Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o déficit de mão de obra em tecnologia, que era de 30 mil em 2019, dobrou no primeiro semestre de 2021, de acordo com os cálculos da associação, ainda deve alcançar 420 mil até 2024.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp2!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
Para diminuir este gap, a Let’s Code e o iFood se uniram para um novo projeto de desenvolvimento de profissionais. O programa Vem ser Tech, que faz parte da iniciativa Potência Tech, criada pelo iFood, dá a oportunidade de formação online e completa em Web Full Stack. Com duração de seis meses, os alunos terão a oportunidade de aprender a desenvolver sites, aplicativos, além de framework front-end, técnicas de programação, entre outros temas.
Serão oferecidas 80 bolsas de estudo de até R﹩3.500 para se tornar um programador e os selecionados receberão um auxílio de R﹩1.125 para incentivar os estudos. O pagamento por parte do candidato será feito somente depois que o aluno terminar o curso e estiver ganhando acima de R﹩2500 por mês. Além disso, todos os inscritos têm acesso a um curso online 100% gratuito com certificado.
Com o compromisso de fortalecer a comunidade de profissionais envolvidos em seus processos, a edtech que forma desenvolvedores para o mundo real possui aulas ao vivo online e trocas em tempo real com professores especializados.
“O setor de tecnologia como um todo está aquecido, precisando cada vez mais de profissionais qualificados prontos para atuar nas necessidades reais das empresas. No entanto, muitos brasileiros ainda não têm a oportunidade de ter um ensino de programação de qualidade e aprendem o básico – que já está ultrapassado – ou nem isso. O nosso objetivo é formar essas pessoas com as melhores técnicas e também trazer a experiência dos nossos professores no mercado.” explica Felipe Paiva, CEO da Let’s Code.
Além do Vem ser Tech, da Let’s Code, que é voltado para o público com renda mensal de até R﹩1.500 por mês, formando-os para serem programadores, e ampliando as contratações de profissionais qualificados para o mercado de tecnologia, a iniciativa do Potência Tech conta com outros parceiros para criar uma plataforma digital que oferece acesso a diferentes cursos de tecnologia voltados para pessoas em vulnerabilidade social.
“Queremos que o Potência Tech conecte sonhos, tecnologia e leve oportunidades para aqueles que mais precisam de capacitação e uma chance no mercado de trabalho. Acreditamos que juntos podemos viabilizar vidas e sonhos, além de potencializar e transformar diferentes realidades”, afirma Gustavo Vitti, vice-presidente de pessoas e soluções sustentáveis do iFood.
As inscrições para o programa acontecem até o dia 10 de novembro. O início da turma está previsto para 11 de janeiro. Para participar é necessário estar residindo no Brasil, ter 18 anos completos e estar no perfil socioeconômico de baixa renda. Para saber mais e se candidatar basta acessar aqui.
Faça como os mais de 4.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.