Mercado cripto.
*Por Rafael Izidoro
Durante o período da pandemia de COVID-19 o mercado cripto viveu uma grande expansão. Seja pelo fato de, em isolamento, as pessoas terem mais tempo de pesquisar e entender o assunto, ou apenas por ser um momento de grande evolução do mercado que já vinha aquecido.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
Mas um ponto importante é que se antes a criptoeconomia era um assunto para poucos, hoje está mais abrangente e vem ganhando espaço na vida e na carteira de investimento das pessoas.
A desvalorização do real, a alta do dólar, o momento econômico e político do mundo também foram motores para que os investimentos em cripto se tornassem mais atrativos e justamente por sua volatilidade. Era a chance de ter retorno rápido, mesmo que assumindo riscos também maiores.
O ponto é que muitas pessoas tiraram seu dinheiro de outros investimentos e direcionaram para cripto, mais especificamente para o bitcoin.
Segundo o portal E-Investidor, houve um crescimento de 1.266% no número de investidores em fundos e ETFs de criptoativos, isso apenas comparando 2021 com o ano anterior. Foram de 30 mil investidores, em 2020, para 410 mil, em 2021.
Outro estudo, agora da consultoria e auditoria PwC, aponta um crescimento contínuo do mercado de ETFs, podendo dobrar até 2026. Um dos motivos desse resultado futuro é o investimento em criptomoedas.
Ainda no início de 2022 esses números continuavam em larga ascensão e, mesmo com o movimento de bull market que estamos vivendo, é inegável que o mercado cripto surgiu, cresceu e apareceu, não apenas no Brasil mas no mundo.
Por isso, tornou-se inegociável o compromisso em oferecer serviços de forma 360 para o cliente que continua acreditando na criptoeconomia, que, assim como eu, acredita no longo prazo e mantém seu potencial cripto em hodling.
Ao oferecer crédito com garantia em criptomoedas, entendemos justamente que, para fazer nosso patrimônio crescer, ou mesmo para realizar outros sonhos, não precisamos sacrificar o crescimento e o fortalecimento da carteira de criptomoedas.
O cenário atual é de Bear Market, quando há a queda das criptomoedas. Já vivemos outros períodos parecidos e aqueles que acreditaram e focaram no longo prazo e não venderam as criptos, tiveram ganhos substanciais.
O Hodl inclusive é um termo vindo da palavra hold, que significa esperar e foi adaptada no universo cripto depois de um erro de digitação em uma postagem do fórum Bitcointalk em 2013, diz respeito sobre a prática de comprar, não apenas bitcoin, mas criptomoedas em geral, e esperar o seu momento de alta.
Como Hodler, acredito no longo prazo e, principalmente, que em momentos de baixa temos a chance de aproveitar para aumentar nosso patrimônio. Ainda é cedo para afirmar quando o bitcoin vai subir, mas certamente não é tarde para começar a investir em criptoeconomia. Esse é o momento para quem ainda não entrou, aproveitar.
*Rafael Izidoro, CEO e fundador da Rispar.
Faça como os mais de 4.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.