Oracle apresenta as plataformas Exadata X9M de última geração

Plataforma de banco de dados mais rápida do mundo traz mais agilidade, aumentando o desempenho de processamento de transações online

A Oracle anuncia hoje(29) a disponibilidade das plataformas Oracle Exadata X9M, a versão mais recente dos sistemas mais rápidos e acessíveis do mercado para executar o banco de dados Oracle. As novas ofertas do Exadata X9M incluem Oracle Exadata Database Machine X9M e Exadata Cloud@Customer X9M – a única plataforma que executa o Oracle Autonomous Database em datacenters de clientes. Hoje, 87% das empresas listadas na Global Fortune 100 e milhares de empresas menores contam com o Oracle Exadata para executar suas cargas de trabalho essenciais aos negócios.

As plataformas Exadata X9M de próxima geração aceleram o processamento de transações online (OLTP) com taxas de IOPs 70% mais altas e latências de IO com menos de 19 microssegundos. Elas também oferecem um aumento de até 87% no rendimento de SQL analítico e nas cargas de trabalho de aprendizado de máquina. Ao oferecer maior desempenho ao mesmo preço da geração anterior, o Exadata X9M permite que os clientes reduzam os custos de execução de cargas de trabalho transacionais em até 42% e as cargas de trabalho analíticas em até 47%.

Juan Loaiza, vice-presidente executivo de Tecnologias de Banco de Dados de Missão Crítica da Oracle.

“A geração Oracle Exadata X9M continua nossa estratégia de fornecer valor excepcional aos clientes, oferecendo a plataforma de banco de dados Oracle mais rápida e disponível do mundo e disponibilizando-a em qualquer lugar – na nuvem pública, Cloud@Customer e local”, disse Juan Loaiza, vice-presidente executivo de Tecnologias de Banco de Dados de Missão Crítica da Oracle. “Para o X9M, adotamos as CPUs, redes e hardware de armazenamento mais recentes e otimizamos nosso software para oferecer um desempenho mais rápido. Os clientes obtêm o OLTP mais rápido, as análises mais ágeis e a melhor consolidação – tudo pelo mesmo preço da geração anterior. Nenhuma outra plataforma, infraestrutura independente, banco de dados ou serviço em nuvem chega perto do desempenho, custo/desempenho ou simplicidade do Exadata X9M”.

Oracle Exadata Cloud@Customer X9M

O Exadata Cloud@Customer X9M é mais rápido do que as gerações anteriores, com taxas de varredura até 80% mais ágeis, IOPS 87% maior e latência de leitura SQL de menos de 19 microssegundos. O desempenho superior com o mesmo preço reduz os custos em até 47% em comparação com os sistemas da geração anterior, enquanto a expansão elástica do armazenamento oferece custos de infraestrutura até 45% mais baixos para cargas de trabalho em grande escala. O Operator Access Control oferece aos clientes o controle completo sobre como seus sistemas são gerenciados remotamente, aumentando a segurança em ambientes confidenciais e regulamentados.

Em comparação com o Amazon RDS, que usa armazenamento totalmente flash, o Exadata Cloud@Customer X9M oferece latência OLTP 50 vezes melhor. Comparado ao Microsoft Azure SQL, que usa armazenamento flash, o Exadata Cloud@Customer X9M oferece latência OLTP 100X melhor. Para análises, o Exadata Cloud@Customer X9M oferece uma taxa de transferência até 25 vezes mais rápida do que o Microsoft Azure SQL e uma taxa de transferência até 72 vezes mais rápida do que o Amazon RDS.

Oracle Autonomous Database no Exadata Cloud@Customer X9M

O Oracle Autonomous Database, o único banco de dados autônomo do setor, agora está disponível no Exadata Cloud@Customer X9M. Um novo aprimoramento importante é o suporte para pequenos bancos de dados executados com CPUs fracionadas para permitir a consolidação, o desenvolvimento de aplicativos e os testes de forma ágil e de baixo custo. A integração com o Zero Data Loss Recovery Appliance da Oracle melhora a proteção contra perda de dados e ataques cibernéticos de ransomware. Além disso, os clientes podem se beneficiar de recursos de segurança avançados, como chaves de criptografia gerenciadas pelo cliente e listas de controle de acesso (ACL) em nível de banco de dados. Os aplicativos essenciais aos negócios agora podem aproveitar o provisionamento simplificado de recuperação de desastres usando o Oracle Autonomous Data Guard entre regiões, bem como o Oracle GoldenGate para replicação de dados heterogêneos e processamento de dados de streaming para análises em tempo real.

Oracle Exadata Database Machine X9M- a plataforma principal

A plataforma principal Exadata X9M é construída usando uma arquitetura de scale-out exclusiva que combina as CPUs Intel® Optane ™ mais recentes, memória Intel® Optane ™ (PMem) e RDMA over Converged Ethernet (RoCE) para fornecer até 27,6M IOPS e menos 19 microssegundos latência para OLTP. Para acelerar os aplicativos analíticos, cada rack Exadata X9M oferece mais de 1 TB/s de taxa de transferência de varredura analítica e fornece até 576 CPUs em servidores de armazenamento inteligentes para processar consultas SQL de baixo nível, análises e algoritmos de aprendizado de máquina.

Para simplificar as operações de TI, o Exadata X9M permite que qualquer combinação de OLTP, análises, aprendizado de máquina, cargas de trabalho in-memory e mistas seja concluída com mais rapidez e consuma menos recursos. Com 33% mais CPUs e memória do servidor de banco de dados, bem como 28% mais armazenamento do que as gerações anteriores, os clientes do Exadata X9M podem consolidar ainda mais bancos de dados Oracle em um único sistema Exadata, reduzindo custos e complexidade.

Oracle’s Zero Data Loss Recovery Appliance X9M

A Oracle também anunciou a disponibilidade do Zero Data Loss Recovery Appliance X9M. O Recovery Appliance foi desenvolvido especificamente para proteger os bancos de dados Oracle, apresentando recursos exclusivos para recuperar bancos de dados sem perda de dados e validar backups automaticamente para garantir a capacidade de recuperação dessas informações.

A Oracle está introduzindo novos recursos do Cyber Vault para recuperação confiável de ataques de malware e ransomware. A nova versão do Recovery Appliance aumenta a capacidade de armazenamento em 30% e reduz o preço básico em 50%. Os novos recursos incluem a sincronização entre vários Recovery Appliances para permitir backup e continuidade da recuperação durante interrupções não planejadas e planejadas. Além disso, o suporte para opções de retenção de backup de longo prazo inclui Oracle ZFS Storage Appliance local e Oracle Cloud Infrastructure Object Storage.

https://www.youtube.com/watch?v=pRTPzd0JUo4

Faça como os mais de 4.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! 

Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!