Dean Coclin, Diretor da DigiCert, comenta cuidados ao postar fotos da carteirinha de vacinação nas redes sociais

Aposto que na sua timeline ou feed já passaram várias fotos de conhecidos com a carteirinha de vacinação na mão. Isto está acontecendo no mundo todo. O que quase ninguém sabe é que o registro de um momento de felicidade, pode ser um imã para cibercriminosos

Aposto que na sua timeline ou feed já passaram várias fotos de conhecidos com a carteirinha de vacinação na mão. Isto está acontecendo no mundo todo. O que quase ninguém sabe é que o registro de um momento de felicidade, pode ser um imã para cibercriminosos em busca de informações pessoais.

Nossas matérias são divulgadas primeiro na rede social Autthentic! Não perca nenhuma notícia do mercado de tecnologia! Siga o tecflow na rede social mais autêntica do mundo!

Mesmo que pareçam pequenos, os cartões de vacina contêm uma abundância de dados pessoais. O nome completo da pessoa, a data de nascimento e o local onde recebeu a vacina estão lá. Também tem a data da vacinação, qual vacina foi recebida e talvez até mais informações, dependendo da pessoa.

Para explicar os cuidados necessários em relação aos dados das caretinhas de vacinação entrevistamos Dean Coclin, Diretor Sênior de Desenvolvimento de Negócios da DigiCert.

DigiCert
Dean Coclin, Diretor Sênior de Desenvolvimento de Negócios da DigiCert

1. Quais são os riscos de postar uma foto da carteirinha nas redes sociais em termos de segurança digital?

Apesar de pequenos, os cartões de vacina contêm uma infinidade de informações pessoais. O nome completo de um indivíduo, a data de nascimento e o local onde recebeu a vacina estão incluídos. Inclui também a data da vacinação, qual vacina foi recebida e, potencialmente, ainda mais informações, dependendo do indivíduo.

Siga o tecflow no Google News e veja artigos como este ou nosso stories no Instagram e receba em primeira mão notícias como essa!

O roubo de identidade é uma das principais. Com um nome e data de nascimento nas mãos de um hacker, é simples acessar contas pessoais, registros médicos e algumas informações financeiras. Também torna mais fácil para alguém roubar as informações e se passar por você. Embora muitos digam que todas essas informações já podem ser encontradas online, colocá-las em um só lugar simplifica o processo de coleta de informações para criminosos cibernéticos. Com os dados do cartão, um criminoso também pode facilmente se passar por você em uma farmácia ou provedor de serviços de saúde – um golpe simples e verossímil que pode enganar qualquer pessoa.

Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!

2. Que informações nunca devemos publicar nas redes sociais?

Quaisquer informações pessoais que possam ser falsificadas e causar danos a você. Infelizmente, vemos muitas informações pessoais sendo divulgadas nas mídias sociais, portanto, vale lembrar que os dados abaixo nunca devem ser publicados em nenhuma mídia social:

● Documentos em geral (RG, CNH, CPF)

● Nome completo dos pais e dos filhos

● Endereço completo nas redes sociais

● Dados bancários e financeiros

● Se a sua chave PIX for o seu CPF, não poste nas redes sociais

● Fotos de diplomas e contratos

● Informações sobre a empresa para a qual você trabalha – como salário, cargo e endereço

● Fotos, nome e a escola onde seus filhos estudam

● Telefone

● Fotos de passagens aéreas e ingressos para shows / filmes com QR Code

3. O que devo fazer para não cair em nenhum outro golpe relacionado à vacinação?

Fique atento às comunicações sobre COVID-19. Verifique a autenticidade de cada e-mail, mensagem de texto, chamada telefônica ou outra comunicação que você receber que alegue ter informações sobre a doença. Desde o início da pandemia, os golpes digitais aumentaram exponencialmente, e é ideal saber navegar na web com segurança.

Seja proativo na proteção de sua identidade. Sempre tome cuidado ao compartilhar qualquer informação pessoal nas redes sociais ou em qualquer lugar online. Em páginas da web que pedem qualquer identificador – de um nome ou aniversário a um cartão de crédito ou número de previdência social – verifique seus certificados TLS / SSL para garantir que estejam criptografados e aprenda como identificar sites autorizados. Finalmente, nunca inclua informações pessoais nas senhas.

4. Se já postei minha foto, ainda há algo que posso fazer?

Lembre-se de que suas informações pessoais podem já ter sido roubadas, mas a melhor coisa a fazer é simplesmente deletar o post, junto com quaisquer outras informações pessoais que possam ter estado na rede social ao longo dos anos. Uma etapa adicional é fazer uma auditoria nas redes sociais e certificar-se de que conhece todos seguem você.

 Deixe seu comentário e faça como os mais de 3.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!

Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!