Cloud Computing: O que esperar da tecnologia? Confira 4 dicas

Entre as muitas frentes tecnológicas que se fazem presente na vida de pessoas e de empresas está o Cloud Computing. Essa tecnologia torna a conectividade mais simples e rápida no dia a dia. 

cloud computing

É cada vez mais comum recorrer aos benefícios que a tecnologia traz para a rotina, seja ela de pessoas ou de grandes e pequenas companhias. Sendo assim, nada mais natural do que buscar conhecimento sobre os últimos recursos do momento. 

O cloud computing é justamente isso: uma tecnologia que permite o uso dos recursos da computação de modo remoto, sendo realizado por meio da conectividade da internet. 

De fato, a computação em nuvem se tornou um elemento bastante popular quando o assunto é tecnologia. Não à toa, muitas pessoas já utilizam o termo de modo natural, já que o recurso é prático e facilita as atividades do dia a dia. 

Um controlador de acesso noturno, por exemplo, pode ter dados e informações armazenadas “na nuvem”, expressão essa que ganha cada vez mais adeptos. Afinal, os benefícios que se ganham ao utilizar o cloud computing são vários e merecem destaque. 

Mesmo quem ainda não sabe exatamente o que isso significa já está em busca de informações sobre o assunto, de modo que rapidamente será um adepto do cloud computing. E quem já conhece busca maneiras de implementar o seu uso. 

É verdade que o cloud computing está revolucionando a área da tecnologia, trazendo possibilidades interessantes e palpáveis para a rotina das pessoas que aproveitam para usar essa ferramenta tecnológica. 

Este artigo foi desenvolvido para quem quer entender mais sobre o assunto. Então, não deixe de fazer a leitura dele, aprendendo o que é o cloud computing, como usá-lo e para conhecer os motivos para começar a aplicá-lo.

O que é Cloud Computing?

Uma empresa que vende piso de granilite em placas precisa criar um estoque do produto, para que possa atender ao seu público. Além disso, há a necessidade de que ela tenha um sistema no qual os dados sobre o item estejam disponíveis para facilitar a sua venda. 

Todo esse cenário ilustra algo bastante simples: a necessidade de armazenamento. Quando se fala de computadores e de dados de informações que são geradas na rotina de trabalho, isso também é muito importante. 

O mais comum e tradicional era que esses dados ficassem armazenados em HDs nos computadores. No entanto, essa ação tem questões como o preenchimento de todo o espaço disponível no disco, o que exige a manutenção do equipamento. 

O cloud computing surgiu como uma solução tecnológica para hospedagem de programas, de informações e de recursos, sempre por meio da conectividade e da grande escala trazida pela internet. 

Com o uso da computação em nuvem, um usuário consegue ter mais liberdade para realizar as suas tarefas nos mais variados locais possíveis. Isso acontece porque a nuvem pode ser acessada dos mais diversos equipamentos, tais como:

  • Computador;
  • Notebook;
  • Tablet;
  • Smartphone.

Além disso, o cloud computing traz uma facilidade muito importante: ele não precisa estar conectado no computador pessoal ou a um servidor local. Muito pelo contrário. Tudo o que o usuário precisa está acessível na sua frente.

Ou seja, um vendedor que quer fazer o envio de um lote de parede divisória não precisa parar o seu trabalho para buscar informações em arquivos físicos. Basta que ele acesse a nuvem na qual os dados estão disponíveis, podendo finalizar a sua atividade. 

Qualquer pessoa, mesmo as que não tem conhecimentos específicos sobre o assunto, já pode ter desfrutado das vantagens do cloud computing. 

Um exemplo disso são os filmes de streaming aos quais todos têm acesso hoje, as músicas virtuais e os documentos que antes eram guardados apenas em HDs. Tudo isso, atualmente, está acessível com poucos cliques. 

Esses elementos estão disponíveis nesses serviços online de cloud computing, que não exigem downloads, instalação ou acesso para consulta. Para visualizá-los, basta acessar um navegador na internet com boa conexão. 

Como usar o Cloud Computing?

O primeiro passo para quem quer utilizar o cloud computing é escolher um entre os três tipos de nuvens: pública, privada ou híbrida. Uma empresa que trabalha com aluguel de lavadora de alta pressão para piso industrial, por exemplo, deve escolher um modelo. 

A nuvem pública é aquela na qual o cliente é responsável pelo que será armazenado na nuvem. Além disso, tudo fica disponível e os usuários compartilham tudo, mesmo que de modo separado. Por isso, todas as funções são padronizadas. 

Na nuvem privada, o acesso é restrito aos usuários autorizados. Nesse formato, é possível personalizar as funções. Esse é o modelo ideal para empresas que precisam manter a segurança e o sigilo dos seus dados. 

No formato de nuvem híbrida, há uma junção dos dois anteriores. Assim, alguns recursos podem ser protegidos, enquanto outros são compartilhados.

Depois que se identifica qual a melhor escolha para uma fábrica de cloro para piscina, ou para qualquer outra empresa de segmento diferente, também é possível escolher os serviços que serão utilizados, para que a implementação do cloud computing seja ideal. 

A primeira possibilidade é o uso do SaaS (Software como serviço). Uma empresa pode utilizar um software sem precisar comprar a licença com recursos limitados ou deve pagar uma taxa para ter acesso total. Não é necessário baixar e nem instalar.

Outro recurso é o PaaS (Plataforma como serviço), no qual a empresa utiliza um ambiente completo, podendo criar, otimizar ou otimizar softwares e apps. Nesse caso, precisa cuidar apenas da aplicação, já que o restante fica por conta do provedor. 

Na IaaS (Infraestrutura como serviço), a estrutura oferecida permite armazenamento e transmissão de dados. A empresa utiliza apenas o que é necessário de acordo com a sua demanda, pagando o proporcional por isso, podendo mudar o seu pacote quando preciso. 

Por isso, o cloud computing é um serviço que pode ser indispensável para empresas que prestam serviços de inspeção veicular cautelar, por exemplo, já que elas precisam armazenar e gerenciar dados, tornando o seu trabalho otimizado e facilitado. 

4 motivos para começar a aplicar

Depois de entender o que é o cloud computing e como ele pode ser usado, agora é a hora de compreender os motivos pelos quais essa tecnologia deve ser aplicada em uma companhia. 

De fato, ele é um recurso que faz sucesso no mundo corporativo de modo geral, provando assim que já conquistou o seu espaço na organização de empresas de diversos setores. Conheça alguns motivos para implementá-lo a seguir.

1. Organização do espaço interno da companhia

Muitas empresas precisam realizar um grande armazenamento de dados. Diante disso, várias delas contavam com servidores e equipamentos de grandes proporções, que ocupavam um bom espaço no estabelecimento. 

Com o uso do cloud computing isso some do horizonte. Afinal, há menor necessidade de espaço, já que as empresas podem migrar dos servidores físicos para os virtuais oferecidos pela computação na nuvem. 

2. Pagamento personalizado

Adquirir mais equipamentos para armazenar informações pode representar um custo pesado para as empresas. Por isso, ter um segundo plano pode sempre ajudar a companhia a otimizar uma série de pontos. 

Nesse sentido, optar pelo cloud computing é um modo de economizar. Isso porque as empresas pagam apenas aquilo o que estão consumindo. O resultado mais prático é o da economia. 

3. Acesso facilitado às informações

Quando uma empresa investe em cloud computing, a sua rotina se torna mais funcional e prática. Uma situação que ilustra bem esse cenário é quando um funcionário precisa obter dados, mas não pode acessar um documento físico no momento. 

Quando as informações estão inseridas na nuvem, ele pode, mais do que rapidamente, acessá-las, precisando apenas estar conectado à internet. 

De fato, assim como uma empresa de instalação de letreiro acrílico exige o trabalho conjunto de um ou mais colaboradores, outra possibilidade que o cloud computing traz é a de tornar possível o trabalho conjunto com pessoa que está distante, em tempo real.

4. Segurança de dados

Por fim, vale lembrar que o cloud computing é uma ferramenta que torna o armazenamento de dados mais seguro. Isso porque a nuvem é capaz de fazer backups de arquivos, além de recuperar aqueles que foram perdidos de modo mais simples. 

Com isso, é possível desfrutar de maior segurança e tranquilidade no trabalho do dia a dia, permitindo que as organizações tenham uma gestão de dados impecável. 

Considerações finais

O cloud computing é uma solução eficaz para a grande maioria das empresas, pois oferece recursos que a tornam mais atrativa e produtiva para a estabilidade da rotina. 

Por isso, se você conseguiu reconhecer que esse tipo de serviço pode ajudar na manutenção da sua companhia, seja ela especializada em direção defensiva moto ou em outra área, não deixe de considerar implementar o cloud computing o quanto antes. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus

Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!