A Simply, techfin de automação digital de processos com inteligência artificial, adquirida pela Sinqia, líder em softwares e inovação para o setor financeiro no Brasil, anuncia uma nova solução para o mercado financeiro com a integração da Microsoft Azure e Power BI, o S-View, que permite integrar todo o histórico dos usuários e a sua jornada de navegação nas instituições financeiras, sejam bancos ou fintechs. Por meio da utilização dos dados já armazenados dos clientes, a ferramenta permite gerar insights, criar modelos preditivos, visões de BI, análises de risco e gatilhos para execução de fluxos que permitem que as instituições entendam melhor o comportamento transacional de cada um.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
“Funciona como uma visão 360º da jornada do cliente dentro da instituição financeira, uma análise completa do comportamento daquele usuário, tornando possível a oferta de produtos e serviços individualizados, assertivos e feitos no momento certo. Isso ainda não existe no mercado’, explica Gustavo Valadares, diretor de novos negócios da Simply.
A iniciativa, promovida pela Simply, faz parte da estratégia Sinqia Digital de investir em novas tecnologias e inteligência de dados para alavancar a transformação digital das instituições financeiras, otimizando os processos operacionais, melhorando a experiência dos usuários e garantindo privacidade e segurança em todos os processos. Para Ricardo Pacheco, o lançamento do S-View “gera um diferencial competitivo muito forte para as instituições, permitindo uma análise completa do comportamento transacional e possibilitando a criação de novos modelos de negócios”.
De acordo com um levantamento realizado pela Global Banking em 2021, 73% dos brasileiros possuem uma conta exclusivamente digital. “O dado revela a importância de produtos que auxiliem no aumento do engajamento e promovam a melhoria da experiência digital das empresas com os seus clientes, seja por meio de aplicativos ou soluções como esta que permitirão conhecer o usuário por meio de eventos, interações, transações, comportamento e pela utilização de produtos e serviços”, acrescenta o executivo.
Atualmente menos de 10% das empresas possuem essa visão completa do cliente e menos de 5% fazem uso das informações de forma sistemática, logo, os dados armazenados não são utilizados de maneira analítica.
“O S-View permite a utilização de um volume expressivo de dados para criação de insights, tomada de decisões inteligentes e dá uma visão completa da jornada do usuário. Com a solução, é possível entender perfis, necessidades, interesses e comportamentos divergentes. Isso pode evitar fraudes, por exemplo”, afirma o sócio-fundador da Simply, Roberto Rigotto. “A partir de um Lakehouse, os dados operacionais e históricos são utilizados para criar modelos preditivos, análises de risco e visões de BI. É uma tecnologia que suporta dados estruturados, semiestruturados e não estruturados com alta escalabilidade, baixo custo, velocidade e eficiência”, complementa.
O S-View é baseado em funcionalidades do Microsoft Azure e do Power BI, que oferecem ferramentas de armazenamento, orquestração, análise, catalogação e visualização de dados. “Estamos comprometidos, junto com nossos parceiros, a apoiar organizações de todos os tamanhos do setor financeiro no seu caminho de transformação digital, utilizando o poder dos dados para criar novas soluções, entender ainda mais seus clientes e aprimorar os negócios”, afirma Andrea Cerqueira, vice-presidente de Vendas Corporativas para Clientes e Startups na Microsoft Brasil.
“O Power BI é uma solução pioneira nesse sentido, pois oferece às empresas e seus funcionários respostas ao fazer perguntas em linguagem simples ou na detecção automática de padrões de dados – o que gera insights para o negócio”, complementa a executiva.
De acordo com um levantamento global da Forrester Consulting de 2021, as empresas ainda não contam com uma cultura analítica eficiente. Chamado de “O paradoxo dos dados”, o estudo revelou que, apesar de coletar muitos dados, as empresas não sabem como aplicá-los em suas decisões. A pesquisa mostra que 73% dos executivos acreditam que dados são essenciais para o negócio, mas só 28% conseguem tratá-los de forma adequada. No Brasil apenas 23% das empresas conseguem transformar dados em insights para o negócio e investem na cultura dos dados e 47% reconhecem que não tem estrutura para lidar com dados.
A Simply atende 4 dos 7 maiores bancos digitais do Brasil, isso evidencia a alta demanda por soluções para a transformação digital. “Somente neste primeiro semestre, tivemos um aumento de 80% nas transações de onboarding, em comparação com o mesmo período de 2021”, finaliza o especialista. Apenas nos últimos dois meses, a empresa bateu um recorde histórico de 11.6 milhões de propostas eletrônicas analisadas, o que reflete toda essa mudança de cenário.
Faça como os mais de 4.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.