Você limpou seu computador este ano? É hora de adotar essa prática que ajuda a manter seu dispositivo seguro
Todos sabemos a importância de limpar a casa, lavar as mãos, tomar banho, a comida que chega do mercado, a louça… mas você sabe a importância de manter o computador limpo? E não estou falando apenas de tirar a poeira daquele PC antigo que está em um canto da sua casa.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp2!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
“Limpar seu computador é realmente uma ótima prática de segurança e você deve saber que gastar tempo mantendo seu computador organizado economiza tempo e dor de cabeça no futuro”, explica Dean Coclin, Diretor de Desenvolvimento Sênior de Negócios da DigiCert. Ao longo dos anos, as ameaças enfrentadas pelo seu computador evoluíram e você também deve evoluir. Torne a limpeza do computador parte de sua rotina anual para manter seu computador otimizado e mais seguro.
Organize seus arquivos
É hora de se organizar. Assim como seu cérebro, armazenar muito no seu dispositivo pode fazer com que ele fique lento e não funcione com desempenho máximo. Limpe suas pastas, arquivos, atalhos e favoritos para que você possa encontrar coisas no seu computador. Ao clicar com o botão direito do mouse e selecionar “organizar automaticamente”, você pode classificar facilmente seus arquivos da área de trabalho.
Você depende de seu computador fiel para as tarefas diárias, portanto, mantenha-o organizado para economizar tempo a longo prazo na busca de arquivos. Afinal, é melhor prevenir problemas do que lidar com suas consequências.
Atualizar programas antigos
Manter seus programas e sistema atualizados é sempre uma prática recomendada de segurança, pois as atualizações de software podem instalar patches de segurança críticos e a falha na instalação de uma atualização pode deixar seu dispositivo vulnerável. Portanto, fique protegido com atualizações regulares de software.
“Idealmente, você deve configurar seu software e programas para atualizar automaticamente, mas todos nós sabemos como pode ser chato atualizar seu computador quando você está no meio de algo feito e você é interrompido”, diz Dean Coclin.
Além disso, se você tiver programas antigos que quase nunca usa, exclua-os para economizar energia e espaço do computador. Enquanto você está nisso, você também pode verificar seu dispositivo em busca de vírus. Assim como a parede ao redor do seu coração, você pode usar um firewall para proteger seu computador contra danos.
Apague o que você não precisa
Assim como você faz após uma separação, você deve remover qualquer bagagem desnecessária do seu computador que não precisa mais ocupar espaço. Arquivos e programas extras podem fazer com que seu sistema fique lento e obstrua a memória do seu dispositivo. Basta excluí-los. Além disso, ele pode economizar seu armazenamento, para que você não precise pagar pelo armazenamento em nuvem.
Aqui está uma lista de coisas que você pode excluir do seu computador:
- E-mails
- Fotos
- arquivos desnecessários
- Arquivos duplicados
- Esvazie a lixeira
- Histórico do navegador
- Aplicativos e programas antigos que não estão em uso
“Basicamente, quando se trata de arquivos de computador, use-os ou perca-os. Se você tiver arquivos críticos armazenados em seu dispositivo, faça backup deles antes de iniciar a limpeza. Você não gostaria de remover acidentalmente algo importante”, conclui Coclin.
Bônus: Limpe seu telefone
Princípios semelhantes se aplicam a manter seu telefone organizado, atualizado e livre de desordem. Então vá em frente, exclua todos os contatos que o ignoraram. Você não precisa mais deles. E enquanto você está nisso, defina seus aplicativos para atualizar automaticamente.
Faça como os mais de 4.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.