Hoje em dia as marcas que querem se destacar no mercado precisam de alguns segredos e diferenciais ou vão acabar ficando para trás. Uma das maiores estratégias nesse sentido é a de assessment, que pode fazer toda a diferença na prática.
Termo em inglês para “avaliação”, por si só essa expressão não chega nem perto de transmitir a profundidade do conceito, que no fundo é o que dá sustentação a esse recurso enquanto metodologia ou filosofia de trabalho corporativo.
Trata-se de um esforço de melhorar a qualidade da mão de obra de um negócio, por meio de um esforço que vem desde as esferas mais altas de diretoria e executivo, passando pelos gestores, tutores e líderes em geral, até chegar a cada colaborador.
Daí que o termo não seja suficiente para abarcar o sentido mais profundo dessa medida.
Para começar, o assessment não é apenas uma avaliação no sentido de se voltar para os candidatos à vaga de uma empresa de manutenção de poço, por exemplo.
Na verdade, ele já envolve os funcionários e colaboradores presentes na folha de pagamento.
Até porque, são essas pessoas que conduzem a operação diária e os processos, impactando diretamente na qualidade da solução prestada.
Seria uma ilusão achar que uma avaliação de controle de qualidade do material humano e dos talentos que compõem um time profissional precisa ser feita apenas na contratação, pois com o tempo os desafios tendem a mudar e até crescer.
Além disso, por trás do assessment existe uma convicção relativamente recente no universo corporativo, que é a de que a verdadeira fortuna de uma corporação não está nos cofres ou no dinheiro guardado no banco, mas sim no seu capital intelectual.
Essa noção de material ou ativo humano, bem como de capital intelectual, é o cerne de uma verdadeira transformação que tem ocorrido no mercado de trabalho. Sua origem envolve vários aspectos, como a qualidade de vida das pessoas.
Basta imaginar o caso de um uniforme eletricista NR10, cuja norma trabalhista regulamenta todos os cuidados de proteção necessários para o funcionário operar equipamentos de energia elétrica com segurança e tranquilidade.
Sinceramente, aos poucos as empresas foram notando que sem esse tipo de preocupação, não é possível criar algo sustentável.
Pois, com o tempo os funcionários percebem que não são realmente valorizados, então não dão o máximo de si mesmos.
É a partir de situações assim que surgem os famosos ambientes tóxicos, em que os líderes ou começam a perder o controle, ou eles próprios faltam com o bom exemplo. O que na sequência espalha um clima geral de fofoca, atraso e falta de colaboração.
Por outro lado, se a empresa consegue firmar uma cultura organizacional mais forte, que valorize as pessoas realmente, demonstrando isso em planos de carreira, participação nos lucros e resultados, entre outros, o cenário muda completamente.
Aí é que está a razão de ser do assessment enquanto avaliação que vai ajudar primeiro a formar um time com essa qualidade, e depois a fazer a manutenção dele, acompanhando todos e cada um dos membros participantes.
Assim, os famosos pilares de missão, visão e valores que uma transportadora de cargas pequenas delineia logo na fundação da marca, ganham muito mais chances de se concretizar e trazer resultados práticos para o negócio.
Se levarmos em conta o mercado atual, que passa por um de seus momentos mais competitivos que já se viu, isso ganha ainda mais importância.
Afinal, a concorrência nunca foi tão grande quanto a que vemos atualmente entre as marcas.
Assim como os clientes e consumidores em geral nunca foram tão exigentes. A própria internet, se por um lado democratiza várias funcionalidades, por outro intensifica ainda mais esse cenário geral de disputa, então cada empresa precisa fortalecer-se.
Mesmo que para isso seja preciso fazer mudanças estruturais muitas vezes. Por isso, o assessment pode ser melhor assimilado quando implementado logo na fundação da firma, mas isso não impede que uma já existente tente absorver ele.
Também é por esse motivo que decidimos elaborar todo este artigo com detalhes sobre por que vale tanto a pena investir no assessment.
O que implica explicar melhor o que ele é e qual sua importância no curto, médio e longo prazo.
Além de que trazemos exemplos práticos e bem didáticos, de segmentos reais, que podem ir desde uma clínica de exame neurológico evolutivo até lojas de roupa no varejo. Isso também ajuda a assimilar a questão em termos mais realistas.
Considerando-se tudo isso, se você tem o interesse de realmente entender um princípio de cultura organizacional que pode fazer toda diferença na história do seu negócio, fortalecendo e muito a marca e a operação, basta seguir na leitura.
O que é assessment?
Até aqui já ficou claro que se trata de uma metodologia ou filosofia de trabalho corporativo que preza pela avaliação como modo de mensurar a qualidade técnica e humana de profissionais, sejam eles já contratados ou candidatos.
Em termos práticos, ele não pode ficar apenas na teoria, mas deve traduzir-se em um relatório muito claro e objetivo, capaz de expressar as tendências de desempenho, comportamento e potencial de uma pessoa.
Sendo que não se trata apenas de uma avaliação no sentido investigativo, como algo feito de modo unilateral pela empresa.
Entretanto, sim de algo operado em conjunto, de maneira que o funcionário ou candidato também se conheça melhor.
Assim, se a empresa atua com fabricação ou instalação de estufa de Co2, ela precisa aprender a lançar mão do RH (Recursos Humanos) para fazer esse tipo de levantamento.
O que pode implicar em treinamento geral, para todos os ativos da empresa, desde os diretores até os colaboradores mais ligados à operação diária.
Além de que hoje o assessment costuma contar com suporte da tecnologia também. De fato, há vários softwares, programas e aplicativos que podem ajudar e muito nas avaliações.
Tudo de modo que a empresa consiga recrutar e estimular os melhores talentos, tornando sua missão mais plausível, e com isso, transformando a própria rotina de trabalho em algo bem melhor de ser vivenciado.
Os 4 tipos existentes
Um modo ainda mais fácil de deixar claro por que você deve investir no assessment é tratando dos tipos mais comuns que já têm sido aplicados em empresas no Brasil.
Até porque, realmente dois fatores aqui podem mudar consideravelmente. O primeiro é o dos objetivos da empresa ao aplicar a ferramenta, que pode ir desde recrutamento até melhorias internas.
O segundo é o do tipo de ativo que a empresa procura, como uma firma de locação de van com motorista, que pode começar priorizando a destreza dos motoristas no sentido mais imediato e mecânico do termo, mas depois vai além.
Deste modo, há pelo menos 4 tipos que cobrem isso de modo satisfatório, que são:
- O assessment pessoal;
- O assessment cultural;
- O assessment funcional;
- O coaching assessment.
Basicamente, a ferramenta pessoal serve para avaliar funções emotivas, intelectuais, cognitivas e até mesmo morais, de caráter ou personalidade.
A cultural remete ao sentido que demos antes, como algo que abrange toda a filosofia corporativa ou organizacional de uma empresa.
Já a avaliação funcional é mais ousada, pois implica uma análise de conjunto, para determinar o trabalho em equipe e o resultado como um todo.
O último tipo, do coaching, tem a ver com os investimentos que uma empresa pode fazer para melhorar o desempenho pessoal de cada um, por meio de treinamentos, palestras e afins.
Pense nas soft skills
Um motivo indiscutível para qualquer negócio investir em assessment está no fato de que essa metodologia ajuda uma empresa a fazer uma divisão básica do seu banco de talentos.
Trata-se do fato de que hoje um funcionário não pode mais ser medido apenas por seus dotes práticos, que podemos chamar de hard skills.
Como um médico que atua na área de clínica de fonoaudiologia. Além da capacidade técnica de diagnosticar e resolver problemas, ele precisa ter um feeling para entender a necessidade do paciente, bem como boa comunicação e ética.
Portanto, devemos falar também das soft skills, que são as aptidões mais sutis e difíceis de captar, pois não consistem em um diploma ou qualquer outro pedaço de papel.
Como ser sustentável?
Por fim, hoje muita gente ainda pensa que sustentabilidade é algo que se limita ao ecologismo, embora a palavra vá muito além disso.
Lembrando que também é importante que um gabinete industrial seja reciclável e amigo do meio ambiente.
Contudo, a palavra tem o sentido de indicar uma empresa que cresce de modo sério e sólido.
Eis aí mais um motivo para fazer sempre o assessment, como avaliação que vai permitir ter as pessoas certas, no lugar certo. Isso é a única coisa que pode tornar sua empresa realmente sustentável.
Considerações 2finais
Sendo assim, o universo corporativo nunca esteve tão competitivo quanto hoje, o que exige que as empresas encontrem um diferencial para se manter no mercado.
Acima explicamos como o assessment pode atender essa demanda, mostrando do que se trata essa ferramenta, como aplicá-la e os principais motivos para fazer tal investimento.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos
Matheus
Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.