Conheça três vantagens da telefonia em nuvem

A tecnologia VoIP não é recente, mas tem crescido e auxiliado empresas durante a pandemia

Com o recente aumento do número de casos de Covid-19 e Influenza (H3N2), é difícil falar em um mundo pós-pandemia. Para 2022, a expectativa era a retomada das atividades presenciais ou adotar o modelo híbrido, mas os números alarmantes fizeram com que as organizações repensassem sobre a volta presencial e permanecessem ao trabalho em home-office.  

Desde o início da crise, profundas mudanças ocorreram no mercado de trabalho. Começando pela repentina necessidade de adotar o modelo home office para dar continuidade às atividades, que só foi possível graças à tecnologia. Impulsionada pelas transformações digitais, as empresas aderiram o uso dos recursos de telefonia em nuvem por proporcionar mais flexibilidade nos processos.

telefonia em nuvem ou VoIP é um serviço oferecido por empresas de tecnologia, que transfere toda sua rede de telefonia para a Internet. Como utiliza a Internet já instalada na empresa, não é necessária nenhuma outra estrutura, como aparelhos de PABX, cabeamentos ou ainda manutenção de hardware e periféricos. Além disso, as soluções em nuvem se mostraram eficientes e com um custo mais baixo do que as tecnologias tradicionais.

De acordo com um levantamento realizado pela Gartner, empresa líder em pesquisa e consultoria, a expectativa é de que, até 2022, 60% das organizações utilizarão a oferta de serviços gerenciados de telefonia em nuvem.

“A tecnologia é um importante facilitador das atividades para qualquer empresa. Além de inovar até mesmo dos processos mais antigos que estávamos acostumados” comenta Leandro Campos, CEO da Nvoip, startup de telecomunicações que possui maior cobertura de telefonia em nuvem do Brasil.

Com o objetivo de auxiliar as empresas que adotam o home-office, o executivo listou 3 motivos para utilizar a tecnologia Voip no seu negócio:

  1. Mais controle: Com as equipes em home office, o gestor ou líder de equipe ganha mais uma função: saber como os colaboradores estão produzindo. Neste caso, os melhores motivos de aderir a tecnologia VoIP: Conseguir ver relatórios das ligações por departamento, subdepartamento ou individuais de cada membro da equipe, além de poder ouvir a gravação ou fazer uma escuta em tempo real. Não importa mais se o colaborador está do seu lado ou não: é possível acompanhar e ter controle 100% sobre seu trabalho.
  1. Reduza os custos: Se você já abandonou o escritório físico para o home office ou mesmo se você está balanceando a equipe em modelo híbrido, o custo de ter uma telefonia “agarrada” em um endereço só com certeza é bem grande. E com a tecnologia VoIP não é necessário mais isso e reduz custos. Por operar 100% pela internet, o serviço é vendido, na maioria das empresas, como uma assinatura e, portanto, não há fidelidade, burocracia ou multas contratuais. Além disso, é possível reduzir ou aumentar o serviço de acordo com o momento da empresa, gerando economias de até 70% em relação a telefonia tradicional.
  1. Mobilidade – É possível acessar o sistema de telefonia na nuvem por meio de qualquer dispositivo desde que tenha acesso à internet. Isso facilita o trabalho remoto, acesso a relatórios de chamadas ou até mesmo a mudança de localidade da empresa, uma vez que o número adquirido permanece o mesmo após a transição.

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Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

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