Eles já são utilizados por grandes empresas mundo afora e no país: os lockers, ou armários inteligentes, já fazem parte da rotina de consumidores e colaboradores, tanto em aplicações para a entrega e recebimento de produtos no Varejo, quanto, promovendo mais agilidade para empresas multisites. Além disso, eles podem ser utilizados por empresas que querem movimentar seus estoques entre as lojas, servem como pontos de troca de mercadorias, entre muitos outros mercados que ele tem adesão.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp2!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
“Os lockers, quando utilizados na rotina, quebram a necessidade exclusiva de utilizar grandes frotas de veículos ou pessoas dedicadas em todas as etapas”, destaca Jéssica Couto Ferreira, Executiva de Vendas da Pitney Bowes Brasil, multinacional especializada em soluções de logística, envio de documentos, encomendas e pacotes.
As suas aplicações podem ser diversas, eles são utilizados pelo consumidor final ou pelo varejista, que centraliza as demandas em pontos fixos para facilitar a troca e trânsito de mercadorias e objetos em diferentes endereços de empresas multisites, para organizar frotas para um grande centro de distribuição e agilizar o last mile, por exemplo, melhorando a experiência do consumidor.
A instalação do locker funciona com pontos fixos determinados pelo Varejista, que pode utilizar lojas físicas para auxiliar o last mile. Pode-se utilizar ainda de parceiros estratégicos como shoppings, estacionamentos, supermercados e outros locais com objetivo de promover mais agilidade na entrega e melhorar a percepção de quem compra.
“Com isso, é possível utilizar transportes menores como motos, caminhões pequenos e até bicicletas para otimizar a entrega ou logística reversa”, explica Jéssica.
Outra aplicação do locker é a sua utilização para otimizar estoques em diferentes endereços, garantindo mais agilidade na troca de mercadorias, peças e itens entre unidades da mesma empresa. Segundo a executiva, os armários inteligentes são seguros, uma vez que estão atrelados à tecnologia e não podem ser facilmente abertos e possuem materiais robustos que permitem uma estrutura difícil de ser violada, além de serem resistentes aos fatores climáticos, como chuva.
“Em sua essência, eles são uma estrutura voltada para o armazenamento com segurança total”, finaliza a Executiva.
Faça como os mais de 4.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.