O que são os Blockchain Games e por que estão se tornando cada vez mais comuns?

Todo adepto de jogos virtuais já desejou, em algum momento, poder ter controle real daquilo que possui no mundo virtual. Afinal, é comum uma situação em que, mesmo investindo dinheiro real em uma aplicação, o jogador não pode vender aquilo que adquiriu para outros interessados.

Pensando em formas de resolver essa e outras questões recorrentes para gamers dos mais variados estilos, os Blockchain Games vêm ganhando notoriedade na indústria, uma vez que apresentam novas mecânicas e soluções para desafios já conhecidos, facilitando as transações na web3.

Ao contrário do que muitos imaginam, nem todos os Blockchain Games são considerados Play-to-Earn (em tradução livre para o português, jogue para ganhar dinheiro), em que o foco está nos ganhos reais. Em linhas gerais, são chamados de Blockchain Games todos os jogos com algum tipo de interação em que os usuários podem ter total controle de seus assets dentro do game — seja por meio de contratos inteligentes ou implementação de Tokens e NFTs.

A ideia por trás do Blockchain Games é justamente permitir que os usuários tenham maior autonomia sobre suas transações em jogos, já que depois de investir tempo e dinheiro em algo se espera liberdade para negociar tais assets. Caso o jogador pare de jogar, por exemplo, ele pode vender seus recursos a interessados em continuar com o seu histórico, e não perder o investimento feito.

Nesse contexto, as NFTs tornam-se importante ferramentas e assumem o papel de contratos inteligentes em determinada Blockchain, permitindo inclusive interoperabilidade. Um exemplo é quando a desenvolvedora de um jogo decide descontinuar um título e os próprios jogadores ou interessados podem, por meio de NFTs, criar um outro jogo ou experiência paralela.

Isso aconteceu com os Axies de Axie Infinity, que agora já podem ser utilizados em pelo menos outros 12 jogos oficiais dos mais variados estilos. Através do programa Axie Infinity Builders, desenvolvedores e entusiastas submeteram suas próprias ideias para avaliação e os 12 selecionados foram incorporados ao ecossistema de Axie Infinity e agora contam com recompensas reais para os jogadores e apoio no desenvolvimento.

“Com a tecnologia Blockchain, é possível ir muito além e transformar os jogos de diferentes formas. Esse é só o começo. A interoperabilidade, ou seja, a capacidade de um asset de ser utilizado em diferentes aplicações sem problemas, ainda tem muito potencial a mostrar”, explica João Borges, co-fundador da bayz®.

Outros exemplos de jogos em Blockchain Games são os conhecidos Castle Crush, Monkey League e Meta Soccer, representados no Brasil pela bayz®. Em todos esses títulos, a negociação de assets é totalmente legal, inclusive com todo o suporte técnico necessário, que envolve a segurança nas transações e balanceamento da economia do jogo.

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares da Motorola. Celular em promoção da familia G, família E e família Edge na loja parceira do tecflow.

Redação tecflow

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!