Apagão Tecnológico: como lidar?

Esse termo está cada vez mais presente no dia a dia das empresas, em especial os empreendimentos relacionados à tecnologia. O apagão tecnológico é um sintoma da mistura entre tecnologia e a precarização do trabalho em meio a essas transformações.

É uma questão natural de qualquer mudança de processos produtivos que os profissionais tenham que se atualizar, conhecer os novos métodos e ferramentas propostas pelas tecnologias de mercado.

Quando as empresas não encontram esses profissionais no mercado, prontos para lidar com as novas tecnologias e ferramentas, está estabelecida a situação de apagão tecnológico. Esse tem sido um desafio muito complicado para diversos mercados.

Desde uma empresa que domina o mercado de tecnologia de informação que demanda profissionais extremamente preparados em programação até uma pre escola integral que não encontra profissionais aptos para trabalhar com ferramentas atualizadas de gestão.

O apagão tecnológico se faz mais presente e latente em áreas da produção ligadas de forma mais direta com tecnologia de ponta, entre essas áreas mais destaque para a tecnologia de informação.

Esse problema tende a aparecer mais conforme o mercado passa por mais mudanças e por novas aplicações tecnológicas envolvidas, o apagão tecnológico vai sempre acontecer em algum nível, mas é necessário mitigar esse problema com ações propositivas.

O relato mais comum do desemprego, em especial no Brasil, quando se fala quase exclusivamente da área de tecnologia não fala sobre falta de empregos para profissionais qualificados, mas a falta de profissionais para alcançar vagas de mais altos salários.

Essa inversão de fatores geradores de perda de potencial produtivo, tanto das empresas quanto dos trabalhadores da área de tecnologia da informação, faz com que as normas comuns de enfrentamento dessa ocupação de vagas tenham que ser ressignificadas.

Para isso, as marcas que lideram os mercados, desde as mais afetadas pelo apagão tecnológico, como o de tecnologia da informação, até uma marca de andador de empurrar para idoso tenham que propor aos funcionários processos de reciclagem e treinamento.

O que é um apagão tecnológico?

Por mais que seja um termo estranho para muitas pessoas, o apagão tecnológico é um conceito desenvolvido pelos estudiosos do tema de gestão de empresas para designar as vagas de emprego que não encontram mão de obra qualificada para ocupá-las.

O termo foi criado como apagão tecnológico porque o mercado de tecnologia da informação e programação são os que estão mais relacionados a esse problema. Ainda assim, a digitalização de processos leva essa questão para outras áreas.

Quando um negócio de impressão de envelope artesanal passa a utilizar impressoras mais atualizadas, mais complexas e digitalizadas, os profissionais podem ficar defasados caso não haja um treinamento é uma adaptação essencial para o mercado atual.

No mercado de tecnologia brasileiro, esse problema também se encontra presente e pode afetar o crescimento do mercado, e tende a ser cada vez maior. Além de apresentar contratempos que prejudicam o andamento dos negócios.

No cenário atual, é possível constatar que já existem mais de cem mil vagas ligadas ao mercado de tecnologia que não encontram profissionais aptos para preencher esses requisitos necessários

Em outras palavras, o apagão tecnológico é uma causa natural da evolução constante e urgente dos mercados, que visam sempre implementar o máximo de tecnologia para gerar resultados. 

A questão é que apenas contratar e utilizar a mão de obra dos funcionários faz com que as empresas percam a longo prazo, o que pode ocasionar em uma série de vários outros problemas. 

A pressa por estar sempre em pleno funcionamento faz com que o mercado de tecnologia exija diversas coisas, como:

  • Cada vez mais funcionários prontos;
  • Com cada vez menos tempo para adaptação aos recursos;
  • Menos frequência de treinamento para os profissionais;
  • Colaboradores altamente qualificados para ocupar cargos por mais tempo.

A digitalização que tende a se expandir para todos os mercados com o tempo e a pandemia de Covid-19 acelerou esse processo fazendo com que muitos trabalhos ocorressem de forma remota e virtual.

Essa movimentação do mercado de trabalho fez com que parte da mão de obra com menos acesso e desenvoltura com essas ferramentas fosse excluído do seu mercado de trabalho ou obrigado a se adaptar sem o preparo ou respaldo adequado das empresas.

Como lidar com o apagão tecnológico

A grande questão do apagão tecnológico é a distância do nível de formação profissional exigido pelo mercado de tecnologia e a educação oferecida para a população. Em geral, ainda recolhida ao papel e a caneta, afastada do mundo digital e suas linguagens.

Uma empresa de lixocar para sublimação que depende de um setor interno de tecnologia da informação para garantir sua atividade não encontra um profissional capaz de lidar com todos os processos dessa área, assim, a empresa fica defasada em sua produção.

A questão é que essa área tem exigido conhecimento em disciplinas como a programação que estão muito distantes da maioria dos profissionais, ao mesmo tempo que os novos processos levam essa disciplina como essencial.

O apagão tecnológico nos dias de hoje é um problema do setor de ponta e relacionado a inovação e a informática, mas como o mundo do trabalho passa por uma tendência de digitalização, levando esse problema para todos os setores produtivos.

Para lidar com esse apagão tecnológico internamente, as empresas de elevador industrial pequeno precisam entender a ocupação de cada cargo de trabalho como uma conexão mais duradoura com seus trabalhadores.

Com isso, essas organizações podem investir em seu próprio pessoal, dando qualidade de vida, de trabalho, de aprendizado para receber talentos, treiná-los e aproveitar o máximo da qualidade e da produtividade de um profissional bem treinado e atualizado.

Junto a esse ponto de resolver o apagão tecnológico, as empresas podem resolver outras questões fundamentais do processo produtivo e social da empresa. Essa ligação mais duradoura também deve ser mais diversa em questões de gênero, etárias e étnicas.

Como reverter um apagão tecnológico?

Mesmo que as empresas tenham a sua parte de responsabilidade ao lidar com o apagão tecnológico, esse problema é cada vez maior e deve reunir esforços das organizações, dos trabalhadores e do poder público.

O apagão tecnológico, que já mostrava os primeiros sinais de problemas, se agravou tanto para empresas de tecnologia quanto para empresa de cuidadora de idosos que precisou se adaptar à digitalização de parte do trabalho no período da pandemia de Covid-19.

O apagão tecnológico também provoca outro problema que deve ser enfrentado pelas empresas e trabalhadores. A falta de oferta de profissionais capacitados tanto em questão de conhecimento quanto de prática e perfil comportamental.

A questão é que esse problema demanda tempo até os profissionais formados pelas melhores instituições, um mercado que evolui tão rapidamente precisa ter um olhar atento no dia a dia para mitigar esse déficit natural da evolução tecnológica.

Uma das formas de resolver essa questão é com uma resolução rápida das questões que mais demandam atenção, mesmo que essa resolução gere impactos a longo prazo, a ação efetiva deve ser feita no curto prazo.

Assim, as empresas de aluguel de brinquedo inflável são capazes de suprir as demandas do dia a dia e aos poucos enriquecer a formação técnica e comportamental dos profissionais enquanto as empresas testam novas tecnologias em seu processo produtivo.

Por mais que isso exija que os gestores passem a não focar apenas na produtividade para também trabalhar a formação do seu time profissional, isso não afeta o faturamento de forma negativa e pode até gerar lucros no futuro.

Considerações finais

Não é de hoje que as marcas veem seus processos produtivos serem totalmente modificados por causa da tecnologia. As inovações do mercado tendem a mudar constantemente processos para aumentar sua eficiência ou o lucro obtido ao longo dele.

A questão é que, se desde as indústrias mais complexas até a atividade mais simples do dia a dia ou o método de ensino de cursos nr10, as empresas passam por reeducações constantes, os trabalhadores desses setores precisam passar por treinamentos constantes.

Para pessoas de mais idade e para os chamados nativos digitais, a implementação de novas tecnologias gera dificuldade de adaptação. O processo é reconhecido pelos especialistas da área como apagão tecnológico e é uma questão cada vez mais presente.

Por mais que seja natural, o apagão tecnológico é uma questão fundamental a ser mitigada para que os mercados possam avançar. Para isso, o acesso às ferramentas mais atualizadas precisa ser disponibilizado de forma adequada e democrática.

Além disso, as marcas devem ceder parte do seu tempo produtivo para que os funcionários e setores tenham treinamentos e adquiram a capacidade de se adequar às novidades que de tendência, em pouco tempo se transformam em questões fundamentais para o trabalho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus

Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!