O ITIL V4 foi recentemente lançado no mercado e já se tornou um framework popular para gestão de serviços, muitas empresas têm falado sobre ele porque é uma ótima oportunidade de investimento.
O uso de ferramentas tecnológicas se tornou imprescindível para que as empresas consigam se manter competitivas e atuais em seu mercado de atuação.
Sem o uso de recursos tecnológicos fica difícil acompanhar as tendências e entregar produtos e serviços de qualidade para os clientes.
Independentemente do setor de uma organização, ela precisa contar com diferentes recursos tecnológicos, que atendam às suas necessidades e sejam compatíveis com a sua realidade.
Por essa razão, muitas corporações contam com serviços de TI (tecnologia da informação), sejam eles terceirizados ou próprios.
Entretanto, para otimizar a utilização dos recursos tecnológicos e as tarefas deste departamento, é fundamental implementar outros recursos.
O uso de frameworks é a estratégia adotada pelas organizações que contam com ferramentas tecnológicas em seu dia a dia.
Para que você entenda um pouco mais sobre esse assunto, neste artigo, vamos explicar o conceito de ITIL V4, qual é sua utilidade e quais os recursos trazidos por ele.
O que é ITIL V4
ITIL ou Information Technology Infrastructure Library, que pode ser traduzido para o português como Biblioteca de Tecnologia da Informação e Infraestrutura.
Trata-se de um conjunto de métodos que ajudam a melhorar a produtividade do departamento de TI de uma empresa, otimizando seus processos e melhorando a infraestrutura tecnológica da companhia.
Ao utilizá-lo, uma distribuidora de produtos em alumínio vai contar com a versão mais recente desse framework, com foco total na gestão de negócios.
De todos os tipos de ITIL, este é o mais atual e acompanha as tendências dos melhores softwares para as operações de TI.
Por meio dele, é possível permitir atualizações mais frequentes, além da ligação entre as melhores práticas. Também é uma forma de eliminar conteúdos desnecessários e obter orientações acerca de templates e outros recursos.
Por meio dele, a empresa também consegue manter apenas o que for relevante e garantir processos mais consistentes, além de ser um recurso impulsionado pelo negócio e pelo setor de TI.
Sabendo qual é o seu conceito, também é importante compreender a necessidade desse recurso tecnológico.
Qual a utilidade do ITIL V4?
Por meio dessa estrutura conseguimos uma fundamentação flexível para a empresa, dentro das tendências de transformação tecnológica.
A organização consegue adaptar seus negócios, de modo a aumentar suas vantagens competitivas em relação aos concorrentes.
Trata-se de um modelo operacional que ajuda a entregar produtos e serviços pautados na tecnologia.
Além disso, uma empresa de conserto de exaustor acompanha as tendências mais recentes em softwares e atividades do setor de TI.
Essa estrutura ajuda no gerenciamento de serviços, tendo como base as melhores práticas nesses processos, garantindo domínio dos serviços empresariais e de negócios.
Com isso, o ITIL V4 traz vantagens, como:
- Transformação digital;
- Economia de acesso;
- Economia colaborativa;
- Economia de recorrência.
Ele também oferece uma base mais prática e flexível que apoiam a corporação durante o processo de transformação digital, alinhando todos os seus recursos, sejam eles humanos, físicos ou digitais.
As versões anteriores foram muito importantes para o processo de transformação digital de diferentes tipos de empresas, mas o V4 também incorpora filosofias, como o DevOps, Agile e Lean.
Podemos observar esses diferenciais por meio de seus princípios orientadores, que tornam essa versão muito mais flexível e orientada a valor.
A empresa consegue melhorar sua produtividade, visto que é capaz de enxergar possíveis imprevistos, reduzir problemas em seus equipamentos e melhorar o atendimento ao cliente, tornando-o mais ágil e eficiente.
No caso de uma autoescola de habilitação tipo B, ela será capaz de ter uma visão muito melhor sobre sua própria empresa, ao mesmo tempo em que reduz os custos de maneira mais efetiva.
O ITIL 4 também ajuda a identificar falhas nos serviços, que podem resultar em prejuízos ao longo do tempo.
Por fim, esse recurso também auxilia na definição das responsabilidades de cada um dos colaboradores, melhora a comunicação, aumenta a produtividade e prioriza aquilo que é mais importante para a organização.
Consequentemente, a empresa eleva a qualidade de seus produtos e serviços, uma vez que é capaz de suprir suas dificuldades durante a realização de diferentes projetos.
O recurso também ajuda a ter uma visão global das soluções oferecidas pelo negócio, de modo que ele se torne mais relevante no mercado.
Recursos do ITIL V4
O ITIL V4 surgiu como uma evolução dos modelos anteriores, mas não para substituí-los. Portanto, se um fabricante de bateria 60 amperes utiliza uma versão anterior, não há problema algum.
As práticas utilizadas nos modelos mais antigos continuam sendo válidas, mas na versão 4, existem recursos atualizados que incluem práticas mais modernas e que elevam a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes.
Ele conta com 34 práticas que englobam diferentes processos, todos organizados em 3 modelos de práticas.
Também possui uma cadeia de valor de serviço, que envolve o planejamento, melhoria, engajamento, design e transição, entrega e suporte e obtain/build.
Conta também com 4 dimensões de gerenciamento, como organização e pessoas, informação e tecnologia, fluxos de valor e processos, e parceiros e fornecedores.
Ao utilizar esse recurso, um chaveiro 24h conta com um sistema de valor de serviço, recursos para co-criação de valor, estratégias para modelo de relacionamento de serviço e a ferramenta de valor, resultados, custos e riscos.
Também consegue entender melhor os fluxos de valor e com os princípios de orientação da ITIL, que foram atualizados em 2016.
A ferramenta também oferece práticas gerais de gestão, como gestão de arquitetura, medição e relatórios, gestão de mudanças organizacionais, de projetos, de riscos e força de trabalho, além da gestão de talentos.
As organizações também contam com as práticas de gerenciamento técnico, como gerenciamento de infraestrutura, gerenciamento de plataforma e gerenciamento de software.
Ele também mostra detalhes sobre tecnologias mais modernas e que vêm sendo adotadas por diferentes empresas, como a computação em nuvem, machine learning, processos de inteligência artificial, dentre outros recursos modernos de trabalho.
O desenvolvimento para a atualização do ITIL começou em 2017 e contou com diversos profissionais. Ele foi lançado em 2019 e desde então vem sendo aprimorado.
Uma empresa de laudo corpo de bombeiros terá acesso a um recurso constantemente trabalhado pelo “ITIL Development Group”.
O grupo conta com mais de 2 mil membros, que buscam uma ferramenta modular e que possa ser constantemente atualizada.
Eles também visam uma solução mais enxuta e que elimine conteúdos desnecessários. Seu foco está na praticidade e na manutenção apenas daquilo que for realmente relevante para o negócio.
Isso faz com que ele se torne mais consistente, utilizando uma ferramenta impulsionada pela colaboração da comunidade.
Consequentemente, a empresa se torna mais flexível e capaz de adotar práticas modernas e que atendam às suas necessidades.
Vantagens do ITIL V4
Ao utilizar o ITIL V4, um fabricante de Cortina romana quarto consegue melhorar sua proatividade e atender as necessidades de seus clientes, de maneira mais rápida.
Os conhecimentos obtidos pela organização são bem administrados, reduzindo os riscos da infraestrutura, além da redução de falhas.
Também existem os benefícios financeiros, visto que a empresa melhora a utilização de recursos humanos, identifica as suas falhas e reduz os seus próprios custos.
Todas as mudanças são implementadas de maneira mais precisa, o que diminui o investimento em operações, mitigando seus erros.
Tudo o que é feito pela empresa passa a ser projetado para atingir metas de qualidade, melhorando o seu gerenciamento e capacidade.
Dentro de uma especializada em roupas para revenda direto da fábrica, os gestores terão mais controle das despesas, além de mais facilidade para justificar os investimentos em TI e infraestrutura.
Por fim, não podemos deixar de mencionar os benefícios para os profissionais da área de TI, capazes de definir regras e responsabilidades para a equipe, melhorar sua comunicação e aumentar a própria produtividade.
Tudo isso é feito com foco nas prioridades da companhia, tornando os colaboradores mais motivados e satisfeitos.
Conclusão
Em resumo, as empresas estão sempre em busca de maneiras para melhorar a qualidade de seus produtos e serviços, sem elevar os custos ou sobrecarregar os colaboradores.
Nesse contexto, a tecnologia chega como um recurso fundamental para garantir o alcance dos objetivos da corporação.
O ITIL é capaz de melhorar o uso dos recursos tecnológicos de uma corporação, valorizando ainda mais seus projetos e as atividades exercidas pelo setor de TI.
Neste artigo, você pôde conhecer um pouco mais sobre sua última versão e de que maneira ela pode ajudar as organizações.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Matheus
Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.