
O que acontece quando todas as informações financeiras e de operação de uma grande empresa de logística sofrem um ataque digital? A equipe de tecnologia precisa agir rápido.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
Foi o que aconteceu em julho de 2022, quando todos os dados de uma companhia atuante na região Sul do país foram criptografados por meio de um ataque hacker. Nesse tipo de golpe, os atacantes cobram um resgate para que os dados sejam restaurados.
“Após constatar o ataque, nossa opção foi restaurar o sistema a uma versão anterior à invasão. No entanto, ao acessar nossos drives de tecnologia LTO5, percebemos que não tínhamos ferramentas suficientes para fazer o trabalho no tempo necessário”, comenta o responsável de TI da companhia. Especializada em armazenamento e transporte de alimentos, a paralisação da empresa poderia significar perdas consideráveis não apenas
para ela, mas também para clientes e fornecedores.
A solução foi perguntar a parceiros do mercado qual empresa era a mais recomendada para ajudar a resolver o problema. “A mais recomendada, tanto por provedores, nossos parceiros de cloud, nossos fornecedores de suporte de tecnologia, foi a CBL Tech”, diz o entrevistado.
“A maioria dos trabalhos com fitas LTO5 tem a ver com desgaste da mídia, pois são fitas magnéticas que estão sujeitas ao estado de conservação e manuseio – comenta o CEO da CBL Tech, Romildo Ruivo – erros humanos na hora de substituir fitas e reiniciar o drive também podem causar problemas. Mas até fitas provenientes de incêndio já foram salvas pelos nossos engenheiros”.
A CBL recebeu o pedido em uma quinta-feira, e o trabalho foi executado pela equipe em esquema 24h/7 até o domingo seguinte. Um dos desafios era identificar, em meio a 48 Fitas LTO5, onde estavam as informações necessárias. “Era necessário identificar todos os dados de ERP (como são chamados os softwares de gestão empresarial) e o WMs (sistema de gerenciamento de armazéns) da companhia. Ao final da análise de 10 de fitas LTO5, as informações foram encontradas e restabelecidas. A CBL trabalhou sem descanso, inclusive
de madrugada, para nos ajudar”, relata o porta-voz da contratante. De acordo com o entrevistado, o atendimento é uma das recuperações de dados criptografados mais ágeis de que se tem notícia no país.

“Se existe algo de positivo em tudo isso que aconteceu foi o fato de que estamos reestruturando todo nosso processo de segurança digital. E, sem dúvida, iremos recorrer à CBL Tech em trabalhos futuros. Eles realmente entendem a dor do cliente e trabalham sem descanso até a solução”.
Faça como os mais de 4.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.