ações para tentar mostrar a realidade e impedir que elas se propaguem.

Em alguns casos, mesmo depois de provado a inverdade na notícia, algumas pessoas ainda reproduzem o conteúdo como se fosse verdadeiro, normalmente quando desejam provar algum ponto sobre uma pessoa que foi afetada pela notícia.

Existe uma forma de combater essas notícias?

O combate às fake news é um processo muitas vezes demorado e complexo, e mesmo que tenha sido bem sucedido, existe a chance de não apagar completamente a informação da mente das pessoas.

As organizações criminosas de compartilhamento de fake news são muito boas em esconder traços e normalmente estão um passo à frente das autoridades, garantindo que seus criadores permaneçam no anonimato.

Para garantir que você não passará por esse tipo de situação, é importante aprender a verificar as notícias que você recebe, principalmente, por meio de redes sociais.

Alguns jornais de respeito também criaram agências especializadas em análise e combate de fake news

Uma notícia sobre conserto fonte chaveada, por exemplo, pode ser avaliada para garantir sua autenticidade.

Estas agências possuem sites, onde são analisadas notícias que por algum motivo se tornam virais.

Assim, elas conseguem identificar os principais pontos que identificam uma fake news, como a falta de fontes, datas e outros dados importantes, além de conferir os nomes envolvidos para garantir que a notícia procede ou não.

Estas ações são realizadas muitas vezes de forma internacional, com jornalistas do mundo inteiro preocupados em manter as informações imparciais e pautadas na realidade. 

Esse esforço pelo jornalismo sério é um trabalho muito importante para combater estas notícias.

Identificando uma fake news

Por conta da velocidade com que as informações são compartilhadas, muitas vezes é importante ter em mente que você não terá tempo para identificar por meio de uma análise completa e profissional se a notícia é verdadeira ou falsa.

Por isso, existem alguns elementos básicos que devem ser levados em conta toda vez que você recebe uma notícia, independente de você achar suspeito ou não como uma notícia falsa.

Todos estamos sujeitos a, eventualmente, encontrar alguma fake news que pareça verídica. 

Por isso, você pode se sentar em sua sala comercial pequena e gastar um pouco de seu dia verificando as informações recebidas e a procedência de cada uma.

Isso acontece porque todas as pessoas são políticas em sua essência. 

Portanto, quando você acha uma matéria cujo discurso está mais alinhado com seu pensamento, é comum que você acabe adotando este recurso como sendo verdadeiro.

Checagem de fontes

O primeiro passo para você identificar uma fake news é conferir a fonte que o site ou blog que você está lendo pegou a informação. 

É muito comum você receber, principalmente, em aplicativos de mensagens instantâneas, notícias que alegam ter saído em um jornal ou revista.

Entretanto, estas notícias normalmente não identificam o dia em que a dita matéria saiu no jornal, ou em que edição da revista você pode encontrar a informação. Este é um indício claro de que há algo tentando ser escondido para você.

Em alguns outros casos, são citados “especialistas”, sobretudo em áreas profissionais como a medicina e o direito.

No entanto, uma rápida pesquisa sobre os nomes citados, quando há uma citação, acabam não encontrando resultados.

Verifique a credibilidade do veículo

A internet é um lugar muito populoso. Todos os dias, milhares de novos blogs e sites são criados, e muitos deles ainda estão começando, o que gera uma dificuldade maior em compreender sua credibilidade.

Para que você possa confiar em um site como estes, é importante que eles tomem algumas precauções para tranquilizar você enquanto lê a notícia. É importante que você não pare em um título sensacionalista ou em uma imagem, e confira todo o material.

Assim, conseguirá identificar se o site coloca as fontes de suas informações, para que você possa conferir. 

Para sites e blogs iniciantes, este procedimento é fundamental, uma vez que faz a credibilidade do site crescer.

Procure outras fontes de comunicação

Parte do poder das fake news é que às vezes elas usam a verdade para aumentar algum ponto, distorcendo a realidade. 

Por isso, sempre que possível verifique em diversas fontes diferentes para ter uma visão mais ampla da notícia.

Considerações finais

As fake news são um dos maiores problemas que a atualidade sofre, em grande parte porque elas ainda são amplamente propagadas e acabam sendo muito prejudiciais.

Por conta disso, é importante saber como identificar este tipo de informação e combatê-la sempre que possível, pautado em notícias com fontes sérias e confiáveis.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus

Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!