A área de TI, ou seja, da tecnologia da informação, está em alta e em grande crescimento nos dias atuais. Por isso, o mercado de tecnologia está entre um dos melhores para se estar inserido na atualidade.
Esse mercado conta com um enorme leque de funções, e os profissionais dessa área que estão se capacitando cada dia mais estão sendo tão procurados como nunca.
Os colaboradores dessa área estão encontrando empregos mais facilmente do que os de qualquer outra, seja para cuidar da área tecnológica de uma empresa que faz envelope personalizado A4 ou qualquer outro item.
Isso significa que é uma profissão que está sendo mais valorizada a cada dia, por ser tão necessária em empresas do mundo todo.
Com isso em mente, o artigo a seguir explicará aos leitores o que é o mercado de tecnologia, qual o atual cenário dessa área e por fim, listará dicas de como ingressar neste mercado.
O que é o mercado de tecnologia?
O mercado de tecnologia a anos atrás era considerado em empresas como um setor apenas para suporte, que existia para fazer a manutenção de computadores.
Nisso eles eram chamados somente para reparar alguns problemas que surgissem em relação a internet que caiu ou que está com má conexão, por exemplo.
Mas nesses últimos anos a grande transformação digital que o mundo passou serviu para mudar totalmente a maneira das pessoas se relacionarem como um todo, o que ocasionou em como as empresas vêem a área de TI.
Novos dispositivos começaram a ser criados em uma rapidez jamais vista, assim como se tornaram essenciais para o dia a dia de toda a sociedade.
Esses dispositivos não mudaram apenas a visão de mundo das pessoas, mas também dos negócios em todos os seus processos internos.
E para que uma empresa especializada em impressão de etiquetas com código de barras pudesse se manter atenta às novidades, se tornou fundamental contar com promocionais que entendessem do assunto.
Esses profissionais nos dias de hoje são os maiores responsáveis por cuidar da área de TI de uma empresa, assim como todas as questões tecnológicas dela.
Assim, com todas as novidades chegando tão rápido, o negócio pode se manter atualizado, conhecendo cada novo recurso que surgiu nos últimos anos.
A necessidade de pessoas capacitadas fez com que a procura por profissionais dessa área crescesse tanto que ela se tornou uma das mais estudadas nos últimos anos.
Qual o atual cenário desse mercado?
O mercado de TI tem se renovado diariamente e contando com mais e mais tendências para sua área, algumas que podem se mostrar as principais responsáveis pelo sucesso desse mercado são:
- Blockchain;
- Big Data;
- Internet das Coisas (IoT);
- Cloud computing.
O cenário financeiro que usa a tecnologia blockchain envolve uma série de transações de dinheiro virtual, as chamadas criptomoedas. Elas são feitas através de um sistema seguro por ser 100% criptografado, um exemplo de uma criptomoeda é o famoso Bitcoin.
O cenário de análise de dados trabalha com o big data, que registra o volume de dados que são obtidos por uma empresa todos os dias.
A origem desses dados podem ser tanto por registros de compras de um serviço de pintura interna automotiva assim como dados obtidos em atendimentos online, por exemplo.
A internet of things ou internet das coisas é o cenário que trabalha com a mistura da realidade com o digital, ajudando as pessoas a se comunicarem constantemente.
Seja com outras pessoas, ou até com chatbots, que são os robôs usados para que um negócio que aluga seu espaço para debutantes consiga atender o público no mundo online de maneira rápida e prática.
O cenário do armazenamento hoje conta com o cloud computing ou computação em nuvem, essa opção de armazenamento se torna mais conhecida a cada dia.
Essa popularidade se dá pelas várias vantagens que proporciona para quem guarda seus arquivos em nuvens acessadas através da Internet.
Como entrar nesse mercado?
Depois de entender um pouco mais o que é o mercado da tecnologia e como está o seu cenário atual, conheça a seguir algumas dicas para quem deseja entrar neste mercado que está em constante evolução.
Se dedique a aprender tudo o que pode
Depois de decidir a área que deseja trabalhar, a melhor coisa a se fazer é estudar tudo o que puder em relação a ela.
Se dedique e aprenda cada linguagem de programação que existe e também pesquise e conheça as ferramentas que tenham a ver com o que deseja trabalhar.
O conhecimento acadêmico apesar de ser importante nessas e em diversas áreas, sejam elas de tecnologia, ou de design de folder de festa, ele nem sempre é tudo.
Até porque o que realmente influencia uma empresa a contratar ou não alguém, é a disposição que ele tem para trabalhar e os conhecimentos que prova ter.
Por isso, além de cursar a faculdade é possível optar por cursos técnicos ou especializações que podem tanto ser presenciais quanto online.
Trabalhe competências de comunicação
Mesmo que dominar várias linguagens de programação ou ferramentas seja essencial para esse mercado, esses não são os únicos diferenciais que ele pede.
Algumas competências devem ser adquiridas, o que chamam de soft skills que se tornaram tão importantes quanto quaisquer outras para que uma empresa contrate um profissional de TI.
Para quem deseja trabalhar no meio tecnológico, é necessário ter uma habilidade comportamental boa em relação à comunicação com as pessoas.
Quando esse profissional for entrevistado para entrar em uma empresa que faz teto de vidro para varanda, por exemplo, o que mais será avaliado é a maneira que ele se comunica e como ele fala sobre seus conhecimentos.
Estude outras línguas
Além das linguagens de programação, é muito importante saber e se aperfeiçoar em outras línguas, em especial a língua inglesa, onde muitos códigos são trabalhados.
A empresa que o profissional trabalha pode ou não ser brasileira, ou ter contato com pessoas de fora do Brasil, por isso esse conhecimento pode ser um grande diferencial.
Seja para ler e-mails, estar por dentro das discussões em reuniões ou até para tirar dúvidas com fóruns em outros países, por esse motivo torna-se importante entender e falar pelo menos inglês.
Aposte no networking
Ter uma boa conexão com pessoas que trabalham na mesma área é essencial para se manter atualizado sobre tudo o que acontece no seu ramo.
Isso pode ser essencial para conseguir uma boa mentoria para aumentar o conhecimento na área ou até mesmo para conseguir uma oportunidade de trabalho.
No mundo tecnológico em que vivemos é possível participar de grupos profissionais que estão presentes em redes sociais como o LinkedIn ou até mesmo no WhatsApp para criar boas relações com essas pessoas.
Coloque em prática tudo o que aprender
É possível colocar em prática tudo o que aprendeu sobre um determinado assunto de muitas formas.
Isso vai ajudar a adquirir experiência, mesmo que essa não seja em um trabalho formal, é possível resolver problemas em projetos pessoas, se voluntariar para ajudar amigos e conhecidos.
No futuro isso pode ser bom, caso essas pessoas precisem dos seus serviços no futuro já saberão que podem contar com você e confiarão no seu trabalho.
Esses trabalhos podem ser adicionados ao seu portfólio e substituídos ou complementados de acordo com os projetos mais evoluídos que forem sendo trabalhados e criados.
Esteja preparado em uma entrevista
A entrevista de emprego é essencial para quem deseja entrar no mercado de TI, pois esse momento mostrará se você está pronto ou não para essa oportunidade.
Para se dar bem, uma das ações mais importantes antes de uma entrevista é pesquisar sobre a empresa para qual deseja trabalhar.
Pesquise tudo o que puder sobre a empresa que vende bateria 90 h na qual deseja trabalhar, desde a sua história até o seu diferencial, qual sua missão, sua visão e seus valores.
Saber o que a empresa faz e o que ela entrega em seu mercado pode ser uma ótima maneira de criar argumentos sobre como o seu trabalho ajudaria o negócio a crescer e ter mais sucesso.
Considerações finais
Como foi apresentado ao longo deste artigo, o cenário da área de TI mudou muito nos últimos anos, as grandes inovações tecnológicas levaram a necessidade de contar com bons profissionais de TI a outro patamar.
Para que um negócio siga crescendo e se mantenha relevante no segmento em que atua, ele deve contar com esse tipo de profissional qualificado. Os profissionais dessa área devem entender sobre as tendências e novidades tecnologias que aparecem todos os dias.
Além disso, algumas competências devem ser estudadas assim como as soft skills e outras, pois elas podem ser o diferencial em uma entrevista de emprego, por exemplo.
Por isso, ao se candidatar para uma vaga na área de TI em uma empresa que treina controlador de acesso hospitalar, não deixe de estudar tudo o que pode em relação à área.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Matheus
Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.