Uma definição simples para open finance poderia ser que se trata de um modelo de compartilhamento de dados que permite aos usuários partilhar seus dados financeiros com terceiros.
O open banking já permite que websites e aplicativos regulamentados acessem dados de transações de contas bancárias e serviços de pagamento para que você possa movimentar, gerenciar e fazer mais do seu dinheiro.
Isto significa que as pessoas podem ter um canal seguro para compartilhar facilmente suas informações bancárias com outras empresas.
Podendo assim, até transferir seus dados para um novo cadastramento em uma empresa de portaria, ou afins.
Graças a ela, estas empresas podem usar os dados bancários para construir novos produtos e serviços financeiros que estão ligados às contas bancárias dos usuários e que são mais adaptados à sua situação e necessidades financeiras específicas.
O objetivo final é melhorar a saúde financeira impulsionada pela inovação do mercado e pela concorrência.
Uma vez implantado, o open finance, por exemplo, permitirá o desenvolvimento de painéis financeiros, reunindo dados de clientes como investimentos, economias e fluxo de caixa, tudo em um só lugar.
Por que optar por esse serviço?
Open finance se baseia no princípio de que os clientes de serviços financeiros possuem e controlam tanto os dados que fornecem quanto os dados que são criados em seu nome.
A reutilização destes dados ocorreria em um ambiente seguro e ético com o consentimento do consumidor.
Assim como uma caixa plástica hortifruti pode ser moldada e reutilizada diversas vezes, cada vez de uma nova forma criativa, o serviço também seria.
Isto significaria que um cliente de serviços financeiros que consinta que um terceiro acesse seus dados financeiros, poderia receber produtos e serviços personalizados como resultado, de forma semelhante ao que está acontecendo com a tecnologia open banking.
O acesso seria fornecido pelo atual provedor de serviços financeiros desse cliente sob uma estrutura clara de consentimento, alinhamento e balanceamento de objetivos.
Ao compartilhar dados financeiros com terceiros de confiança, os clientes poderão receber produtos e serviços personalizados que representam um melhor negócio.
Mudanças e renovações automatizadas combinadas com aconselhamento e serviços de apoio financeiro também estão no topo da agenda de open finance juntamente com avaliações precisas de solvência.
As implicações pessoais e comerciais da adoção de uma abordagem aberta ao financiamento são muitas.
O acesso a conselhos de dívida mais baratos e mais holísticos; recomendações de produtos e maior envolvimento com sua situação financeira são apenas três maneiras pelas quais as plataformas de gestão financeira pessoal poderiam evoluir.
O open finance não é apenas mais um regulamento. O novo sistema é também uma oportunidade para promover mudanças, por exemplo:
- Criação de novos modelos de negócios;
- Produtos e serviços centrados no cliente;
- Uso efetivo dos dados;
- Maior confiança do cliente;
- Transformação digital;
- Otimização de processos;
- Melhorar a concorrência e as relações de parceria.
O Banco como Serviço ou Banking as a Service, é uma solução que permite que as empresas que não fazem parte do mercado de serviços financeiros também atuem como bancos digitais, sem ter que se tornar um só.
Enquanto o Banking as a Service (BaaS), permite a qualquer empresa, em qualquer segmento, criar seu próprio banco digital, o open finance expande a gama de produtos oferecidos.
O BaaS seria o fornecedor de polímeros, e o open finance seria a loja que vende a caneta personalizada para empresa, já pronta para ser comprada pelo consumidor.
Tanto o Banking as a Service quanto o open finance contribuem para criar produtos e experiências financeiras únicas para os clientes. Em Banking as a Service, esta solução permite que empresas não bancárias comecem a operar dentro deste setor.
Aplicando o open finance ao BaaS, o acesso às informações bancárias permitirá a criação de produtos ainda mais consistentes com a realidade dos públicos-alvo, atraindo novos clientes.
O sistema bancário aberto permite que os usuários se movimentam livremente de uma instituição para outra.
Isto torna possível verificar qual é a melhor solução para você naquele momento específico.
Uma vez encontrada, os usuários podem facilmente migrar de uma para outra ou adquirir apenas um produto ou serviço específico, sem as barreiras que existiam antes.
Os serviços financeiros têm sido historicamente inundados de burocracia e não focados no usuário. Com a adoção da tecnologia no mundo corporativo, especialmente dentro de bancos digitais, esta perspectiva está começando a mudar.
Os possíveis benefícios do open finance
Assim como a própria ascensão da Internet, a porta está aberta sobre todos os usos possíveis que poderiam vir do open finance nos próximos anos, mas há algumas ideias gerais que não estão muito fora do reino da imaginação.
No final das contas, as mudanças abrem um novo mundo de flexibilidade para os clientes e lhes dão mais controle sobre sua situação financeira e informações. Aqui estão algumas das maneiras como ele poderia facilitar a vida dos clientes:
Controle sobre compras impulsivas e jogatina
Como as transições digitais se tornaram mais comuns, muitos se preocupavam com o impacto que isso teria sobre os compradores impulsivos ou mesmo sobre os viciados em jogos de azar.
Estas são preocupações muito reais, mas felizmente a open finance poderia realmente sugerir uma solução.
Os aplicativos poderiam implementar várias verificações e equilíbrios para garantir que alguém jogando digitalmente não exagere, ou mesmo use seus dados de atividades anteriores para encorajar os indivíduos a buscar a ajuda de que necessitam.
E em relação às compras impulsivas, imagine um sistema que realize transações sobre um determinado valor até o dia seguinte, para checar novamente com o comprador uma vez que o impulso tenha desaparecido.
Os usuários poderiam até mesmo limitar sua capacidade de gastar ou usar certos aplicativos a certas horas do dia. E poder separar prioridades, como: a limpeza de carpete residencial e manutenção são mais urgentes que o quadro decorativo.
Em meio à revolução do open finance, estão sendo desenvolvidas soluções para ajudar as pessoas com sua saúde financeira.
E sim, essas são táticas que já estão começando a se desenvolverem, principalmente, no Reino Unido e em outras regiões da Europa.
Hipoteca ou compra de habitação
O open finance tem o potencial de tornar as hipotecas muito mais fáceis. Em uma situação típica da compra de uma casa, a informação é transferida entre um proprietário anterior, um novo proprietário, e pelo menos um banco, mas geralmente múltiplos.
Como qualquer pessoa que tenha comprado uma casa atesta, isto cria uma tonelada de espera e papelada.
A open finance poderia remover alguns desses problemas assegurando que a parte certa receba os dados certos na hora certa, e nada mais.
Não apenas isso, mas daria ao cliente mais flexibilidade e controle sobre sua hipoteca, pois eles poderão comparar ofertas de vários fornecedores ao mesmo tempo, e escolher aquele que melhor funciona para eles.
Banco Digital
Ao longo do século XXI até agora, muitas formas de bancos digitais têm surgido. Mas, em sua maioria, os bancos instalaram uma interface digital em seus sistemas atuais. Com o Open Banking, todo o sistema está sendo reconstruído a partir do zero.
Isto levou a bancos que não são apenas parcialmente digitais, mas que são completamente digitais. Nunca é preciso ir pessoalmente a uma agência para abrir uma conta ou assinar papéis.
Com a tecnologia que alimenta os bancos, os clientes podem definir uma gama mais ampla de comportamentos para sua conta bancária.
O cliente poderia teoricamente programar seu aplicativo bancário para transferir dinheiro de uma conta diferente para cobrir a diferença, e evitar taxas de atraso.
Mesmo que o preço do serviço de plotagem veicular tenha sido maior que o esperado, ainda assim o cliente teria como resolver o problema de saque a descoberto de jeito rápido, com alguns simples cliques.
Esta flexibilidade permitirá que os bancos ofereçam melhores ofertas, concorram com outros e se adaptem às necessidades do consumidor.
E-wallets
A open finance também trará nova concorrência no espaço das carteiras eletrônicas, o que dará aos clientes mais opções sobre as marcas com as quais eles se envolvem.
Neste momento, as grandes multinacionais dominam o mercado do mundo ocidental. Mas, em breve, surgirão novos concorrentes que oferecerão melhores (ou simplesmente mais atraentes) benefícios.
Será muito mais fácil para os novos disruptores construírem um sistema e para as marcas que não querem desenvolver uma solução completa para, pelo menos, oferecer alguma forma de financiamento incorporado.
Isto significa que restaurantes e cafeterias locais poderiam oferecer suas próprias recompensas e ofertas personalizadas incorporadas em um aplicativo que também facilita a transação. E as empresas não precisarão ser tão grandes para conseguirem isso.
Se uma micro empresa de dog walker quiser se destacar no mercado, ela irá poder, e com facilidade.
Gestão financeira e planejamento
Imagine ter um único aplicativo para toda a sua gestão e planejamento financeiro. Não há arcos para saltar a fim de abrir uma carteira de investimentos, pagar sua hipoteca ou guardar dinheiro para um dia chuvoso, está tudo em um só lugar.
Alugar caminhão munck, buscar serviços de investimento, coordenar seus seguros, tudo em um só lugar.
Não só isso, mas você também pode manter seu plano de orçamento e automatizar suas contas, transferências e até mesmo mesada dos seus filhos.
Você não terá que se preocupar com a segurança de seus dados, pois seus logins não estariam espalhados pela web.
Tal aplicativo também poderia conectá-lo com planejadores financeiros que só vêem o que você quer mostrar para eles.
Poderia também conectar pessoas com serviços para melhorar sua alfabetização financeira, dando-lhes mais controle sobre seu futuro financeiro, esta é a promessa do open finance.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Matheus
Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.