“É desnecessário dizer como o mercado de TI explodiu em 2021”, ressalta Omar Tabach, sócio-diretor de uma das mais conceituadas consultorias no mercado de tecnologia, que também hoje produz uma das mais importantes pesquisas de mercado de fornecedores de TI no Brasil, com os relatórios ISG Provider LensTM. Segundo ele, o primeiro semestre de 2020 foi o período de certa perplexidade em que o mercado parou para compreender os impactos da pandemia da Covid-19 e depois, então, voltou a acelerar os negócios.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp2!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
Tabach explica que no segundo semestre de 2020 e no primeiro de 2021 a TGT Consult observou um grande movimento de investimentos em tecnologia. Os projetos que haviam parado no início da pandemia vieram à tona e somaram-se ao portfólio desses dois períodos, respectivamente.
“Houve maior volume de projetos e novas demandas causadas pela própria pandemia, o que fez com que as empresas comprassem mais. O mercado de consultoria e o de fornecimento de serviço de tecnologia, por exemplo, seguem muito demandados desde então”.
Como é o caso da própria TGT, que vem mirando em resolução de problemas complexos no gerenciamento da Tecnologia de Informação de grandes companhias, o que rendeu à empresa um crescimento de mais de 150% no último ano.
“Temos dois pilares de serviço: o primeiro pilar é o de consultoria e o segundo de pesquisa. Falando primeiro no de pesquisa, trata-se de uma área nova, indo para o quinto ano no Brasil. No entanto, temos registrado um crescimento exponencial, tanto em número de pesquisas e relatórios que a gente oferece, quanto em volume de faturamento”. De 2018 para 2021 o número de estudos feitos no mercado brasileiro passou de 5 para 15, o que também impactou no crescimento da TGT. No último ano, a área de pesquisa teve um aumento de 50% na equipe de analistas e hoje representa cerca de 30% do faturamento da empresa.
Já a área de consultoria representa o crescimento mais expressivo em valores da TGT, conquistando novas grandes contas e grandes projetos. “O que mudou é que agora os clientes têm buscado projetos de mais longo prazo, que envolvam equipes mais especializadas e analíticas. Outro ponto importante é que representamos a ISG no Brasil e isso nos permitiu acelerar não somente no setor de pesquisa como também a geração de mais conhecimento em consultoria, nos abrindo portas para atender localmente os clientes globais”.
Tabach diz ainda que no último ano houve uma grande demanda por estruturação de grandes projetos, sejam eles de governança, de arquitetura de soluções, de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), de Compliance e de cibersegurança.
“Para manter essa taxa de crescimento, apostamos na sinergia entre as áreas de pesquisas e consultoria, que, enquanto na primeira nos confere um conhecimento único sobre o mercado e as tendências no setor de tecnologia, na segunda aplicamos este conhecimento entre as maiores empresas do Brasil – o que retroalimenta nossos analistas também”.
Tabach diz ainda que um dos maiores investimentos da TGT Consult tem sido na formação de seus colaboradores: “Temos feito muitos treinamentos com o método de pesquisa que usamos para analisar o mercado, além de treinamentos internos de metodologias de consultoria e investido na contratação de novos profissionais experientes”.
A grande novidade da TGT para 2022 será a implantação da pesquisa sobre o mercado de IoT (Internet das Coisas), um tema, que segundo Omar, “ainda está em maturação no Brasil”. E além dos estudos dos ecossistemas de parceiros SAP, Microsoft e Service Now, a TGT anunciou que deve incluir dois relatórios dos parceiros Google e Oracle no Brasil. “Vamos investir mais em pesquisa e geração de conhecimento, trazendo mais sócios e analistas e aumentando o número de estudos no mercado brasileiro de TI”, completa.
Faça como os mais de 4.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.