A internet possibilita que diversas atividades sejam realizadas de maneira fácil, rápida e prática. Apesar desses benefícios, é necessário saber como manter o seu sistema de rede seguro.
Um sistema de rede com pouca proteção pode ser invadido e ter os seus dados e a dos clientes vazados, comprometendo as atividades da empresa e gerando sanções.
Para que uma empresa colete os dados do cliente é necessário o desenvolvimento de um termo de autorização, especificando para que serão utilizados aqueles dados.
Quando os dados vazam, existe a possibilidade do cliente processar a empresa pelo uso indevido.
O principal objetivo dos hackers é coletar os dados pessoais de clientes de empresas ou atingir os sistemas, desestabilizando-os e gerando brechas para golpes.
Um dos golpes mais temidos dos bancos são falhas nos sistemas que possibilitam a realização de transferências bancárias sem senha, o que pode gerar prejuízos de milhões de reais.
Porém, se você acha que os hackers buscam aplicar golpes apenas em empresas, você está equivocado, pois é possível também realizar isso com pessoas físicas.
Com o mesmo intuito de roubar informações pessoais, eles podem ter acesso ao e-mail, contas de bancos, aplicativos de mensagens e inúmeros outros exemplos.
O principal foco é roubar dinheiro e prejudicar financeiramente o indivíduo, mas também casos de danos morais, como exposições de fotos íntimas e conversas.
Diante desse cenário, é extremamente importante que a empresa não contrate apenas uma empresa de segurança do trabalho, mas que tenha sua própria equipe de segurança da informação.
Portanto, o objetivo desse texto é apresentar o que é um sistema de rede, a importância de manter um seguro e algumas dicas para realizar esse feito, de forma rápida e prática.
O que é um sistema de rede?
Um sistema de rede é um software que conecta vários dispositivos de computadores, possibilitando que utilizem recursos privados, como o compartilhamento de arquivos.
Essa é uma forma de manter diversos usuários trabalhando conjuntamente, compartilhando arquivos em comum e realizando tarefas que se completam, como uma Persiana Romana Cascata.
Toda empresa precisa de um sistema de rede seguro para funcionar, pois dessa forma os funcionários podem trabalhar plenamente.
O sistema de rede é também utilizado para trocar informações com o cliente, ao entrar em sua conta bancária, por exemplo, ele estará acessando um.
Qual a importância de manter um sistema protegido?
A maior parte dos empresários acreditam que manter um sistema protegido não é importante para o seu negócio, uma vez que sua empresa não pertence ao ramo de tecnologia.
Entretanto, essa crença é errada, pois um sistema protegido é importante para qualquer empresa que coleta, processa, analisa e armazena dados, até mesmo uma empresa de limpeza predial.
Portanto, aplicar técnicas que mantenham o seu sistema ou o da sua empresa segura é importante para:
- Manter dados confidenciais seguros;
- Evitar invasões de hackers;
- Garantir a integridade de dados conforme às leis vigentes;
- Evitar sistemas instáveis.
De forma geral, o desenvolvimento de um sistema seguro permite que a empresa trabalhe planejamentos, mantendo os seus e os dados dos clientes confidenciais.
Evitando problemas com o governo da região, devido quaisquer não conformidades ou vazamento de dados.
Além disso, um sistema seguro é mais estável e possibilita que os funcionários trabalhem sem interrupções durante o dia, aumentando o rendimento da equipe.
Desenvolvendo um sistema seguro
O empreendedor deve compreender que precisa investir em segurança da informação em sua empresa, portanto, seguem algumas dicas para esse feito:
- Utilize criptografia;
- Gerencie o acesso de informações confidenciais;
- Estabeleça níveis de acesso para os usuários;
- Proteja a conexão Wi-Fi;
- Sempre realize backup;
- Mantenha os sistemas atualizados;
- Capacite seus funcionários.
Seguindo essas sugestões conjuntamente, os sistemas de informações ficaram mais seguros, possibilitando a melhora do desempenho da equipe e o aumento de faturamento.
Para usuários comuns, uma boa segurança da informação também se faz necessária nos tempos atuais.
1- Utilize criptografia
Criptografia é uma técnica de segurança da informação que converte dados legíveis em dados codificados, por meio de softwares chamados de algoritmos de criptografia ou de codificação.
Dessa forma, os dados só podem ser interpretados pelo usuário após a descriptografia, também realizado por softwares específicos. Esse processo dificulta que usuários de fora da empresa invadam a rede.
Atualmente, já existe uma série de metodologias e softwares capazes de modificarem extensos bancos de dados. A criptografia é uma estratégia que pode ser aplicada tanto por empresas quanto por pessoas físicas, em sua rede de internet doméstica.
2- Gerencie o acesso de informações confidenciais
As informações confidenciais dentro da empresa não podem ser acessadas por qualquer um. Isso porque, às vezes, o responsável por divulgar os dados da empresa pode ser um funcionário de má fé.
Já foram registrados inúmeros relatos de funcionários e ex-funcionários que divulgam o banco de dados da empresa, principalmente, informações confidenciais.
Portanto, é importante ter um controle de acesso para as informações confidenciais, registrando quem acessa, quando, por quanto tempo e limitando o número de funcionários que fazem isso.
3- Estabeleça níveis de acesso para os usuários
Outra dica importante é voltada para empresas que possuem um número expressivo de funcionários, principalmente, aquelas de médio e grande porte que possuem até porteiro eletrônico.
Conforme o setor e o cargo de cada funcionário, ele deve ter acesso a informações que irá de fato utilizar. Por exemplo, um analista do controle de qualidade não precisa ter acesso às bases de dados da garantia da qualidade e vice-versa.
Com esse mecanismo, o vazamento de dados provavelmente ocorrerá em apenas um setor da empresa, reduzindo danos.
4- Proteja a conexão Wi-Fi
Uma das metodologias mais utilizadas para realizar ataques cibernéticos é por meio de conexões de Wi-Fi, pois elas permitem, principalmente quando estão instáveis, que os dados fiquem expostos.
Portanto, o primeiro passo é contratar os melhores serviços de biombo raio x e sempre verificar se está estável para a realização das atividades cotidianas dos funcionários.
Uma outra dica é criar usuários e senhas de acesso para cada funcionário, desse modo é possível rastrear as entradas de rede e identificar qual foi o usuário que vazou informações.
5- Sempre realize backup
O backup é uma cópia de segurança dos seus dados disponíveis em uma rede ou computador. Apesar de não ser uma estratégia preventiva, ela reduz danos, impedindo que informações sejam perdidas.
Provavelmente, você já editou um arquivo, mas após uma atualização espontânea do computador você perdeu e teve que refazer todo o seu trabalho, assim como quando um motoboy entregas esquece um pedido.
Isso pode acontecer em uma empresa, entretanto, no caso de uma organização os danos acabam sendo ainda maiores quando se trata de trâmites e empreendimentos de maior porte
Visto que isso, produz alguns percalços como a perda de informações contábeis, de desenvolvimento de novos produtos e métodos, informações sobre aluguel de escritório mobiliado já realizadas, dentre outros exemplos.
Portanto, sempre faça backup, não importa qual seja a área da sua empresa. Até mesmo o governo já demonstrou a importância da realização de backup, após a perda de diversos bancos de dados.
6- Mantenha os sistemas atualizados
Outra brecha na rede que permite uma invasão de usuários externos são os sistemas desatualizados, que ficam defasados e instáveis.
Quando um programa é lançado, ele geralmente possui algumas falhas em seus códigos. As atualizações surgem para solucionar essas falhas e fornecer ao usuário programas mais seguros, que protegem melhor os seus dados.
Dessa forma, essa é uma dica válida para usuários que não são funcionários de empresas e apenas utilizam seus computadores em casa para atividades rotineiras, mas como já dito, precisam ter um nível mínimo de segurança da informação.
7- Capacite seus funcionários
Por fim, capacite os seus funcionários para que eles saibam qual postura tomar durante uma invasão de rede, o vazamento de informações da empresa e como evitar essas ocorrências.
Todos os funcionários devem ter conhecimentos básicos de informática, mas não precisam agir como uma equipe de segurança privada da informação.
Basta apenas ter conhecimentos para que não cliquem em links suspeitos, levem pendrives com informações da empresa para casa e atualizem constantemente os softwares dos aparelhos eletrônicos que utilizam.
Considerações finais
Disponibilizar arquivos e informações por meio dos sistemas de informação online foi uma revolução para o ser humano, pois tornou diversos trabalhos mais práticos e simples, como o de emitir notas fiscais, escrever jornais, entre outros exemplos.
Mas, aliado a essa facilidade está a invasão constante de hackers e o vazamento de informações confidenciais, que geram problemas tanto para empresas privadas quanto para pessoas comuns.
Portanto, esse texto apresentou uma série de dicas que podem ajudar todas as pessoas interessadas em manterem os seus sistemas de internet seguros, sem vazamento de dados, denúncias e outras perdas significativas. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Matheus
Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.