A luta das mulheres por inserção e ascensão profissional em um mercado de trabalho historicamente dominado por homens tem melhorado ao longo dos anos. O Hurb, empresa de tecnologia que possui a maior plataforma de viagens online do Brasil, vem demonstrando cada vez mais sua preocupação em debater, conscientizar e proporcionar a inclusão. Pensando nisso, a empresa patrocina pela primeira vez o Programa de Bolsas da BRASA (associação de estudantes brasileiros no exterior) junto a Poatek, empresa de desenvolvimento de software fundada em Porto Alegre, para proporcionar bolsas voltadas para mulheres que estudam STEM – cursos focados em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
O programa de bolsas tem como objetivo selecionar candidatos de baixa renda que comprovem a necessidade de auxílio financeiro para alcançar o sonho de estudar fora do país. O programa de bolsas desenvolvido pela BRASA já beneficiou mais de 37 jovens brasileiros, que receberam bolsas de estudo para universidades de renome como Harvard e Jagiellonian University. Este ano, o Hurb se uniu ao time de patrocinadores do programa de bolsas com uma iniciativa voltada exclusivamente para mulheres negras no campo de STEM. Além de financiar todos os custos dos selecionados, o Hurb ofereceu também ajuda complementar para que os estudantes possam focar seus esforços na sua formação. No histórico do programa estão diversos cases de sucesso. Laryssa Lucena, de 18 anos, por exemplo, foi uma das beneficiadas. Ela foi selecionada para receber a Bolsa Poatek para mulheres na Ciência de Computação.
Agora, ela se prepara para estudar na Minerva University, nos Estados Unidos. Outro exemplo é o de Leticia Vieira, de 19 anos. A jovem faz parte da iniciativa que busca negros e indígenas comprometidos com suas comunidades, sendo a primeira estudante de escola pública e a primeira estudante a representar o Brasil na fase internacional do Torneio de Jovens Físicos. Seu sonho era iniciar uma pesquisa sobre a Astronomia Afro-Indígena no Ceará e democratizar o conhecimento técnico científico à população em geral. A estudante recebeu a Bolsa Hurb para mulheres na ciência, que a auxiliará nos estudos da Smith College, nos Estados Unidos.
Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-IBRE) aponta que a porcentagem de brasileiras à procura de vagas de trabalho em 2021 foi de 16,4%, o equivalente a 7,5 milhões de pessoas. Ano passado, o índice médio anual de desemprego na economia foi de 13,2%. Com isso, visando a maior oportunidade para o público feminino, o Hurb possui programas de educação, em parceria com diversas universidades nacionais e estrangeiras, voltados à inclusão do grupo nas áreas de ciências e tecnologia, um campo ainda majoritariamente masculino.
“Nosso objetivo com esse projeto é proporcionar cada vez mais oportunidades para jovens mulheres terem a chance de conquistar seu espaço no mercado de trabalho, uma vez que ainda somos minoria nessa área”, comenta Ana Feliciano, Head de Education e PR no Hurb.
As empresas têm como intuito abrir novas vagas para 2023, assim, proporcionando maiores oportunidades para estudantes expandirem seu conhecimento em universidades do exterior.
Faça como os mais de 4.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.