O armazenamento em nuvem é um recurso que vem sendo cada vez mais utilizado por empresas dos mais variados setores e tamanhos, por conta de sua segurança e facilidade.
As organizações lidam com muitas informações e dados sobre seus clientes, colaboradores e outros envolvidos com ela, mas precisam tomar muito cuidado com o modo que isso é feito.
A internet foi criada na década de 1960 e desde então vem passando por muitas mudanças. A tecnologia também evoluiu muito e conforme evolui, outros conceitos foram surgindo no cotidiano dos usuários, e o armazenamento em nuvem é um deles.
Hoje em dia, existem muitos serviços disponíveis e com capacidades de armazenamento diferentes para as empresas e usuários de modo geral. A tendência é que as coisas continuem evoluindo e gerando mais valor ao dia a dia.
É necessário incorporar esses recursos nos processos internos da companhia, mas tudo deve ser feito da maneira correta, só assim a organização vai aproveitar as vantagens trazidas por essas ferramentas.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é armazenamento em nuvem, como ele funciona e quais são os benefícios trazidos por essa tecnologia.
O que é e como funciona o armazenamento em nuvem
O armazenamento em nuvem já faz parte da vida de pessoas e corporações, tanto é que é muito comum utilizar o Google Drive, OneDrive e outras opções do tipo.
Essa ferramenta nada mais é do que um recurso que armazena arquivos em um HD que não pertence à máquina, por meio da internet. Geralmente, esses arquivos não estão fisicamente no mesmo país do usuário.
Ao utilizar esse recurso, um fabricante de bateria 12v para moto conta com um servidor que intermedia a comunicação entre os dispositivos pessoais com os data centers.
Data center nada mais é do que um local físico e de alto nível de segurança, distribuído em várias partes do mundo.
Se você acessa o serviço de armazenamento em nuvem por meio de seus dispositivos, ele acessa os servidores disponibilizados pelas organizações.
Tudo o que o usuário precisa é de uma conta utilizada para acessar, compartilhar, editar e excluir os documentos armazenados.
A tecnologia está disponível para o público há pouco tempo, mas já existe desde a década de 1970. Seu nome é proveniente de uma metáfora para internet e era comum que fosse utilizado em desenhos e diagramas de telefonia.
O desenho de nuvem era utilizado para representar a internet em diagramas e fluxogramas para mostrar que o caminho seguido pela informação até seu destino não importava.
Ao utilizar essa ferramenta, uma empresa de geotecnia tem acesso a diversas vantagens que veremos a seguir.
Benefícios do armazenamento em nuvem
Agora que você já sabe qual é o conceito de armazenamento em nuvem e como ele funciona, vamos mostrar alguns de seus benefícios. Dentre eles estão:
Excelente custo-benefício
Fazer backup de todas as informações que você possui no computador não é um processo barato, principalmente, por conta do equipamento necessário, como fitas de backup e discos rígidos.
Também é necessário muito tempo para completar as cópias manualmente e de maneira segura. Por outro lado, os serviços de computação online reduzem os custos dos métodos tradicionais, além de ampliar o espaço de armazenamento.
O usuário pode utilizá-lo durante períodos de altas demandas e dispensá-lo quando não precisar mais.
Mais segurança
Infelizmente, é cada vez mais comum a incidência de crimes cibernéticos e violações, por conta disso, as organizações se sentem receosas na hora de condicionar os dados e informações que possuem.
Mas, desde que o armazenamento em nuvem surgiu, essa preocupação deixou de existir. Isso porque arquivar dessa forma traz mais segurança e fica mais fácil autenticar o acesso às informações.
Um fabricante de portão basculante alumínio conta com criptografia durante a transmissão de dados ou quando o recurso está em repouso. Isso garante que os usuários possam acessar os arquivos apenas se estiverem autorizados.
Mais espaço disponível
Diferentemente do que acontece com os servidores locais que dependem de um grande investimento para aumentar a capacidade de armazenamento, a modalidade em nuvem amplia esse espaço com poucos recursos.
Isso acontece por meio de um disco rígido remoto que ajuda a expandir o armazenamento, de acordo com as necessidades da companhia.
Com isso, a redução de custos é muito maior porque não é necessária uma infraestrutura completa, além de liberar espaço na máquina para transferir arquivos pesados.
A produtividade dos colaboradores também aumenta muito, tendo em vista que os processos se tornam muito mais rápidos.
Maior colaboração
O armazenamento em nuvem também é ideal para um fabricante de pulseira de identificação medica que queira aumentar a colaboração.
Os usuários podem editar e colaborar por meio de um único arquivo ou documento, sem a necessidade de se preocupar com o acompanhamento da versão recente, tendo em vista que tudo é atualizado de maneira automática.
É uma possibilidade muito interessante para tarefas diferentes de cada pessoa, tendo como propósito otimizar a finalização do projeto e aumentar a performance da empresa.
Isso acontece porque as pessoas conseguem trocar ideias em tempo real, além de trazer mais praticidade para o dia a dia.
Fácil recuperação
Todas as corporações se preocupam com a perda de dados e o armazenamento em nuvem surge como uma solução, que cria uma camada adicional de proteção para os arquivos considerados insubstituíveis.
Os backups são armazenados em um local seguro e fisicamente distante de onde estão os originais. Se houver qualquer tipo de perda provocada por incêndios, enchentes e outras situações catastróficas, é possível ter acesso a todos os arquivos originais.
Uma empresa de endereço comercial coworking consegue restaurar seus arquivos com tempo de inatividade nulo, algo que traz muito alívio para quem depende das máquinas.
Acesso mobile
A mobilidade corporativa conquista cada vez mais espaço nos organizações, mas o acesso móvel pode ser utilizado para várias modalidades, como:
- Trabalho remoto;
- Reuniões;
- Edição de documentos;
- Planilhas.
Por meio da computação em nuvem, os documentos podem ser acessados até mesmo por um smartphone, sem que o colaborador precise estar nas dependências da empresa para fazer seu trabalho.
Se ele estiver em uma reunião em outra unidade e tiver que mostrar um documento para os parceiros, basta usar o celular e acessar o sistema da empresa.
Recursos personalizáveis
Ao contratar um serviço em nuvem, a organização também tem acesso a recursos profissionais na hora de organizar seus arquivos.
Para uma oficina especializada em revisão Mercedes Benz, o serviço é totalmente personalizado e de acordo com as demandas do negócio.
Mas, isso não é possível com um serviço genérico, pois costuma oferecer soluções básicas, independentemente de qual seja a necessidade da companhia. A personalização é necessária para realizar buscas e consultas.
Diferencial competitivo
A computação em nuvem também é uma tecnologia que garante à empresa estar sempre por dentro da transformação digital. Essa posição é muito importante para ter acesso a novas oportunidades de negócio.
Flexibilidade e segurança, além da facilidade na consulta, tornam o armazenamento em nuvem cada vez mais imprescindível. A marca também estará sempre à frente de seus concorrentes que ainda não usam essa tecnologia.
Invisibilidade
O armazenamento das informações de um fabricante de equipamento proteção individual é invisível, justamente por não contar com nenhum elemento físico. Por conta disso, as informações ocupam pouco espaço.
Por ser um recurso em formato digital, os conteúdos são repassados sem a necessidade de algo físico, o que facilita o compartilhamento de informações e reduz os processos burocráticos.
Backup automático
O processo de backup costuma ser algo tedioso, mas por meio da computação em nuvem, se torna muito mais fácil e automático.
Tudo o que o usuário precisa fazer é selecionar o que deseja e quando deseja fazer o backup, e tudo estará memorizado do jeito mais prático, seguro e rápido.
Mais acessibilidade
Por meio dos smartphones, desktops e notebooks, uma empresa de manutenção e conservação predial utiliza uma base diária e pode acessar sistemas de arquivos por meio de uma conexão com a internet.
Isso é feito por meio de diferentes dispositivos e a qualquer hora, o que facilita a vida de corporações que trabalham com equipe externa.
Considerações finais
Sendo assim, a computação em nuvem faz parte do dia a dia das empresas que querem inovar seus processos, e existem muitas vantagens de investir nessa ferramenta, como podemos ver ao longo deste artigo.
É a solução mais segura e rápida e qualquer tipo de negócio pode implementar essa estratégia. Existem opções pagas e gratuitas e todas elas atendem perfeitamente às necessidades da organização.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Matheus
Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.