A maioria das empresas opera com vários sistemas e usa muitos bancos de dados em suas rotinas diárias de negócios. Mas o principal problema dessa operação é a falta de comunicação não só entre esses sistemas, mas também entre as pessoas que os utilizam. O mercado está mudando constantemente com a transformação digital, com direito ao surgimento de novos serviços para facilitarem todos os processos de automação.
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Um desses exemplos é a Easy B2B, plataforma que conecta indústrias, franquias, varejistas, fornecedores e distribuidores. Criada em 2019, ela já nasceu focada em atender às demandas de uma transformação digital inevitável, mas não imaginava que elas viriam tão cedo e de forma abrupta. Afinal, no ano seguinte o mundo sentiu a urgência dessas questões com o início da pandemia da Covid-19.
Com muitas organizações sendo obrigadas a digitalizar seus processos, a startup surgiu no momento certo como a melhor solução que uma grande empresa precisava para comprar de forma centralizada ou para vender em grandes quantidades. Tanto um quanto o outro são comportamentos usuais no mercado B2B.
“Em compras e vendas entre empresas, você vê um caminho que não faz mais sentido: o comprador tem que pedir mais de uma proposta mandando uma lista de itens que vai ser analisada uma a uma. Há casos em que pode demorar mais quatro meses e meio de implantação. Que empresa tem esse tempo sobrando? Aí a Easy B2B entra, nós estamos prontos para atender todas essas demandas no menor tempo possível”, comenta Renato Ferraz, CEO da Easy B2B.
Utilizando a tecnologia B2B Higher, a startup desenvolveu uma plataforma fácil de utilizar que consegue entregar autonomia e flexibilidade para as empresas. Dessa forma, um representante da empresa ganha mais tempo para captar mais vendas com chances de gerar mais negócios para a organização Com isso, nem tem mais a necessidade de executar um processo longo que geralmente precisa de várias aprovações com um custo que poderia ser economizado.
Renato Ferraz, CEO da Easy B2B.
A entrada de plataformas desse tipo chegam também para alterar certos comportamentos nos negócios B2B. Entre elas, há algumas práticas comerciais tão difundidas no Brasil que se revelam cada vez mais ultrapassadas. Para fins de exemplo: a atuação de um representante comercial em cada operação desse tipo como costuma ser executada no Brasil se revelou menos efetiva e rápida do que quando comparada, por exemplo, ao mercado americano. Com isso, fica evidente a necessidade de mudanças promovidas pelas novas necessidades do mercado para otimizar custos e aumentar lucros.
Com a transformação digital, o B2B está vendo que essa abordagem tem que mudar. A troca eficiente de informações é essencial para garantir uma excelente experiência do cliente. Ao integrar os sistemas que suportam o comércio eletrônico como os de gerenciamento de conteúdo (CMS), planejamento de recursos empresariais (ERP), gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), gerenciamento de informações do produto (PIM), automação de marketing (MA), etc.), um empresa pode compartilhar facilmente dados valiosos entre diferentes departamentos.
Para Renato Ferraz, a transformação digital mudou completamente a compra e venda entre as empresas. “A ideia da Easy B2B é modificar ainda mais essa relação de compra e venda. Apesar da internet comercial existir no Brasil desde os anos 90, ela não se refletiu dentro das empresas e estamos em busca de que isso aconteça em pleno 2022”, finaliza o CEO.
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Redação tecflow
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