A participação do Brasil no cenário internacional de games vem crescendo anualmente, tanto em consumo quanto na quantidade de jogadores e no desenvolvimento e produção de jogos. O país é considerado o maior mercado de games da América Latina e o quinto maior do mundo, tendo movimentado cerca de US$ 2,3 bilhões em 2021, com expectativa de aumento dessa receita em aproximadamente 6% até o final de 2022, de acordo com dados da consultoria Newzoo.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
Considerado o principal estudo sobre o mercado nacional de games, a Pesquisa Games Brasil (PGB) também revelou em sua mais recente edição, divulgada no primeiro semestre deste ano, um crescimento generalizado do público de jogos eletrônicos no país. Segundo o levantamento, 74,5% da população brasileira já jogou algum videogame em 2022. O número é 2,5% maior em relação a 2021 e é também a maior marca alcançada desde o início da pesquisa, há nove anos.
O engajamento do público brasileiro com os games se mostra ainda mais expressivo quando se observa que 76,5% dos gamers entrevistados pela PGB consideram os jogos eletrônicos sua principal forma de entretenimento. A porcentagem representa um salto acumulado de 8,5 pontos percentuais em relação aos números colhidos nas edições de 2020 (57,1%) e 2021 (68%) do levantamento.
É em meio a esse cenário de franca expansão que a TP-Link, empresa líder global em conectividade há 11 anos, anuncia a chegada ao mercado brasileiro de dois novos modelos de roteadores Wi-Fi 6 com velocidades Gigabit, ideais para consumo intenso e demandas exigentes, que fazem parte do cotidiano do usuário gamer, incluindo jogos online e streaming de vídeos em alta qualidade.
No material abaixo, o Coordenador de Produtos da TP-Link no Brasil, Fabio Appel, apresenta as principais características e especificações dos novos TP-Link Archer AX72 e TP-Link Archer AX53. Confira:
TP-Link Archer AX72
Com desempenho 164% mais rápido que o de um roteador Wi-Fi 5, o TP-Link Archer AX72 tem capacidade de proporcionar conexões Wi-Fi 6 aprimoradas, com velocidades de até 5400 Mbps, garantindo streaming fluido em 8K, downloads mais rápidos, além de navegação e jogos sem atrasos. Tudo isso simultaneamente.
“Além disso, graças ao Módulo de Alta Potência e às suas seis antenas, combinados às tecnologias Beamforming e 4T4R, o roteador adapta a cobertura Wi-Fi para se adequar perfeitamente à casa do cliente, concentrando a força do sinal em todos os dispositivos conectados e permitindo que os usuários desfrutem de conexões estáveis em qualquer lugar”, ressalta o especialista da TP-Link.
Outro destaque do TP-Link Archer AX72 é sua CPU Qualcomm de última geração e alta eficiência, com 64 bits e 14 nm de memória de alta velocidade, permitindo um processamento de dados responsivo e redução da latência dentro da rede, garantindo uma conexão robusta e estável. O roteador conta ainda com suporte para as tecnologias MU-MIMO e OFDMA, que se combinam para fornecer maior capacidade para conectar até 100 dispositivos, além de reduzir o congestionamento de dados e quadruplicar o desempenho do aparelho.
“Ainda vale mencionar que o TP-Link Archer AX72 conta com o recurso BSS Color, que marca os quadros das redes sem fio vizinhas para que o roteador possa ignorá-los, impedindo eventuais interferências e problemas com o sinal. Outro diferencial é a função Target Wake Time (TWT), que permite que o roteador agende com que frequência irá enviar e receber dados, aumentando seu tempo em modo stand-by e melhorando substancialmente a vida útil da bateria para dispositivos móveis e IoT conectados”, destaca Fabio Appel.
TP-Link Archer AX53
Equipado com largura de banda de 160 MHz e esquema de modulação 1024-QAM, o TP-Link Archer AX53 oferece velocidades Wi-Fi 6 Gigabit de até 3 Gbps (2402 Mbps em 5 GHz e 574 Mbps em 2,4 GHz), ideais para garantir um streaming com maior fluidez e downloads ainda mais rápidos. Além de um poderoso CPU dual-core, o roteador ainda possui recursos completos que permitem que várias tarefas com uso intenso de rede sejam executadas simultaneamente e sem atrasos.
Conforme detalha o Gerente de Produtos da TP-Link no Brasil: “Além de garantir latência ultrabaixa, que permite que o usuário desfrute de jogos e videochamadas mais responsivos, o TP-Link Archer AX53 ainda conta com quatro antenas externas de alto desempenho, que se combinam à tecnologia Beamforming para proporcionar uma cobertura Wi-Fi expandida para toda a casa, com sinal forte e estável. Outro destaque do produto é a tecnologia OFDMA, que aumenta sua capacidade em até quatro vezes, permitindo a transmissão simultânea para mais dispositivos conectados”.
Por fim, no quesito segurança, o TP-Link Archer AX53 conta o mais recente protocolo WPA3, que traz novos recursos para melhorar a segurança cibernética em redes pessoais e domésticas, combinando criptografia mais segura em senhas Wi-Fi e maior proteção contra ataques de força bruta.
TP-Link HomeShield
Tanto o TP-Link Archer AX72 quanto o TP-Link Archer AX53 contam com o kit de recursos integrados do TP-Link HomeShield, com ferramentas pensadas para ajudar o usuário a criar e gerenciar uma rede personalizada e segura, capaz de atender toda a família, seja protegendo dados confidenciais ou limitando o acesso de crianças e convidados. Entre as funcionalidades do kit, está um antivírus adaptável, que fornece filtragem de conteúdos maliciosos, prevenção contra intrusões e quarentena para dispositivos infectados. Além disso, um banco de dados ativo protege todos os aparelhos conectados contra ameaças externas.
De acordo com Fabio Appel: “Em nossas casas, todos os dispositivos acessam a internet através de um roteador. Isso inclui produtos que normalmente não têm sua própria proteção contra ameaças cibernéticas. Pensando nisso, o HomeShield fornece proteção antivírus para roteadores e, assim, também mantém seguros todos os demais dispositivos conectados”.
Quando novos sites maliciosos são lançados, o kit de recursos da marca os bloqueia, impedindo automaticamente o acesso. Além disso, o recurso de prevenção contra intrusos identifica e bloqueia ameaças em potencial e corrige vulnerabilidades na rede, protegendo os dispositivos Wi-Fi de novas ameaças diariamente.
Outro diferencial garantido pelo sistema HomeShield é que os dispositivos infectados detectados na rede do usuário são colocados automaticamente em quarentena, mantendo informações pessoais seguras e impedindo a propagação de vírus para outros dispositivos. O scanner de rede doméstica também contribui para detectar ameaças em tempo real e alertar o cliente o mais rápido possível sobre potenciais problemas de segurança.
Para além da proteção antivírus, o TP-Link HomeShield também oferece a funcionalidade de controle de pais, ideal para usuários que desejam bloquear conteúdo inapropriado, definir limites diários para o tempo gasto online, pausar a internet e também verificar quais sites estão sendo acessados pelos filhos. Tudo isso pode ser gerenciado via aplicativo, de maneira conveniente, simples e intuitiva.
Além disso, é possível criar perfis de usuários dedicados para cada membro da família, definindo limites de tempo personalizados por idade e prazos on-line, inclusive estendendo-os a dispositivos individuais, utilizados por diferentes pessoas.
Outro diferencial do TP-Link HomeShield é o recurso de Qualidade de Serviço (QoS) personalizável, que permite ao usuário escolher os dispositivos ou atividades que deseja priorizar em sua rede. Com apenas alguns toques e comandos simples, o cliente pode otimizar o uso da rede, atribuindo largura de banda aos aparelhos e serviços mais utilizados e dando a preferência para streamings, jogos, navegação ou videochamadas na fila para Wi-Fi ou Ethernet.
“Esse e todos os demais recursos de configurações de rede personalizadas do TP-Link HomeShield podem ser gerenciados por meio do aplicativo dedicado Tether, ou através da própria interface do navegador. Além disso, o consumidor também pode optar por migrar para o HomeShield Pro, cuja assinatura dá direito a recursos exclusivos, como prevenção de ataques DDoS, proteção de dispositivos inteligentes (IoT) e controle de pais avançado, com opção de recompensa de tempo”, afirma o especialista da TP-Link.
TP-Link OneMesh
Outro recurso disponível tanto no TP-Link Archer AX72 quanto no TP-Link Archer AX53 é a compatibilidade com o sistema TP-Link OneMesh, que possibilita a criação de uma rede Wi-Fi unificada a partir da combinação com repetidores compatíveis, ampliando a cobertura para toda a casa, a fim de evitar atrasos e quedas de sinal à medida que o usuário se desloca por diversos ambientes.
Com OneMesh, basta conectar o roteador a um outro dispositivo de rede compatível com o sistema para formar uma única rede Mesh, graças ao roaming inteligente, que mantém a transmissão do sinal ininterrupta, mesmo enquanto o cliente se locomove entre diferentes cômodos. E isso tudo com a facilidade de configuração garantida tanto pelo aparelhamento automático entre roteadores e repetidores OneMesh quanto pela possibilidade de gerenciamento unificado da rede por meio do aplicativo dedicado Tether, disponível tanto para smartphones Android quanto iOS.
Segundo explica Fabio Appel: “A tecnologia OneMesh possibilita a ampliação do sinal sem fio mesmo em áreas de difícil alcance. A criação da rede acontece por meio da associação de roteadores e repetidores que sejam compatíveis com esse sistema. Dessa forma, os aparelhos compõem um ecossistema de conexão totalmente unificado, com internet de alto desempenho e fácil instalação, que garante cobertura mais ampla e streaming mais rápido”.
Faça como os mais de 4.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.