App pioneiro no Brasil em entrega de comida dobra a base de leads após ampliar a automação de CRM

comida

Uma boa experiência do cliente faz toda a diferença para aplicativos de entrega de comida. Essa premissa ganhou contornos ainda mais críticos com a pandemia. Desde o início de 2020, o número de brasileiros que realizam pelo menos um pedido por semana subiu de 40,5% para 66,1%, enquanto o daqueles que pedem todos os dias cresceu de 14,2% para 22,1%, segundo uma pesquisa Edelman/PayPal.

O aiqfome, lançado em 2007 como primeiro app de delivery do Brasil, é um exemplo de negócio que conseguiu responder bem aos desafios no período, expandindo a base de usuários e ampliando o engajamento e a satisfação.

“Nos últimos meses nós lapidamos bastante o uso de campanhas de conteúdo por e-mail, réguas de relacionamento, disparos de SMS e outros recursos para melhorar a jornada do cliente. Com isso, dobramos a nossa base de leads. E o número de clientes B2C, que chamamos de ‘fominhas’, passou de 2 milhões para 4 milhões”, conta Cleyton Oliveira, analista de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) da aiqfome startup homônima que opera o aplicativo e que, desde 2020, faz parte do Grupo Magalu.

App de comida registrou evolução de 800% na taxa de abertura

A criação de uma área de CRM, em meados de 2021, foi importante para a obtenção dos resultados pela aiqfome. Uma das medidas tomadas pelo novo departamento foi a adoção da plataforma de Customer Experience Automation (CXA) da ActiveCampaign. É nela em que as estratégias e todos os recursos para o relacionamento com os ‘fominhas’ são construídos e gerenciados.

“Trata-se de uma solução completa e que permite a integração de diversas outras ferramentas. Isso ampliou a nossa produtividade, porque deixamos a comunicação e o acompanhamento dos resultados das ações centralizados num só sistema”, afirma Oliveira. 

Além da expansão da base de ‘fominhas’, a aiqfome registrou evolução de 800% na taxa de abertura de mensagens após abraçar a CXA. Também houve um aumento expressivo na taxa de cliques.

Reforço ao marketing humanizado

A plataforma de CXA possibilitou à aiqfome reforçar uma prioridade: ter uma comunicação altamente personalizada, tanto em design quanto nas mensagens. 

É o que a empresa define como marketing humanizado. “Para nós, isso significa estarmos antenados em relação à realidade de cada um dos ‘fominhas’. Assim, conseguimos oferecer uma comunicação mais assertiva e que gera aproximação com o nosso negócio. Apesar de os bots fazerem parte do marketing atualmente, não gostamos de ter uma comunicação robotizada e sem emoção”, comenta Oliveira.

Em plataformas utilizadas anteriormente, relata o profissional, a empresa não tinha liberdade para trabalhar o design de comunicados por e-mail. 

A flexibilidade da comunicação é importante para a aiqfome pelo fato de o aplicativo atender consumidores de mais de 500 cidades brasileiras – a maioria no interior, seguindo um modelo adotado desde o início da operação, em Maringá (PR). Com a plataforma da ActiveCampaign, a empresa consegue utilizar dados que consideram a localidade do ‘fominha’ e informações relacionadas a pedidos anteriores, viabilizando o desenvolvimento de conteúdo mais preciso para atrair a atenção e satisfazer as necessidades de cada perfil de cliente.

O ponto principal para a obtenção dos resultados positivos na experiência do cliente foi a integração total do aplicativo à plataforma de CXA. Com isso, o time de CRM da aiqfome trabalha com uma base que é atualizada automaticamente, assim que os dados são inseridos ou modificados no app pelos usuários.

“O resultado é que conseguimos acessar as atualizações da base de clientes com rapidez e eficiência. Isso é fundamental para ampliar a competitividade em um mercado bastante disputado”, conclui Oliveira. 

Faça como os mais de 4.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!

Leandro Lima

Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!