Entre as empresas do setor de Prestação de Serviços, o segmento de Locação de Equipamentos é o que apresenta maior índice de produtividade tecnológica. Isso é o que aponta o Índice de Produtividade Tecnológica (IPT), pesquisa encomendada pela TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil, à H2R Pesquisas Avançadas.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp2!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
As empresas do subsegmento de Locação de Equipamentos apresentaram um Índice de Produtividade Tecnológica de 0,61 – em uma escala que vai de 0 a 1, resultado acima da média geral das empresas do setor de Prestação de Serviços, que é de 0,54. A pesquisa aponta que este bom desempenho do subsegmento tem uma explicação: o valor agregado dos equipamentos, que fazem com que a operação requisite maior uso de ERP para a gestão de compras (90%), contratos (96%), operações (90%) e vendas (90%).
As empresas dos subsegmentos de Segurança e Limpeza, TI e Telecomunicações, Assistência Técnica e Transporte Rodoviário de Passageiros obtiveram desempenho médio na pesquisa, variando seus índices de 0,51 a 0,56.
Entretanto, o segmento de Terceirização de Serviços Administrativos (BPO) registrou 0,38, obtendo a pior performance no estudo. A natureza do serviço deste subsegmento pode ser uma das explicações para o IPT abaixo da média geral: são empresas focadas na gestão de um serviço específico (RH, Contabilidade, Financeiro etc.), que tendem a adotar sistemas e ERPs referentes apenas aos serviços que prestam ou à necessidade de seu cliente.
A pesquisa entrevistou 530 empresas nacionais e multinacionais do setor de Prestação de Serviços, com faturamento igual ou maior a R$ 5 milhões. Desse total, as empresas foram representadas da seguinte maneira: Segurança e Limpeza (33%), Locação de Equipamentos (23%), TI e Telecomunicações (21%), Terceirização de Serviços Administrativos (BPO) (13%), assistência técnica (5%) e transporte de passageiros (5%).
Faça como os mais de 4.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.