Quais as vantagens de uma marca humanizada para um negócio?

Em um meio onde a tecnologia ocupa e facilita boa parte das atividades sociais e comerciais, ter uma marca humanizada pode fazer a diferença para um empreendimento que sabe unir os avanços da modernidade com um toque de humanidade.

As marcas humanizadas são as que buscam se aproximar com o público além das questões comerciais, de modo que seus clientes e também colaboradores, até mesmo quem fornece os produtos possam ser envolvidos na empresa.

Muitos clientes têm receio de se relacionar com empresas que aparentam frieza durante as vendas ou então, nos atendimentos que são feitos, e isso acaba sendo um dos fatores que mais afastam consumidores do que os aproximam. 

Ter uma empresa humanizada como se tem em casos da área da saúde como clínicas ou um centro de oxigenoterapia hiperbárica, pode contribuir não somente com os consumidores como a própria empresa que deixará uma marca dentro do seu nicho. 

Um dos pontos principais de marcas humanizadas é que não se crie uma desvantagem em cima do outro, pensando em um empreendimento como coletivo para que haja uma prosperidade mútua. 

A importância da marca humanizada

Com as mudanças do mercado, as empresas tiveram que se adaptar para manter e realizar seus serviços com as tecnologias que foram sendo introduzidas ou então acabariam ficando para trás.

Contudo, da mesma forma que o mercado mudou para as empresas, o comportamento de clientes também acabou se alterando durante a compra de um produto ou serviço. 

Isso porque, não somente o preço passou a ser importante, como as formas de atendimento. 

Um atendimento personalizado e que passasse a mensagem de que não foi somente uma compra, passou a ter muito mais valor para o cliente, até mesmo se ele recebesse uma placa de homenagem agradecimento online personalizada acaba tendo mais valor.

O posicionamento das empresas também é uma forma dos clientes notarem a humanização, especialmente, naquelas que acabam tendo um impacto direto ou indireto na natureza com o assunto em alta nos meios sociais nos últimos anos.

Por isso, a humanização de uma marca é importante para que os negócios possam ser mais transparentes, do mesmo modo que acabam defendendo causas ou tenham valores sociais em aliança com ela de forma séria, e não somente como estratégia de marketing. 

Por exemplo, uma empresa que fabrica letreiro LED pode utilizar materiais reciclados e de longa duração, além de serem sustentáveis após o tempo de uso, pode fazer uma propaganda da importância que existe em seus serviços. 

A credibilidade de uma marca humanizada acaba aumentando quando se há uma real importância, fazendo com que os clientes percebam que não é somente uma marca mas também existe uma importância social. 

Características e vantagens de uma marca humanizada

Quando uma empresa de limpeza de pastilhas de fachada resolve humanizar a marca, algumas vantagens acabam sendo incluídas neste ato, sendo algumas:

  • Fortalecer o nome;
  • Empatia;
  • Vínculos mais fortes com clientes e parceiros;
  • Fidelização.

As características de uma empresa humanizada está ligada principalmente nas responsabilidades sociais que ela acaba sendo fundamental, criando a ligação não somente com os clientes como também, parceiros que se identificam com o propósito. 

Deste modo, os produtos naturais para revenda de uma empresa acabam atraindo mais parceiros e fornecedores porque acabam sendo ligados ao nome do empreendimento. 

A acessibilidade para interações e comunicações também é um ponto forte da marca humanizada, tanto nos momentos positivos como nos negativos onde o consumidor expressa algum descontentamento ou preocupação. 

As empresas que se tornam mais humanizadas, acabam dando uma maior atenção para o feedback do consumidor, trabalhando em conjunto com a agilidade da tecnologia, mas sem envolver tudo em mensagens instantâneas frias e que gerem pontos negativos. 

Essa comunicação natural acaba sendo não somente com quem já é cliente, como também para aqueles que estão descobrindo o negócio ou estão passando por alguma etapa do funil de vendas. 

Ter uma boa comunicação acaba fazendo com que as oportunidades cresçam, e com isso, sejam vantajosas para o objetivo principal que a empresa tem, além da conclusão de metas durante o processo.

Dicas de como humanizar a marca

Uma empresa de micropigmentação labial está planejando tornar a marca mais humanizada, algumas dicas e planejamentos podem contribuir para que as estratégias sejam assertivas.

01. Ter o próprio estilo

Todo empreendimento precisa ter o próprio estilo para se comunicar, e também, para ser a imagem que irá servir de referência para a empresa na forma como será mostrada para o mundo. 

O estilo inclui abordagens, linguagens, questões visuais e também, os meios de análises que serão feitas, uma parte essencial para entender como o negócio está sendo visto por terceiros.

Com uma boa estratégia e um bom estilo, o negócio pode se destacar dos concorrentes e atrair mais consumidores para a empresa. 

02. Estratégias de marketing não invasivas 

Linguagens agressivas também é outro ponto que deve ser evitado em processos de humanização da empresa, por isso, as estratégias devem ser feitas de uma forma mais simples como uma produção de conteúdo ou o inbound marketing. 

Esses formatos colaboram para que as relações fidelizadas possam ser feitas de um modo mais dinâmico e até mesmo sendo possível que a divulgação venha até mesmo do próprio consumidor para os amigos e familiares a longo prazo.

Um marketing de conteúdo de uma sala planejada apartamento faz com que, a conversão também possa ser acompanhada pela empresa e assim, também permita que outros planejamentos possam ser feitos como a criação de persona ou propagandas assertivas.

Nutrir o consumidor deve ser algo que é feito de forma natural, para que ele não interprete como uma insistência e acabe afastando-o por transparecer que a empresa está focada somente em vender.

03. Linguagem adequada

Uma linguagem correta é o que contribui com as vendas e a humanização da marca, especialmente por ser por meio dela que será feita a ligação com o público, sendo ele um dos principais que devem se identificar com as mensagens da empresa.

Uma janela de PVC com vidro, por exemplo, não pode ser anunciada ou ter suas propagandas de forma que seja muito complexa de entender suas funções ou os materiais que a compõem, isso acaba não tendo efeito no consumidor. 

Por isso, é preciso que o público entenda a linguagem do produto e essa comunicação deve estar alinhada ao que a empresa vende.

04. Mostrar a equipe 

Contar a história da empresa e mostrar aos consumidores, assim como aos fornecedores e parceiros, quem constitui a equipe é uma dica importante para se mostrar que há processos humanos do lado interno, não somente um ambiente profissional sério. 

Criar uma página para mostrar alguns dos profissionais, como o seu nome e suas funções, pode ser uma tática que transmita a mensagem de humanização da empresa para os seus clientes e parceiros, até mesmo vídeos das rotinas diárias. 

Mostrar a equipe e um pouco da rotina demonstra e transmite uma segurança para quem está descobrindo a empresa, assim como uma maior confiança.

05. Mostrar os valores da empresa

Os valores da empresa são um dos pontos que também demonstra uma humanização, especialmente, quando se criam conteúdos em torno deles para que possam explicar o que a empresa apoia e participa, tanto na parte interna como externa com seus parceiros. 

Portanto, se houver sites ou outras páginas digitais, ter uma aba para falar sobre esses valores, junto às visões e as missões da empresa, podem contribuir para criar ainda mais esse ponto humano. 

06. Contar relatos e histórias

Contar com os sentimentos pode contribuir para que a empresa passe um contato mais humano, por isso, algumas empresas acabam adotando a estratégia do storytelling.

O storytelling é uma estratégia e técnica que conta histórias por meio de alguns marketings, podendo ser baseado em algum filme ou roteiros de audiovisual, fazendo com que haja um engajamento nos conteúdos e também, que a atenção dos clientes seja conquistada. 

Essa prática requer que haja um despertar de sentimentos dos consumidores, de forma que eles possam se identificar com a mensagem de algum modo e com isso, se aproximar da empresa por meio de seus conteúdos, produtos ou serviços. 

Considerações finais 

Sendo assim, uma empresa nos dias atuais deve criar uma humanização, não somente para atrair consumidores com estratégias e uma comunicação mais sensitiva, como também para demonstrar que há uma importância com o meio social.

Seja por questões ambientais ou da sociedade, a humanização de uma empresa também permite que parcerias sejam feitas com uma maior duração por aqueles que se identificam com as visões de negócio. 

Outro ponto é que contribui para criar um nome no mercado, e até mesmo, ultrapassar os concorrentes dentro do segmento que atua. Por isso, as vantagens acabam sendo para a empresa como também para a sociedade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus

Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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