A Inteligência Artificial é uma aliada das empresas na hora de aproximar os consumidores da marca. Ter registros dos clientes diante dos mercados online e offline faz com que sejam criadas estratégias específicas para alcançar um maior número de vendas. O sucesso da data mais esperada do ano fez com que a Infracommerce, maior ecossistema digital independente para e-commerce da América Latina, se preparasse para auxiliar outras empresas a entenderem a importância da tecnologia a seu favor.
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Atualmente, vivemos em um cenário em que os brasileiros estão cada vez mais exigentes e têm a preferência de adquirir produtos de forma virtual devido à boa experiência durante o processo de compra. E ter o apoio da inteligência artificial, uma tecnologia disruptiva que impulsiona a ampliação de dados dos usuários, faz com que aumente o número de vendas em datas especiais.
Segundo Fábio Veras, CTO da Infracommerce, “o abastecimento de dados dos consumidores no varejo contribui com o avanço para concretizar a venda durante o período da Black Friday. Coletar os dados e realizar a interpretação de acordo com o perfil de cada usuário facilita na oferta de produtos que possam interessá-lo para efetivação de uma compra, por exemplo”. Com isso, os e-commerces devem se preparar para ampliar sua capacidade tecnológica ao armazenar esses dados, digitalizá-los e modificá-los de acordo com o mapeamento comportamental de cada usuário. “Viabilizar e identificar as oportunidades irá facilitar o modo pessoal de cada cliente ao adquirir uma mercadoria, além de oferecer uma experiência personalizada”, ressalta Veras.
Há alguns métodos que também são beneficiados com o uso de Inteligência Artificial e ajudam todos os setores da empresa a funcionar como uma engrenagem, onde todos os processos estão monitorados e voltados a um único objetivo.
“Hoje, precisamos utilizar toda tecnologia existente a nosso favor, desta forma, conseguimos captar e fidelizar os consumidores, além de oferecer uma experiência única e satisfatória”, explica Fábio.
A vantagem da utilização da IA é que com os dados lado a lado é possível aumentar e organizar a capacidade de produção de cada área dentro da companhia como, por exemplo, gerir o estoque de acordo com as previsões de demandas e solicitações dos usuários, auxiliando no abastecimento de determinados produtos, prever as vendas em números, controlar a logística, entre outros. Os algoritmos conseguem ajudar a olhar cada parte e, ao mesmo tempo, todo o processo.
Fábio Veras, CTO da Infracommerce.
Entretanto, o passo a passo precisa estar adequado ao tamanho da marca e às demandas do setor. E para que a Black Friday seja a melhor da história, “as empresas precisam realizar a integração entre todos os processos e focar na experiência do consumidor que se inicia na boa experiência do cliente diante da plataforma, passa pela venda do produto por um preço competitivo ao mercado, nas opções de pagamento, no oferecimento de uma logística confortável ao perfil do usuário, além do bom funcionamento do Sac”, conclui Fábio Veras.
Com toda a estrutura em funcionamento, os setores tem seus atendimentos otimizados de forma ágil, permitindo que o relacionamento seja consolidado até a etapa final, quando o produto chega nas mãos do cliente.
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Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.