Mulheres na tecnologia: como impulsionar a presença feminina no setor?

A sororidade é um dos pontos mais importantes no que tange a presença das mulheres em empresas de qualquer área, inclusive de tecnologia
vagas tecnologia mulheres TI

Por Flávia Faria

A presença de mulheres no mercado de tecnologia vem crescendo ano a ano. É o que revela a pesquisa realizada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados ( Caged ) , que aponta que a participação feminina na área cresceu 60% nos últimos cinco anos, passando de 27,9 mil mulheres para 44,5 mil, em 2019. Neste contexto, onde o mercado era de apenas 20% de mulheres, cada espaço conquistado deve ser comemorado, uma vez que a estatística ainda está longe de ser a ideal.

Autthentic

Durante a pandemia , a força da mulher foi expressa quando nos deparamos com diversas demandas ao mesmo tempo: cuidar da casa, dos filhos e participar de reuniões por vídeo chamada, tendo que orquestrar todas as situações com maestria. Mas, quando falamos sobre a rotina de trabalho, no dia a dia infelizmente ainda contamos com diversas barreiras em que o machismo é evidenciado.

vaga

Por exemplo, em empresas de tecnologia, algumas vezes presenciei casos de mulheres tendo que provar que são capazes e preparadas para realizar tarefas corriqueiras, como a manutenção em computadores, troca de impressoras, entre outras. Essa comprovação de capacidade está entre as questões que precisam ser vencidas pelas mulheres no dia a dia, uma vez que os homens não passam por este tipo de situação.


Outro desafio comum relacionada à esta estrutura machista no mercado, é a falta de crédito às mulheres, especialmente em posições de liderança. Apesar de 41,8% dos cargos de liderança nas empresas serem ocupados por mulheres, segundo o IBGE , mulheres frequentemente são taxadas como “bravas” porque tem de usar sua resistência e rigidez para conquistar o respeito dos colegas diariamente.

Mas, como impulsionar a presença feminina no setor?

A sororidade é um dos pontos mais importantes no que tange a presença das mulheres em empresas de qualquer área, inclusive de tecnologia . Quanto mais apoio tivermos pela igualdade de gênero nas profissões e no salário, mais fomentamos a movimentação feminina no mercado. É importante ressaltar que as mulheres buscam tanto quanto os homens estudar, ler e se atualizar para alcançar cargos de liderança. Em um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), foi constatado que a previsão é que, se o ritmo de avanço continuar o mesmo em dez anos, a participação das mulheres no mercado de trabalho brasileiro deve crescer mais do que a masculina em muitas áreas – a ciência e tecnologia são algumas delas. Daí a relevância de seguirmos apoiando e contratando mulheres.

Maria Vai Com As Devs: programa da Serasa visa capacitar mulheres para o mercado de T.I.

Outra questão a ser trabalhada nas empresas é com relação a divulgação de oportunidades de mulheres no mercado, que deveria ser ainda maior para que elas se sintam confortáveis em se inscrever e ocupar posições. Um exemplo cultural disso é o filme “Estrelas além do tempo”, que apresenta a história de três mulheres negras da NASA que conquistaram seu espaço e superaram as adversidades impostas pela sociedade.

Nesse sentido, torna-se fundamental a criação de comitês dentro das organizações que visam a melhoria da experiência profissional das mulheres. Ouvir o que elas têm a dizer pode resultar em uma estratégia mais assertiva do que é necessário ser feito para que haja maior igualdade. Além disso, existem vários grupos que proporcionam palestras e mentorias para empoderar mulheres em seus espaços de trabalho

É importante também inserir temas envolvendo tecnologia desde cedo na educação, para que mulheres que se interessem pelo tema, não se sintam sozinhas na jornada e tenham confiança em entrar no segmento. A presença das mulheres na tecnologia é um exemplo de resistência e resiliência. Trabalhando na educação, capacitação, na sororidade e investindo em oportunidade, podemos sim alcançar nossos objetivos. As mulheres podem tudo.

Flávia Faria é Gerente Comercial da Digisystem , empresa 100% brasileira com 30 anos de experiência em serviços especializados em TI.

Faça como os mais de 3.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! 

Redação tecflow

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!