keeggo aumenta a eficiência, segurança e robustez dos canais digitais do Banco Santander Brasil

Solução MCN da keeggo executa mais de 13.000 testes automatizados semanais e reduz incidentes em 76,47%

Milhares de transações financeiras ocorrem por segundo em um Banco. Graças à tecnologia, o correntista pode movimentar sua conta por diversas plataformas, e por vários meios, como internet banking e aplicativos. Para garantir o desempenho e melhor performance, cada alteração ou atualização realizada nos sistemas precisa ser amplamente testada.

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Parceira do Banco Santander há 21 anos, a keeggo ofereceu ao Santander a Monitoração Continuada de Negócio (MCN), uma solução automatizada de testes que valida as funcionalidades sistêmicas end to end, através de testes diários. É uma solução exclusiva e completa que possibilita a Medição, o Monitoramento e o Controle do que acontece nos sistemas que suportam o negócio garantindo Segurança e Eficiência.

Personalização dos Testes

O MCN foi implantado no Santander Brasil há dois anos. Desde abril de 2019, a solução MCN keeggo realiza 13.281 testes automatizados semanais com a execução de baterias diárias, além de algumas baterias pontuais (sob demanda). Para a implantação do MCN, a keeggo desenhou o mapa de risco das funcionalidades a serem testadas nos canais do Santander, e identificou quais eram as funcionalidades mais e menos relevantes. A partir de uma matriz, foi analisada a importância para o negócio em relação ao impacto sistêmico. O Santander, entretanto, optou por testar 100% das funcionalidades existentes nos canais.

Os testes automatizados geram dashboards com os resultados indicando descrição do erro e bugs, tempo em dias que aquele bug foi encontrado e ainda não corrigido e, o mais importante, as funcionalidades com as quais o Banco pode ficar completamente tranquilo, que estão funcionando perfeitamente. Após a execução, os dashboards são enviados para a área de Gerenciamento da Qualidade e os bugs são endereçados, assim que encontrados, para as squads de desenvolvedores do Santander. Com a aplicação das correções, os testes são novamente aplicados, garantindo a validação das funcionalidades avaliadas.

“A grande vantagem da solução MCN é apontar quando as funcionalidades já existentes forem impactadas, isso deixa a squad livre para sonhar e agregar valor ao negócio”, explica Rogério Bonfiglioli, Account Leader keeggo no Banco Santander.

No Banco Santander a solução MCN monitora 5 canais de atendimento ao cliente:

• Internet Banking Pessoa Física

• Internet Banking Pessoa Jurídica

• Mobile Pessoa Física

• Mobile Pessoa Jurídica

• URA (Call Center)

“A keeggo ajudou o Banco Santander a ampliar a automação dos testes regressivos e praticamente diminuir em muito, as falhas nas funcionalidades dos canais, fato absolutamente fundamental no relacionamento com nossos clientes. O MCN gera valor para clientes, acionistas, funcionários, mercado financeiro e agências reguladoras. Além disso, as nossas squads podem focar-se mais nas funcionalidades alvo da sprint”, afirma Arlete Stahl, Superintendente de Governança de Qualidade em TI do Santander.

Resultados e Benefícios da solução MCN keeggo no Banco Santander:

· Ampliação da automação dos testes e alcance de melhor performance nas funcionalidades no relacionamento com clientes. Redução de incidentes em 76,47% (2020 x 2019);

· Ganhos na automação de testes nos canais (2020 x 2019) – Aumento da Eficiência: 47%, Aumento na cobertura: 219% e Redução de custos: 16%;

· Squads do banco ficam disponíveis para se focar no negócio;

· Validação de todo o negócio end to end, geração de evidências para atender auditoria da lei Sarbanes-Oxley;

· Geração de valor para clientes, acionistas, funcionários, mercado financeiro e agências reguladoras.

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Redação tecflow

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1 comentário em “keeggo aumenta a eficiência, segurança e robustez dos canais digitais do Banco Santander Brasil

  1. Participei ativamente do início desse processo com o mapeamento de todas as funções e adequação dos casos de testes treinando a equipe de quase 300 testadores mapeando as funcionalidades e mapeando os riscos….

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