Apple detém 62% do mercado de smartphones premium no 1º trimestre

E depois de o iPhone 13 ser o smartphone mais vendido do mundo no primeiro trimestre do ano, mais boas notícias para a AppleSegundo a Counterpoint Research, a Maçã dominou o segmento premium (modelos acima de US$400) no início do ano. Precisamente, 62% dos aparelhos desse mercado no período foram da empresa, com o iPhone 13 em primeiro lugar.

No geral, o começo deste ano não foi um bom momento para o mercado de smartphones, que diminuiu 10% em relação ao mesmo período do ano passado — nem para o segmento premium, o qual registrou números 8% menores quando comparados com os do primeiro trimestre de 2021. A situação, porém, está boa para a Apple: a empresa teve o melhor resultado para essa época do ano desde o início de 2017, com o iPhone 13 sendo o smartphone com o maior número de vendas desde outubro de 2021.

Google news

Em comparação ao ano passado, a Apple viu sua participação no mercado subir de 57% para 62%. Já a Samsung diminuiu de 18% para 16%, com atrasos no lançamento do Galaxy S22 — embora a Counterpoint tenha afirmado que a linha da sul-coreana esteja indo bem. A chinesa Huawei amargou um decréscimo de 9% para 3% de marketshare, com inclusive a Apple capturando parte desses consumidores.

O gráfico abaixo mostra a transformação do mercado do primeiro trimestre de 2021 para o mesmo período de 2022:

Gráfico Counterpoint Smartphones premium 1º trimestre 2022

A lista do cinco smartphones premium mais vendidos do primeiro trimestre de 2022 é dominada pela Apple. Temos, em primeiro lugar, o iPhone 13 (com 23%), seguido pelos modelos 13 Pro Max (13%), 13 Pro (9%), e 12 (8%). Em quinto lugar apareceu o Galaxy S22 Ultra, com apenas 3% de participação no segmento. Como lembrou o AppleInsider, a ausência do iPhone 13 mini por aqui deve também estimular o fim desse modelo.

No segmento super premium — composto por aparelhos que custam mais de US$1.000 —, a história não foi muito diferente. Os iPhones 13 Pro e 13 Pro Max abocanharam mais de dois terços das vendas desse mercado, que tiveram um crescimento de 164% em relação ao mesmo período em 2021.

O interessante é que os smartphones mais caros são também a fatia do mercado com crescimento mais rápido. Na China, 20% de todas as vendas são de superpremiums, onde também os usuários da grande base existente da Huawei são importantes para outras marcas se expandirem. A Counterpoint lembrou, ainda, que mercados emergentes como América Latina e Índia vêm ganhando importância para esse segmento.

Faça como os mais de 4.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!

Redação tecflow

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!