Conhecida em inglês como Supply Chain, a cadeia de suprimentos de uma indústria – o caminho necessário para fazer o produto chegar ao cliente, desde a retirada da matéria-prima até a entrega ao consumidor final – precisa funcionar perfeitamente para os bons resultados dos negócios. Com a intenção de melhorar rendimentos e otimizar a cadeia, grandes empresas já fazem testes da aplicação de novas tecnologias, como Inteligência Artificial (IA) e tecnologias de sensoriamento.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp2!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
“O problema das cadeias de suprimentos é a ruptura dos processos por vários tipos de problemas. Com a utilização do sensoriamento remoto, as empresas vão ter condições de respostas mais rápidas em casos de interrupção”, analisa o especialista Paulo Miyagi, membro do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade.
A cadeia de suprimentos engloba o transporte, armazenamento, transformação do produto, embalagem, venda, distribuição, além de atividades adicionais como controle financeiro, marketing e atendimento ao consumidor. Com a utilização da tecnologia de sensoriamento, as organizações terão informações mais precisas do que está realmente está acontecendo. “Imagine uma grande empresa como a de confecções de roupas que trabalha com milhões de itens por dia. Para esse grande volume, a Inteligência Artificial auxilia a filtrar as informações mais importantes, garantindo melhores respostas”, enfatiza o membro do IEEE.
Segundo o especialista, algumas corporações já estão testando a aplicação dessas novas tecnologias, mas ainda como “segredo industrial”, devido às disputas e concorrências no mercado. “Principalmente nas grandes multinacionais, o mercado das inovações é bastante competitivo.”
Faça como os mais de 4.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.