O que é BYOD?

BYOD

A área de TI (Tecnologia da Informação) é uma das mais importantes nos dias atuais, de modo que algumas possibilidades, como é o caso do BYOD, surgem no horizonte.

Tendo em vista também que o mundo corporativo depende de uma série de recursos para funcionar corretamente.

Praticamente não existem mais empresas que funcionem sem a tecnologia e a informática. 

Até mesmo os pequenos negócios hoje contam com um computador estruturado com software para registro de dados ou um smartphone para facilitar o contato com os clientes.

As redes sociais também são cada vez mais importantes para o universo empresarial, pois dão liberdade e facilidade para que qualquer estabelecimento seja visto mais facilmente pelo seu público-alvo.

Gerenciar tudo isso não é um mero detalhe, pois uma empresa que trabalha com a venda de ar condicionado, por exemplo, possui um estoque que precisa ser consultado, depende do trabalho dos vendedores, precisa ter um site e deve utilizar um programa de gestão.

Além disso, quando o porte da empresa é médio ou grande, a quantidade de equipamentos e de ferramentas de trabalho que precisam estar disponíveis para os colaboradores aumenta consideravelmente, ao mesmo tempo em que precisam funcionar em rede.

Manter uma infraestrutura dessa demanda um investimento alto, não apenas em termos da compra de computadores, mas, principalmente, no sentido de manter tudo funcionando adequadamente no dia a dia.

De fato, um dos maiores custos dentro de uma empresa está dentro da área de TI, pois é cada vez mais indispensável contar com recursos atuais, que forneçam a tecnologia necessária para otimizar processos e aprimorar o trabalho.

Encontrar soluções nesse sentido pode ser uma alternativa para que as empresas e os seus funcionários consigam encontrar um ponto de equilíbrio, no qual ambas as partes sejam beneficiadas e tenham mais facilidade no dia a dia.

É aqui que entra a importância do BYOD, uma solução que pode fazer parte da vida dos colaboradores e da companhia para trazer vantagens interessantes. Para entender mais sobre o assunto, prossiga na leitura deste conteúdo.

Por dentro do BYOD 

A sigla BYOD (Bring Your Own Device) se refere a um termo em inglês que significa “traga seu próprio dispositivo”. 

Trata-se de uma possibilidade de infraestrutura de TI que pode ajudar de forma significativa uma empresa e os seus funcionários. 

Isso porque a companhia, seja ela especializada em soluções para rede elétrica ou um escritório de contabilidade, sempre foi responsável por fornecer as ferramentas de trabalho para os colaboradores. 

Mesmo em formatos de trabalho mais recentes, como o home office, é comum que a empresa acabe por disponibilizar os equipamentos para os funcionários, de modo que eles tenham a estrutura necessária para as suas atividades.

No entanto, além dos custos previsíveis com a compra desses recursos, há também a manutenção deles, assim como a atualização de peças e computadores, que são cada vez mais comuns, graças à tecnologia.

Diante disso, não é difícil imaginar que os gastos podem subir consideravelmente, já que a quantidade de máquinas e de peças que vão ser usadas na companhia pode surpreender.

Assim, ao se pensar em uma solução para uma empresa especialista em segurança do trabalho ou para estabelecimentos de qualquer outro setor, surge no horizonte o BYOD.

Se antes o acesso a dados específicos da empresa só podia ser feito por meio de máquinas exclusivas do estabelecimento, com o BYOD esse cenário muda: agora, os colaboradores usam os seus próprios dispositivos para as suas tarefas.

Para que isso seja possível, é necessário que ambas as partes entrem em um acordo, uma vez que essa decisão traz implicações para a empresa e para o colaborador. 

A primeira delas é a de que a companhia precisa liberar esses dados para acesso pelo dispositivo.

Em paralelo, a empresa passa a ter direito de controlar o equipamento, pois está expondo informações consideradas sigilosas. 

Dessa forma, há um comprometimento mútuo, que precisa estar devidamente delineado para funcionar com sucesso.

Como o BYOD pode se tornar uma solução

Tal como a terceirização de serviços se tornou uma solução para muitas empresas de diversos ramos, o BYOD pode ser inserido dentro do contexto de uma companhia e ser um elemento bastante promissor.

Uma das possibilidades de inserção do BYOD em um estabelecimento é por meio do controle da empresa sobre o dispositivo, uma vez que ele se transforma em uma fonte de dados sensíveis do local.

Outra opção é a companhia oferecer o equipamento mas, caso o funcionário ache mais confortável utilizar o seu próprio dispositivo, ele pode tomar essa decisão de forma livre e espontânea.

Por fim, uma possibilidade é a de que uma empresa de projeto de arquitetura corporativa, por exemplo, realize a transferência legal do equipamento para o colaborador. 

Diante disso, cabe à empresa avaliar qual dessas opções mais a favorece.

As vantagens do BYOD

Se para tomar uma decisão mais assertiva o empresário precisa entender melhor quais são os benefícios dessa escolha, portanto, é fundamental conhecer um pouco mais sobre essas vantagens, sendo as principais:

  • Menores custos com equipamentos;
  • Aumento de produtividade;
  • Maior mobilidade;
  • Comodidade para os usuários.

Tudo isso está presente na implementação do BYOD em um comércio, seja ele especializado em divisórias para escritório ou um supermercado de pequenas proporções.

1. Menores custos com equipamentos

Quem lida com tecnologia sabe que se manter sempre atualizado demanda investimentos constantes, pois as novidades não param de surgir. 

Ter que adquirir novos equipamentos frequentemente pode ser um peso para a companhia.

Ao mesmo tempo, é comum que os colaboradores invistam periodicamente na compra de um smartphone novo ou que atualizem as peças do seu computador pessoal. 

Diante disso, ao implementar o BYOD, a empresa diminui os seus custos. Já o funcionário estará sempre com novas ferramentas de trabalho, utilizando-as com maior facilidade no dia a dia. 

2. Aumento de produtividade

Quem nunca teve a experiência de adquirir um produto novo, como as esquadrias de alumínio, e passou a usá-lo como um modo de organizar as tarefas, e também de aumentar o tempo de produção no dia a dia, não é mesmo?

Ao implementar o BYOD, é possível perceber um aumento considerável de produtividade, isso, pois o colaborador se sente mais seguro de usar o seu próprio dispositivo.

Além disso, por ter maior domínio do seu próprio aparelho, cada processo da empresa se torna ainda mais eficiente. 

Afinal, a experiência com a usabilidade do smartphone torna o trabalho muito mais ágil e completo.

3. Maior mobilidade

Outro ponto que merece ser mencionado é o ganho de mobilidade, um vendedor que está externo para vender bancadas em inox pode, por exemplo, puxar o celular rapidamente em uma reunião e acessar o que precisa de modo rápido.

Em paralelo, ele consegue interagir de forma especial com o equipamento, pois sabe o que fazer sempre que houver uma informação que precisa ser devidamente consultada.

Nesses termos, também vale lembrar que não existem barreiras em termos de horário, já que o colaborador acessa o conteúdo sempre que preciso, graças ao BYOD.

4. Comodidade para os usuários.

Mais uma das vantagens trazidas pelo BYOD é justamente a da comodidade, que permite que um colaborador utilize um equipamento com o qual ele já está familiarizado. 

Assim, ele domina os recursos e pode usar o dispositivo de modo integral e otimizado.

Sendo assim, um funcionário que possui um smartphone com um determinado sistema operacional, que é aquele de sua preferência, tem mais tranquilidade ao poder usá-lo nas suas tarefas, sem precisar se adaptar ao novo sistema.

Esses são alguns dos principais benefícios que o BYOD pode trazer ao ser implementado por diferentes companhias, garantindo assim um melhor aproveitamento e uma maior produtividade corporativa.

Considerações finais

É verdade que, atualmente, qualquer empresa pode se beneficiar dos diferentes recursos que são encontrados no mercado. 

No entanto, isso é ainda mais especial quando o assunto é tecnologia. 

O BYOD é justamente isso: um recurso que traz benefícios expressivos para qualquer estabelecimento, pois traz soluções que auxiliam no dia a dia do local e que favorecem tanto o empregador quanto os seus colaboradores. 

Dessa forma, ao investir em segurança e permitir que todo esse processo seja cada vez mais confiável, a empresa tende a crescer cada vez mais e conquistar o seu espaço no mercado, atualizando as suas ferramentas de trabalho e aprimorando os seus recursos.

Afinal, unificar benefícios como a redução de custos, oferecendo ao mesmo tempo comodidade, mobilidade e produtividade, é um modo eficaz de promover melhorias dentro da companhia, permitindo que ela cresça de forma exponencial.

Por isso, não deixe de considerar o BYOD como uma solução para o seu estabelecimento e colha os resultados dessa escolha inovadora e tecnológica em diferentes aspectos do seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus

Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!